01 junho 2011

Jeito Pin-Up de Ser



O tema do Jeito de Ser de hoje são as pin-ups. Hoje em dia o estilo pin-up está sendo visto como meramente uma moda saudosista. Mas ser uma pin-up hoje em dia é  mais do que batom vermelho, delineador marcado e um vestido de bolinhas. É um estilo de vida onde mulheres tentam resgatar e representar a estética das mulheres de décadas passadas, com uma adorável mistura de inocência e de sensualidade, com uma visão um pouco mais moderna e ousada do que a original mas não menos estilosa.


No início as pin-ups não passavam de desenhos de mulheres sensuais estampados em cartões, calendários e maços de cigarros, que eram carregados pelos homens. O termo “pin-up”, significa em inglês “ser pendurado” a origem do nome vem nada mais nada menos do ato de pendurar as ilustrações dessas sensuais mulheres nas paredes. Eram garotas que além de bonitas e com um corpo em dia também possuíam uma certa malicia em seu jeito de ser. Como se fossem um pouco bobas e em sua inocência acabavam sendo sexys.
 
Foi o teatro revista, no final do século XIX que transformou as dançarinas e atrizes em pin-ups que começaram a instigar o imaginário dos senhores da época. Mas foi durante a II Guerra Mundial que os desenhos e fotografias de mulheres sensuais alcançaram o seu auge e balançaram o coração de vários homens admiradores da “sexualidade permitida” como eram conhecidos os retratos.


Contudo com o tempo as pin-ups deixaram de estar apenas no papel e foram parar em filmes e novelas instigando ainda mais a imaginação dos homens.

Bettie Page
As pin-ups em geral estão com poucos trajes, mas, nunca estão completamente desnudas, isso por que elas devem ser sensuais sem perder a inocência e não partir para um lado pornográfico. É abusar da sensualidade sem parecer vulgar. 

A grande época de ascensão das pin-ups foi entre as décadas de 1930 e 1950. Uma autêntica pin-up que estrelou diversos filmes e se tornou muito conhecida pela sensualidade foi Bettie Page. Mas não foi só ela que ganhou as telas de Hollywood, outras mulheres se tornaram famosas no cinema como Greta Garbo, Ava Gardner e a inesquecível Marilyn Monroe.



Nos últimos anos a moda vintage está cada vez mais forte, com vestidos, lingeries, , shorts, camisas, maquiagem e  sapatos inspirados na época. Sempre abusando da delicadeza dos tecidos, cintura marcada, maquiagem marcada e sapatos peep toe dando um ar bem feminino às produções.  

O estilo pin-up tem ganho vários adeptos, se tornou ponto de referência para grandes estilistas e fotógrafos exemplo Vogue, Vanity Fair e apreciada por artista, já que ela traz estilo e sensualidade que todas as mulheres buscam e querem só é preciso um bom exemplo e um bom brechó. Grandes marcas usam as fotos das pin-ups em suas propagandas relembrando um pouco os anúncios de antigamente, com mulheres bonitas e sensuais estampando as folhas das revistas ou embalagens. 


Muitas celebridades da atualidade se inspiraram um pouco nesse estilo para sua carreira como Kate Perry, Christina Aguilera, Gwen Stefani e até mesmo a Pitty. Mas as que mais se destacam por esse estilo são a belíssima Dita Von Teese e Veronica Varlow. Esse movimento ganha a cada dia mais adeptos e se mesclou com características da atualidade. Pela internet você encontra diversas mulheres que disponibilizaram imagens bastante estilosas de suas próprias interpretações do estilo pin-up.







Muito mais importante que a sensualidade de belas mulheres em roupas estilosas, é a ideia passada através disso. Em que elas mostravam que eram guerreiras, capazes de lutar para ter seu respeito, para ter igualdade em um mundo machista e que tudo isso é possível sem perder a essência da feminilidade.


19 comentários:

  1. Tem umas coisas exageradas ai que... sei não
    Algumas poucas fazem o estilo Pin Up original :)

    ResponderExcluir
  2. Minha preferida é a Dita Von Teese...
    linda!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Kelly a Dita Von Teese é a que mais combina com o estilo, tudo a ver com ela mesmo!
    O blog tá lindo, estou seguindo já! hehe
    Depois se puder dê uma passadinha no meu blog tb e se gostar siga!

    http://magicafeminina.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amo pin up teve uma epoca que estava pin up
    Usando o lenço no cabelo a franjinha e penteados.Amo a Dita Von ela é a verdadeira pin up feminina, e a Bettie Page lindissimas..Beijos amei o post

    ResponderExcluir
  5. Oie, adoro seu blog e sempre que posso venho aqui visitá-lo. E passando por aqui hoje, vi essa postagem e simplismente, amei. Por isso, ela está nos classificados do meu blog, o Naparededoquarto. Espero que não se importe dessa "pequena" divulgação. (http://naparededoquarto.blogspot.com/2011/06/classificados-do-naparededoquarto.html)
    Beijinhos,
    Letícia
    Naparededoquarto

    ResponderExcluir
  6. Todas lindas em seu estilo pin-up!
    Algumas mais modernas e outras com referências desse estilo, transformando em algo atual ou simplesmente mantendo as tradições.

    Entre todas a Dita é a que mais gosto com seu estilo burlesco.

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia é mais como uma reformulação do estilo, né. É uma moda alternativa, a mistura do tradicional com um estilo mais punk - afinal na época das pinups não se via mulheres tatuadas cheias de piercings. Eu acho um estilo bem bonito, mas não tem absolutamente nada a ver comigo (pra falar a verdade não tem a ver com a maioria das pessoas, acaba ficando meio "fake", o pessoal tende a misturar demais as coisas e no final a identidade parece falsa...enfim...)

    E a Pitty vestida de Pinup é piada pronta. haha

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Realmente, Dita Von Teese é um show à parte! Aguilera também ficou muito bem neste estilo.

    ResponderExcluir
  9. Oie, meu blog é sobre pin ups. Hoje em dia está cada vez mais difícil, sempre tem um babaca que fala que é só modinha, outras que só se vestem por isso mesmo! Mas também tem as como eu que tentam viver um pouco daquela época em que mulheres eram guerreiras e tentavam conquistar seu espaço sem deixarem de ser femininas. E isso que mais fascina nelas é isso! :] Seu blog é demais!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Bárbara,

    O meu objetivo é justamente esse. Conseguir o respeito para essas mulheres de atitude e bom gosto de hoje em dia.

    Que entendam que não é modinha e sim um estilo de vida.

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  11. Por que não tem foto de mulheres morenas?

    ResponderExcluir
  12. Uma ótima pergunta anônimo.
    Mas a origem das pin-ups é de uma época em que esse tipo de exposição era em grande maioria de mulheres brancas. Não quero dizer que não existiram pin-ups negras, porque é óbvio que sim. Mas é raro encontrar fotos das mesmas, porque o auge das pin-ups também foi o auge da discriminação racial.
    Até hoje o número de mulheres morenas e negras que se vestem desta forma é minimo, talvez por preconceito ou estupidez achando que só cabe bem em mulheres brancas.
    Inclusive já ouvi de negras dizendo que elas não combinam com o estilo e muito menos com a maquiagem classica como o batom vermelho.
    As fotos que expus aqui são fotos padrão encontradas no google. Caso tenha alguma sugestão de imagem a ser acrescentada, farei com o maior prazer, ok.
    Obrigada pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  13. Pin-ups são extremamente SEXYS e FORTES!!!

    A-D-O-R-O

    www.poledanceriopreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Todas lindas! Adoro esse estilo

    ResponderExcluir
  15. -Nossa seu post sobre pin-ups estão lindissimas mesmo *o*.....a the best pra mim é dita von teese e a marilyn monroe (que não está ai né?)mas eu A-M-O essas pin-ups modernas...mesclando um visual rocker com pin-ups...sempre que posso me visto como,mas com a correria do dia-a-dia fica mais dificil....mas amei as fotos,todas lindissimas,parabens pelo texto tambem.. ♥

    ResponderExcluir
  16. O clipe Gold Digger do Kanye West mostra mto pin ups negras e são igualmente lindas! Adoro o movimento, se pudesse seria uma pin up alternativa que nem os amantes de rocka billy... mas acho que o Genero não combina comigo..Boa matéria... bjs

    ResponderExcluir
  17. Pitty é a pin up mais maravilhosa que há!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...