01 setembro 2010

Você sabe o seu tipo de pele?


   
Antes de receitar qualquer tratamento, todo esteticista ou dermatologista busca identificar qual o tipo de pele do seu paciente. Conforme o estado da pele do mesmo, os tratamentos são diferentes. É importante escolher um que traga o melhor benefício, e que ajude no cuidado diário da pele, assim como no combate à acne, às rugas e ao envelhecimento precoce. E ninguém merece gastar atoa todo o salário em produtos de alto nível se eles não forem adequados a seu tipo de pele. Aliás, você sabe qual é o seu?
   
Sua pele pode ser mista, oleosa, sensível, seca ou normal. A mais freqüente é a mista, reconhecida por meio da zona T: a testa, o nariz e o queixo concentram a oleosidade.

Pele Mista: possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), e é seca no restante do rosto. É a mais comum de todas as peles, e a oleosidade deve ser retirada apenas da zona T. Portanto, é preciso ter muito cuidado, restringindo os cremes mais oleosos apenas nas áreas secas.

Pele Oleosa: Ela é decorrência principalmente da fase da puberdade, devido às mudanças hormonais. O pior, é que sua presença pode ir além da adolescência. Ela apresenta um brilho excessivo devido ao excesso de óleo produzido e possui poros abertos. Normalmente apresenta cravos e espinhas. Merece um cuidado especial que retire e controle essa oleosidade. É muito mais normal em pessoas morenas que em peles claras. É preciso ter cuidados especiais também com a alimentação, riscando da dieta alimentos gordurosos.

Pele Sensível: A pele sensível é delicada e fina e exige cuidados redobrados. Possui poros pequenos e sofre frequentemente de alergias ou irritações. São muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas, além de também serem muito propensas à descamação. De um modo geral as peles claras têm mais tendência a apresentar sensibilidade. Utilize somente maquiagem mineral e esqueça os adstringentes.

Pele Seca: A pele seca tende a apresentar falta de elasticidade, principalmente após algum tipo de limpeza. Ela é uma pele muito fina, sem vida e áspera, de aspecto opaco e sem brilho. É muito sujeita a manchas, rugas e marcas de expressão. Necessita de hidratação intensa. Evite expor sua pele ao frio, pois isso aumenta ainda mais o aspecto áspero. É aconselhável tomar muito líquido e usar cremes umectantes e sabonetes com o PH adequado para a cútis seca. O melhor é evitar os pós compactos e optar pelas bases hidratantes. Em pessoas com a cor negra ou até mesmo em morenas, a coloração da pele tende a ficar cinzenta.

Pele Normal: É muito difícil de encontrar porque é uma pele bonita, com a textura da pele do bebê. É iluminada, suave, sem oleosidade ou secura excessivos. Apresenta poros quase fechados. Em geral, não há necessidade de cuidados exagerados, pois já é uma boa pele. 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...