11 abril 2011

Acne nas Costas

Esse problema aflinge à muitas pessoas, causa desconforto e constrangimento, fazendo com que as mulheres deixem de usar blusas abertas nas costas e com que os homens não retirem as camisetas. Um grave problema que tem solução, basta procurar o tratamento adequado.
   
A acne normalmente é  ligada diretamente à adolescência, mas essa idéia está cada vez mais distante. Na adolescência aprendemos a cuidar da pele do nosso rosto e com o tempo esse ritual vira rotina, e levamos essa rotina até a fase adulta. Daí vem a dúvida: "Mas se eu não tenho acne no rosto, como posso ter acne nas costas?". Mesmo pessoas que nunca tiveram espinhas no rosto podem ter acne nas costas. A maioria das pessoas é muito cuidadosa com a pele do rosto, especialmente para evitar a acne.
   
A acne pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas as áreas mais seborréicas são a face e as costas. O que surge nas costas é chamado, clinicamente, de erupção acneiforme e traz lesões bem semelhantes às de acne facial. É fácil perceber esse excesso de oleosidade, é só prestar atenção nos dias um pouco mais quentes. Normalmente as áreas que ficam mais oleosas são justamente o rosto e as costas.
   
As causas podem ser várias, mas na maioria dos casos,  não está sendo feita uma higiene adequada das costas. As costas merecem um tratamento específico como o do rosto, mas como é difícil alcançar certas regiões das costas, muitas pessoas limpam de maneira inadequada. Daí você diz, mas eu uso aquelas escovas grandes e tenho espinhas, em muitos casos essas escovas são muito duras, machucam as espinhas e elas estouram espalhando as bactérias e infestando ainda mais as costas.
   
Por isso uma dica importante é não tentar espremer essas espinhas, já que a secreção que sai está cheia das baterias que ocasionaram o problema e que voltam a se espalhar por outras partes da pele. Além que esse procedimento deixará cicatrizes.
   
Para uma higiene completa e para acabar com as espinhas você pode usar um Sabonete Anti-bactericida, sendo um sabonete que contenha enxofre, ou sulfacetamida ou ácido salicílico, para que além de limpar, vai secar as espinhas. Recomendo que seja feita uma esfoliação com um creme próprio para acne, a cada 15 dias. Isso retirará as células mortas e deixará sua pele limpa e lisinha.
   
Evite banhos muito quentes, evite usar cremes com óleo mineral ou outros óleos nas áreas afetadas, não use roupas que abafem a região em dias muito quentes ou deixe o cabelo oleoso aquecendo as costas. Todas essas atitudes vão fazer com que a sua pele aqueça, produza oleosidade e obstrua os poros, o que consequentemente desperta a acne.
    
Procure manter uma dieta mais saudável, evitando gorduras em geral e refrigerantes. Procure beber bastante água que vai desintoxicar a sua pele. Pegar um pouco de sol, somente na parte da manhã, também costuma auxiliar na hora de secar essas espinhas. Mas não exagere, senão as espinhas podem piorar!
   
Caso o seu caso não seja ligado à higiene, provavelmente é hormonal. Normalmente a acne nas costas com origem ligada à higiene são de grau 1, 2 e poucos casos do 3. Entenda os graus de acne:

Acne grau 1: Aquela  que predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos;
Acne grau 2: Já apresenta as pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas amarelas de pus);
Acne grau 3: Quando existem os nódulos inflamatórios  ou  espinhas internas;
Acne grau 4: Nódulos são abscessos que se comunicam formando verdadeiros canais que drenam pus e deixam cicatrizes, muitas vezes quelóides;
Acne grau 5: Quadro de acne grave em que há comprometimento sistêmico (o paciente chega a ficar doente, muitas vezes com febre e outros sintomas).

   
Somente o médico pode detectar qual deles é o seu caso. Eu consegui combater a minha acne somente com a higiene adequada, o meu caso é do tipo 2.
   
E você não pode adotar um remédio que uma amiga tomou, achando que vai resolver o seu problema também e semelhante ao da acne comum. Depois de uma consulta, o dermatologista receita medicamentos tópicos (para passar na pele, como cremes e loções) e de via oral e determina o tempo de duração de seu tratamento. 
   
Mas não se esqueça, não adianta ir ao médico, usar o remédio e não seguir o ritual de higiene. O problema poderá retornar em alguns meses. Seguindo esses procedimentos em pouco tempo, você terá as costas lisinhas de novo e poderá usar, sem complexo, roupas que as deixem de fora. Uma dica que funcionou comigo foi o Spray Corporal Antiacne da Avon, em poucos dias já me dá uma grande amenizada. Eu fiz resenha dela, confira. [Link]

3 comentários:

  1. Eu estava sofrendo desse mal por um tempo... a minha acne era do tipo 2 ou 3... agora evito tomar banho quente e uso um sabonete que a dermatologista indicou que é anti-oleosidade e anti-bactericída... e a pele das minhas costas estão muuuiiiitooo melhores...
    Bjus
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. É muito chato né Kelly.
    Dá vergonha de mostrar as costas.
    Que bom que vc melhorou.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...