09 fevereiro 2011

Mal hálito Canino


    
É normal os cãezinhos terem um certo bafinho, afinal eles não escovam os dentes diariamente e nem usam Listerine. Mas quando o cheiro começa a te incomodar ou dá pra sentir mesmo um pouco distante do animal, é um caso a ser visto com muita atenção. 
    
A origem deste bafo é a placa bacteriana, o mesmo problemas que nós humanos temos, quando a placa bacteriana fica grudada nos dentes surge o tártaro. Ele é constituído por restos de alimentos, saliva e células mortas da boca do animal. Tem coloração bem escura ou amarelada. 

Pode parecer uma bobeira mas, A menor das ameaças, no caso, é seu cachorro terminar banguela. Sim, porque esses males podem abrir brechas para micróbios que atacam órgãos vitais como coração, rins e fígado. Antes que isto ocorra, o animal deve ser tratado de forma correta por um médico veterinário.
     
Para diagnosticar é simples é só olhar o animal porque além do bafo de onça, no caso bafo de cão, a gengiva do animal fica  vermelha e inchada. Por  isso, pode sangrar com muita facilidade. 
    
Para prevenir esse tipo de problema o ideal seria escovar os dentinhos do cão, mas se o bicho está grandão use os palitos e ossinhos de couro bovino que são vendidos nos Pet Shops, dá uma baita ajuda.


3 comentários:

  1. Minha gatinha anda com mau hálito ultimamente, não tinha me preocupado até ler essa matéria.
    E pra gato, será que isso adianta?

    Visita: www.xicaradechacomleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O mesmo vale para os gatinhos sim, é bom dar uma olhada nos dentes dela, até pq é normal um pouco de mal hálito.

    ResponderExcluir
  3. Onde encontrar a pasta de dente para cachorros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...