20 setembro 2010

As maiores dúvidas na hora de pintar os cabelos


Se você está pensando em tingir o cabelo, seja no salão ou em casa, não deixe de ler este post!  Aqui estão reunidas as principais dúvidas na hora de pintar os cabelos:

 

1. De quanto em quanto tempo posso passar a tintura para que a cor fique bonita mas não danifique meu cabelo?

Se a cor for clara, deve-se aplicar a tintura de vinte em vinte dias, apenas na raiz que cresceu. Se for escura, de trinta em trinta dias. A cor consegue permanecer bonita e sem desbotar, apenas com o retoque da raiz, por no máximo três meses (cores claras) ou um mês e meio (cores mais quentes, como cobre, vermelho, dourado). Após esse período, é necessário aplicar a tintura no cabelo inteiro de novo. 

2.  Aplicar uma coloração permanente estraga os cabelos? 
Se for uma tintura de boa qualidade e usada de maneira correta, não. Atualmente, as colorações possuem em sua composição proteínas da seda que são absorvidas pelo cabelo, tratando, dando brilho e maleabilidade. Porém, quando o cabelo está ressecado ou com pontas duplas, ele pode acabar quebrando. Felizmente, o estrago não é definitivo, porque existem tratamentos adequados. Depois de tingidos, os cabelos precisam de cuidados especiais, isso significa aplicar xampu específico para cabelos coloridos (que limpam sem tirar o pigmento), fazer hidratação (pelo menos uma vez por mês) e usar produtos com protetor solar (o sol desbota a cor mais rapidamente). 

3.  Luzes ressecam menos o cabelo do que a tintura?
Não. O processo das luzes é mais intenso, pois envolve um clareador ou mesmo um descolorante. A tintura, por sua vez, tem vários hidratantes em sua fórmula que balanceiam a ação agressiva do processo. Depois da descoloração, para minimizar os efeitos, os especialistas recomendam o uso de produtos com poder de hidratação.

4.  Qual a diferença entre reflexos feitos com touca e com papel?
Com o papel é possível pintar a raiz desde o começo, dando um efeito mais natural. Com a touca, alguns centímetros perto da raiz não recebem a coloração. 

5.  Quero clarear meu cabelo. Devo usar só a tintura ou passar um descolorante antes? 
Depende do caso. Se você tem cabelo castanho-escuro e quer deixá-lo louro, uma grande mudança, é preciso fazer uma descoloração e depois aplicar a tinta. Se o cabelo já é claro e nunca foi pintado antes, é possível abaixar alguns tons só com a tinta. Mas lembre-se: tinta não clareia tinta. Por isso, se o cabelo já passou por alguma coloração, apenas a tintura não adianta. 

 

6. Posso fazer permanente ou alisamento logo depois de pintar meus cabelos?

Antes de mais nada será preciso se certificar de que a fórmula dos dois produtos é compatível  e isso quem vai saber analisar é um profissional. Se a resposta for afirmativa, o indicado é dar um intervalo de trinta dias entre um processo e outro.

 

7. Como posso saber se a cor do meu cabelo ficará igual à da embalagem da tintura? 

A cor final depende de vários fatores, principalmente do tom natural do cabelo. Por serem mais fáceis de cobrir, os fios claros costumam chegar ao tom da embalagem, desde que não tenham nenhum resíduo de uma coloração anterior. Por isso, o indicado é conferir a tabela de tonalidades (que vem nas embalagens de tintura) e, na dúvida, pedir a opinião de um especialista. 

8. Por que parte devo começar a pintar os cabelos?

O ideal é iniciar pelos fios de trás, perto da nuca, que é a região mais fria do couro cabeludo e onde o produto demora mais para fazer efeito. E atenção: deixe para passar na raiz apenas nos momentos finais - por ser a parte mais quente, o produto tem um efeito mais rápido. 

9.  O que acontece se eu deixar uma coloração permanente ou semipermanente por mais tempo do que o indicado nas instruções? 
Depois de um certo tempo, as colorações permanentes não atuam mais, pois a cutícula já está saturada. Porém, passar do tempo indicado nas instruções pode irritar o couro cabeludo e, em alguns casos, até causar a queda de cabelo. Já as tinturas sem amônia, como as semipermanentes e temporárias, continuam agindo, o que pode alterar o resultado da cor. Por isso, siga sempre as especificações.

 

10. Sou loura, pintei meu cabelo de castanho-escuro e agora quero voltar à cor natural. O que fazer?

Procurar um profissional. Ele fará uma decapagem (remoção da coloração preexistente) e, depois,aplicará a tinta que mais se aproxime do seu tom natural (lembre-se de que tintura não clareia tintura).

 

11. O que quer dizer clarear um, dois ou três tons?

Significa passar gradualmente de uma cor mais escura para uma mais clara. Passar de um castanho-claro para um louro-escuro, por exemplo, é clarear um tom. Já do castanho-claro para o louro-claro, é descer três tons.

 

12. Como cobrir os fios brancos sem mudar a cor?

Se a quantidade de cabelos brancos for muito grande, o ideal é pintá-los com uma tinta que se aproxime ao máximo do seu tom natural. Se não forem tantos assim, menos da metade, um tonalizante da mesma cor do cabelo virgem resolve o problema.

 

13. Os tons claros desbotam menos que os escuros?

Sim. Tons louros possuem menos pigmentos, isso os torna mais resistentes ao vento, à poluição, ao sol e ao cloro. Os tons dourados e avermelhados desbotam mais, mas um tonalizante resolve o problema.

 

14. Não gostei da cor que passei. Posso aplicar uma tinta mais clara sobre essa para ver se melhora?

Não vai adiantar, pois tintura não clareia tintura. Para conseguir algum efeito, será preciso fazer uma decapagem (tirar todos os pigmentos da coloração anterior) para depois reaplicar uma cor mais clara

 

15. Posso fazer luzes durante a gravidez?

Não há mais restrições, pois as novas tinturas não levam metais pesados na sua composição, como o chumbo. Porém, alguns médicos recomendam às grávidas evitar as colorações, porque elas podem desenvolver uma sensibilidade tanto ao cheiro quanto ao toque do produto. 

Fonte: Revista Nova 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. tenho uma grande dúvida..,
    meu cabelo tinha a cor natural castanho-escuro, há 2 meses atras fiz luzes, agora a metade do meu cabelo ta vermelhado, quero pintar pra tirar.., mais nao seii a cor ideal da tintura que devo aplicar.
    me ajudem...,
    sou morena clara, olhos castanho escuro, sobrancelha bem definida e escura.

    ResponderExcluir
  3. Como a cor natural do seu cabelo é castanho o fundo de clareamento é vermelho. Em outras palavras, o seu cabelo, nos primeiros momentos da coloração, absorve o tom da coloração, mas com o passar dos dias, irá sobressair o seu tom predominante, ou seja, o vermelho, que junto ao loiro fica com reflexo alaranjado.
    Recomendo que procure um profissional, caso não possa tente usar um tom acizentado, castanho claro acizentado e em casos extremos escureça os cabelos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...