16 novembro 2010

Posso cortar o bigode do meu gatinho?

    
As vibrissas do gato, mais conhecidas como "bigode", os bigodes são pêlos flexíveis, grossos e longos no rosto de um gato, funcionam como a bengala de uma pessoa deficiente visual. Ou seja, ele tem a função do tato à distância. Outro exemplo: alguns carros apresentam um sensor que apita quando um obstáculo se aproxima. Os bigodinhos felinos têm a mesma função: eles avisam ao gatinho se ele está muito próximo de um objeto.

Quanto mais longos os bigodes, melhor funcionam. O bigode ajuda o gato a sentir o ambiente ao redor. O bigode é tão sensível que pode detectar a mais leve mudança direcional de uma brisa. 
    
Além das propriedades sensoriais, o bigode de um gato é também um bom indicador de seu humor. Quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás. Ao contrário, quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente. 
     
 Porém, a principal função do bigode é ajudar o gato a julgar se vai ou não caber em uma abertura. O bigode do gato tem mais ou menos a largura do corpo, como se fosse uma régua natural. As pontas do bigode são sensíveis à pressão. Você provavelmente verá um gato colocar e tirar a cabeça de uma abertura antes de entrar.
   
Algumas vezes, pode ser necessário cortar o bigode dos gatos, como em cirurgias. Mas isso só deve ser feito por um médico veterinário. E jamais devemos puxá-los, pois eles são extremamente sensíveis. Simples assim: Não pode!

 

9 comentários:

  1. Meu, pra quê cortar o bigode dos gatos? Gatos são animais que, definitivamente, não precisam de nada mais para ficarem bonitos.

    ResponderExcluir
  2. deixa o bigodinhos deles,eles ajudam a caçar sentir presença de suas presas,a noite ajuda bastante.....tenho dois e unca vou cortar o bigodinho deles....

    ResponderExcluir
  3. Gente é tão simples, se o bigode está lá é porque esse o lugar dele e o animal vai precisar de alguma forma!
    Essa vontade que o ser humano tem de querer botar a mão em tudo é o foda

    ResponderExcluir
  4. muito bom .. seu post ...

    ResponderExcluir
  5. até pode....... mais não deve :D

    ResponderExcluir
  6. Lol bom eu já cortei por pura paunocuzisse mesmo, mas provavelmente mais gente já fez isso... E a explicação não deixa de ser hilária, usar o bigode pra ver se cabe em um buraco LOL.

    ResponderExcluir
  7. a mesma coisa é para os cachorros?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...