23 agosto 2010

Plataformas de Games mais importantes do mercado


Como prometi no meu primeiro post sobre games, vou dar uma breve introdução nesse mundo que é erroneamente ligado somente aos rapazes. Então vou citar e especificar por alto as plataformas de programação dos games.

PC -  A plataforma é um computador pessoal. Algo que facilita para muitos jogadores casuais, porque você utiliza o computador para trabalhar, usar msn e joga nas horas vagas. A flexibilidade do computador não está restrita à praticidade, também é possível fazer melhorias graduais, tais como trocar a placa de vídeo, ou adquirir um controle mais sofisticado, o que permite um investimento gradual, ao invés do grande desembolso exigido pelos videogames. Além disso, os jogos para computadores, no Brasil, tem preço consideravelmente mais baixo do que os mesmos títulos em outras plataformas. Finalmente, parte dos jogos são desenhados especificamente para computadores, é o caso dos jogos de estratégia em tempo real e boa parte dos jogos de RPG, onde o uso do mouse e o grande número de teclas beneficia o jogador. 


Outro fator que impulsionou os jogos de computador foi a conectividade. Jogos como Counter Strike possibilitaram o surgimento das Lan Houses, casas com grandes redes de computadores onde diversos jogadores usam o mesmo jogo e interagem entre si. Além disso, graças a possibilidade de acesso a Internet deu-se o surgimento de um gênero de jogo que reune milhares de jogadores em um único espaço virtual: o MMORPG.

Atualmente 70% dos que compram jogos de PC são jogadores hardcore isto é, são jogadores experientes e dedicados e é um público de faixa etária entre 16 a 30 anos.

Exemplos de jogos de grande destaque - Counter Strike, GTA, The Sims, Crysis, Call of Duty, entre outros...

Playstation 3 - É o terceiro console de videogame produzido pela Sony, e um dos mais vendidos da atualidade. 

É conhecido por gráficos incríveis e uma movimentação muito realista,  e ao mesmo como o carrasco dos programadores por ser uma plataforma de difícil programação. Se público é bem diversificado mas está em grande maioria entre os adolescentes.
Exemplos de jogos de destaque no Playstation 3 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Killzone 2, Final Fantasy XIII....


Xbox 360 - Compete no mercado com o PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo como parte da sétima geração de consoles de Video Games. Possui uma quantidade abismal de jogos, um gráfico incrível e um bom tratamento de imagem. 


O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro. Esse problema ocorre por superaquecimento. 

Seu público é basicamente formado por jovens e adultos.

Exemplos de jogos de grande destaque - Gears of War, Halo 3, The Orange Box, BioShock, e por aí vai....

Nintendo Wii - O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. 


Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos.

O Wii apresenta uma jogabilidade inovadora com jogos e simuladores jamais vistos e imersão quase total em seus jogos, mas infelizmente apresenta uma baixa qualidade gráfica. 

Seu público é formado por jogadores descompromissados e casuais em sua grande maioria. É conhecido como o console da familia porque geralmente é a alegria de uma festa, e não exige habilidade ou treinamento para jogar a maioria dos jogos.

Jogos de grande destaque - Wii sports, Mario Party 8, Cooking Mama, Trauma center, Super Paper Mario...

DS - é um videogame portátil desenvolvido e produzido pela Nintendo, lançado em 2004. Ele é visualmente distinto por seu design abre e fecha, e a presença de duas telas, a inferior age como uma tela sensível ao toque.


O sistema também possui um microfone embutido, e tem suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, permitindo uma interação entre os jogadores dentro de uma pequena área.
É bastante divertido, infelizmente sua qualidade gráfica é bem fraca mas é compensada pelos jogos bastante interativos. 
É conhecido como o portátil de meninas, o que eu acho uma ignorância porque tem ótimos jogos de diversos estilos. 
Jogos de grande destaque - Nintendogs, New Super Mario Bros, Mario Kart DS, Brain Age, The Legend of Zelda...

PSP - é a versão portátil da console de jogos da Sony, da série PlayStation. Seu gráfico é semelhante ao do PlayStation 2. Outro atrativo da PSP é sua tela com alta luminosidade e definição.

A frente da PSP é toda coberta por acrílico, que dá um aspecto bastante sofisticado, pelo menos enquanto não é coberto pelas impressões digitais e manchas de gordura dos dedos, algo inevitável e que aparece no primeiro contacto com as mãos. Eu acho ele um pouco grande o que dificulta o transporte e acho que ele apresenta poucos jogos. Seu público é infanto-juvenil.

Jogos de grande destaque - Disgaea: Afternoon of Darkness, LittleBigPlanet, Final Fantasy Tactics, Lumines, entre outros.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...