27 dezembro 2010

Manual do Bronzeado Perfeito


    
Chegou a época do ano em que as pessoas ficam mais bronzeadas. O sol ajuda a nos deixar com um tom mais saudável. Para quem já tem a pele naturalmente morena, pegar uma cor dourada é fácil. São as branquinhas que mais sentem dificuldade de chegar ao tom de pele do verão. Por isso, nós vamos dar dicas de como acelerar o bronzeado e conquistar uma cor do pecado. Aí entram suplementos, os alimentos mais adequados, o jeito certo de se expor ao sol e os fatores de proteção mais indicados para cada tipo de pele.
    
Para começar, vale esclarecer porque quem tem a pele mais morena fica bronzeada com tanta facilidade e quem é mais branquinha fica com a pele vermelha, parecendo um pimentão, quando expostas ao sol. O que determina uma pele mais escura é a quantidade de melanina, que dá à pele o pigmento marrom. O que acontece é que a melanina é responsável pela coloração e também é um ‘filtro solar’ da pele. Quando as pessoas estão expostas ao sol, quanto mais morenas forem, menos raios ultravioletas atingem o DNA da pele por conta da quantidade de melanina que age como filtro solar. Nesse caso, quando os raios atingem o corpo, o DNA celular é estimulado e, dessa forma, induz-se a produção de mais melanina e, consequentemente, a cor bronzeada.

Já as mais branquinhas têm pouca melanina e, portanto, não têm o filtro solar natural e quando os raios atingem o núcleo da célula, ela é lesionada e, conseqüentemente, fica com aquele efeito vermelho-pimentão. Daí a necessidade de aplicar filtro solar sempre!
    
Mas isso não significa que são só as mulheres mais brancas que devem se proteger do sol com filtros solares. Apesar das morenas já contarem com a sorte de ter ‘filtro solar’ natural, elas precisam fazer uso de protetores. Em peles morenas e negras, o FPS 15 é eficaz. Já quem tem pele clara necessita de FPS 30. Se a pessoa estiver exposta ao sol na praia ou piscina, o ideal é aplicar o protetor em casa, meia hora antes de chegar e reaplicar a cada 2 horas ou após mergulhar.
    
Não adianta querer ficar exposta ao sol o dia inteiro com o intuito de ficar bronzeada. O ideal para conquistar uma cor mais duradoura e sem queimaduras é que a exposição seja gradual. A pessoa tem que se expor com protetor solar por 20 ou 30 minutos ao dia, de preferência, antes das 10h ou depois das 15h e ir conquistando um bronzeado ao longo dos dias.

Alimentação que ajuda no bronzeado

Para quem quer ficar com aquela cor do pecado, outra dica é investir na alimentação. Uma alimentação colorida e variada que inclua alimentos fonte de carotenóides auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção da cor. O betacaroteno é o mais importante e mais abundante carotenóide presente na natureza, é um pigmento cuja cor varia do amarelo ao vermelho. Ele está presente na abóbora, cenoura, laranja, acerola, manga, batata-doce, mamão, pêssego, milho, tomate e em menor quantidade em vegetais folhosos verdes escuros como couve, brócolis, espinafre, rúcula, agrião.

Esses alimentos têm vitamina A, que estimula a produção de melanina, por isso ajudam no bronzeamento. Mas não adianta consumi-los apenas no dia da exposição solar. O consumo de betacaroteno deve ser frequente para fazer efeito. A sugestão é incluir esses alimentos nos 30 dias que antecedem a exposição ao sol.
    
Além do betacaroteno, outros alimentos que também devem ser incluídos na alimentação são aqueles fontes de licopeno e ômega 3.
    
O licopeno possui atividade antioxidante e desenvolve um papel fundamental na defesa contra o estresse oxidativo no corpo humano, o que contribui para a proteção da pele. Alimentos fontes dessa substância são: tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno. Semente de linhaça, quinua e nozes, são alimentos que contêm esse óleo.
    
É importante lembrar que o consumo desses alimentos não exclui a necessidade do uso de protetor solar e exposição ao sol em horários adequados. Todas as regras descritas acima continuam valendo!

Suplementação para bronzear: quando é necessário usar?

Há quem não consiga fazer uma alimentação balanceada, ou por conta das refeições que são feitas às pressas ou pelo baixo consumo de frutas e verduras. Nesses casos de baixas taxas de betacaroteno no organismo, são recomendados suplementos alimentares que contenham substâncias antioxidantes, além de betacaroteno ou licopeno. Os suplementos devem ser consumidos nos 30 dias que antecedem a exposição solar.
    
No mercado, há opções interessantes de nutricosméticos que cumprem bem esse papel de acelerar e prolongar o bronzeado. A Nutricé, por exemplo, tem cápsula Sun Rescue, com licopeno de tomate, betacaroteno e vitamina E. A L’Oréal também já lançou seu Innéov Solar, com Skin Probiotic, um ativo natural que promete ajudar a pele a se regenerar das agressões sofridas pela exposição ao sol, ajudando a manter o bronzeado. Nesse caso, o uso de protetor solar também é indispensável.



Receitas que auxiliam na conquista do bronzeado:

Suco de morango com laranja e semente de linhaça

Ingredientes:

  • 8 morangos
  • suco de 2 laranjas
  • 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça
  • cubos de gelo

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Salada de brócolis com tomate e milho

Ingredientes:

  • 4 ramos de brócolis
  • 1 tomate
  • 4 colheres (sopa) de milho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de suco de limão
  • folhas de rúcula
  • sal à gosto

Modo de Preparo

 
Higienizar o brócolis, o tomate e a rúcula. Cozinhar o brócolis no vapor até ficar al dente. Reservar. Cortar o tomate em cubos. Em uma travessa misturar o brócolis, o tomate em cubos e o milho. Temperar com o suco de limão, o azeite e o sal marinho. Decorar com folhas de rúcula. Servir.

Vitamina de frutas com quinua

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de leite de arroz
  • 1 banana média
  • 1 maçã média
  • 1 fatia média de mamão
  • 2 colheres (sobremesa) de quinua em flocos
  • cubos de gelo

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.

Um comentário:

  1. Uso 58-60 e gostaria de receber as novidades. Adorei as dicas e peço que me informem como pedir pela internet. Grata Cherry

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...