25 setembro 2010

Falando de Shampoo... o sem sal é melhor de verdade?

   
E ai meninas! Muitas de vocês já devem ter ouvido falar por aí que é melhor passar longe de xampu com sal, né? Pois muitos profissionais, fabricantes e vendedores dizem que “xampu com sal faz mal para os cabelos”. A moda nas prateleiras das lojas de cosméticos são os xampus que não contêm a substância. Mas, afinal de contas, o sal faz tão mal assim para os fios?


   
A maioria pensa que devido ao fato de as marcas populares colocarem no rótulo “shampoo sem sal”, o sal faz mal ao cabelo e qualquer shampoo sem sal, de qualquer marca, é a melhor opção. A função do sal (nas fórmulas vem escrito cloreto de sódio) nos shampoos é apenas uma: encorpar o produto e fazer espuma!
    
Antes de tudo, é preciso entender que a informação “Sem sal” que consta nas embalagens dos xampus faz referência exclusivamente a um único tipo de sal, o tal cloreto de sódio - em outras palavras, o sal de cozinha. O fato é que não é possível fabricar um xampu 100 % sem sal. Isso mesmo! Todo xampu possui sal, só mudando o tipo. quer ver? Leia o rótulo do seu xampu, cuja embalagem indica que o produto não contém sal. Você vai encontrar uma palavrinha por lá, que pode ser grafada de diferentes modos: lauril, lauryl ou laureth. Normalmente ela vem acompanhada por outras palavras complicadas e o resultado final vira um palavrão. Em todo caso, eis aí o sal do seu xampu!

E porque eles estão lá?

Segundo a química, o sal é detergente, espumógeno, emulsificante e solubilizante. simplificando, o sal nada mais é do que o agente de limpeza presente nas fórmulas dos xampus, que além de dar mais consistência ao produto, cria espuma. O fato é: você usaria um xampu que não limpasse seu cabelo? Segundo especialistas, a agressividade dos xampus à base de sal é mais um mito a ser derrubado, uma vez que isso não se comprova cientificamente.
   
E mesmo assim, em contato com a água, o sal se dissolve por completo. Além disso, ele não se deposita no fio, pois os cabelos são muito bem enxaguados após o uso do xampu.

Então sal faz bem até?

Claro que não é bem assim né... tudo na vida tem 2 lados, e como todo componente químico, em excesso, o sal pode ser prejudicial. Em grande quantidade, ele pode irritar os olhos, a pele e o couro cabeludo. mas não se preocupe. Em formulações cosméticas o perigo passa longe em função da baixa concentração de sal utilizada e da associação dele com ativos hidratantes. Tudo isso resulta num produto devidamente liberado para consumo.
    
Quimicamente, xampus com sal não têm contra-indicações. Tanto que as grandes marcas americanas e européias seguem comercializando esses produtos até hoje.

2 comentários:

  1. Adorei!
    Não sabia disso,
    pq todo mundo fala que alguns não tem sal...
    Obg pela dica flor.

    bjo ;**

    ResponderExcluir
  2. Oi katy, eu já fiz um post sobre isso, é muito interessante como as empresas usam o marketing sem muitas vezes não esclarecer certo do que se trata. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...