22 janeiro 2011

Cronograma Capilar


Olá Pessoas!

Hoje vou falar de uma das condutas capilares mais famosas da net, o Cronograma Capilar. O Cronograma nada mais é do que um ciclo de tratamentos capilares que pode durar de 1 a 3 meses em que você utiliza produtos de qualidade com o intuito de salvar os fios.

É um período de dedicação e carinho com os cabelos que se for feito da maneira correta deixará seu cabelo incrível. Falo por experiência própria, o tratamento é ótimo, melhorou muito a situação caótica do meu cabelo.

Para seguir esse processo você necessita adquirir pelo menos 3 máscaras de tratamento de boa qualidade.


Hidratação: é a reposição hídrica, aqui vamos repor a água perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes. 

Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 


Nutrição: reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode ser acrescida de ativo para nutrir o cabelo como ampolas de vitaminas assim elas também são mais potentes. Normalmente as mascaras com muito nutrientes são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação.

Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, etc . Todos óleos vegetais são lipídeos, nunca usem Óleos Minerais.

Reconstrução: reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo precisa, se ainda está com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc. 

Ingredientes importantes: Queratina, aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina, colágeno...

A reconstrução pode ser acrescida de queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante, a reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda, sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis. 


Esse é o modelo de Cronograma que eu costumo seguir:

1ª semana: Hidratar, Hidratar , Nutrir.

2ª Semana: Hidratar, Hidratar, Nutrir.

3ª Semana: Hidratar, Nutrir, Reconstruir.

E você continua seguindo de acordo com as suas necessidades.


Recomendo muito que façam, vale a pena!

Para quem tiver mais dúvidas, pode ir até o grupo Cronograma Capilar, lá tem muita coisa sobre o assunto.


7 comentários:

  1. o cronograma capilar deve ser feito por quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta é bem interessante, eu fiz por 1 mês apenas com extrema dedicação e depois disso continuei classificando as mascaras e ia utilizando as etapas sem ordem definida de acordo com a necessidade do meu cabelo, mas ao conversar com amigos blogueiros constatei que muitos seguem o cronograma pra sempre, por que o resultado no cabelo é tão positivo que evita o ressecamento futuro.

      Excluir
  2. então basicamente se deve hidratar o cabelo 3 vezes na semana??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Hidratar" seria um termo até grosseiro, rs. Mas sim, embora algumas pessoas não usem máscara na etapa nutrição e façam somente uma umectação com óleo natural, e outras não utilizam máscara na etapa reconstrução e sim uma cauterização com queratina.

      Excluir
  3. O cronograma Capilar ainda é necessario qndo se usa bbcream de cabelo?

    ResponderExcluir
  4. é fazer as três coisas num mesmo dia três vezes por semana ou cada dia faz uma?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...