30 março 2011

Manual dos Finalizadores para Cabelos


     Finalizadores são os produtos que normalmente são utilizados pelos cabeleireiros para fazer penteados perfeitos e estruturados. Mousse, spray, silicone, ativador de cachos... São vários nomes e marcas, e cada produto tem uma finalidade e é indicado pra tipos específicos de cabelo senão você não alcançará o efeito desejado. 
     Esse produto se for utilizado da maneira correta pode mudar seus cabelos. Para isso fiz uma breve listinha, falando dos principais tipos de finalizadores e a melhor maneira de utilizá-los.



1. Defrizante


     Ajuda a fazer escova escova e prolongar o efeito da chapinha. Este finalizador ainda serve para controlar os fios mais rebeldes e proteger os cabelos da umidade. 

Como Usar: Coloque a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de um real na palma das mãos e espalhe pelo cabelo úmido. 

2. Gel

       O gel é a melhor opção para quem precisa adotar um look mais comportado e manter os fios no lugar o dia todo. A secagem deve ser ao natural e o resultado é o de brilho com efeito molhado.

Como Usar: Espalhe primeiro nas mãos, e depois nos fios úmidos, tentando não esfregar o gel na raiz, mas sim nas pontas e comprimento do cabelo. 

3. Leave-in ou creme de pentear

      Desembaraça os fios, reduz os arrepiados e tira o volume. Melhor ainda se o produto tiver proteção solar. Mas nada de usar o condicionador como leave-in. Isso deixa o cabelo muito oleoso e pesado, além de abrir a cutícula dos fios, deixando-os sem brilho.

Como Usar: Aplique com os fios úmidos e penteie como de costume. Nunca use antes do secador, pois ele não tem proteção térmica.

4. Mousse

      Modela o cabelo e pode ser usada com ou sem o secador. O produto é aliado indispensável das mulheres que penam com cachos indefinidos. Além de dar um volume bonito ao cabelo, a mousse define as formas.

Como Usar:  Com o cabelo molhado,  encha uma mão com o spray e, com os cabelos todos jogados para a frente e para baixo, comece espalhando da raiz para as pontas e "amasse" as mechas. Ou seque com o difusor.

5. Cera ou pomada

      Está disponível nas versões seca e oleosa. Dê preferência à versão seca, que mantém o penteado por mais tempo. A mais oleosa derrete, vai parar na raiz do cabelo, desmanchando a produção. O cabelo fica firme, sem a impressão de molhado. Também é útil nos fios secos ou molhados, arrepiando as pontas (uma opção incrível nos cortes curtos), controlando o volume, definindo os cachos ou amassando as pontas. Fica ótimo em penteados!

Como Usar: Coloque um pouco na palma da mão e esfregue até que ela suma e aplique mecha por mecha. Nada de raiz!

6. Ativador de cachos

      Como se fosse um leave-in para cabelos enrolados, ele dá forma aos cachos.

Como Usar: Para cabelo sem muito volume prefira as versões em gel. Não esqueça de aplicá-lo quando os fios ainda estiverem úmidos. As mechas secarão modeladas.

7. Creme termoativado ou Protetor Térmico

        É para passar antes de fazer escova ou usar secador. O finalizador termoativado protege a fibra capilar do calor do secador, que podem agredir e danificar os fios.

Como Usar: Aplique no cabelo ainda úmido. Só cuidado com a dose, se exagerar, os fios vão parecer sujos.

8. Fluido de brilho em spray

      É como um silicone só que mais líquido. Pode ser aplicado em qualquer cabelo, tirando o frizz e dando mais brilho. Além de dar brilho, ele também protege os fios contra os queimados do sol e o ressecamento e ajuda a desembaraçar.

Como Usar: Espirre nos cabelos, com os fios quase secos ou secos, espalhe o produto somente no comprimento. Depois da aplicação, não passe a mão, pois pode deixar os fios oleosos.

9. Spray fixador

      Esse tem duas finalidades. No cabelo seco e escovado, ele dá volume, define e segura o penteado. E para os cabelos molhados você abusa dele e deixa o cabelo durão mesmo. Tipo revista ou cabelo de noiva. E só sai lavando.

Como usar: Quanto mais forte, com mais aspecto duro o cabelo vai ficar. Espirre a 30 cm do cabelo.

10. Reparador de pontas ou Silicone

      Fecha as cutículas, dá brilho, tira o arrepiado e disfarça as pontas duplas. Maravilhoso para finalizar a chapinha, mas não use em excesso para não deixar o cabelo com uma aparência pegajosa.

Como Usar: Coloque três ou quatro gotas na palma da mão e aplique. Evite usá-lo na raiz, pois ficará oleoso.

Um comentário:

  1. Olá Carla, amei as dicas,não conhecia algumas delas..heheh...adoro o protetor termico da avon, já que sou adepta do secador e escova heheh

    bjokas da Rafa!!!
    soumaeemecuido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...