25 abril 2011

Efeito Sanfona



Muitas mulheres passam por esse problema, o efeito io-io, normalmente agente se esforça, malha, faz dieta e consegue emagrecer. Depois dá uma relaxada e começa a sair pra mostrar o corpinho torneado e engorda novamente porque relaxou na dieta e na malhação.
    
Fazer regime é muito difícil, mas manter a forma após conseguir o objetivo do regime é ainda mais complicado. O corpo fica descontrolado e infelizmente não existe uma fórmula milagrosa que acabe com o efeito sanfona. O efeito sanfona pode variar de pequena perda e recuperação de peso (2 a 4,5 kg por ciclo) até grande quantidades de 22 kg ou mais por ciclo.
    
Uma pessoa que perde e ganha peso repetidas vezes não deve ter maior dificuldade ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que aqueles que estão tentando emagrecer pela primeira vez. A maioria dos estudos mostra que o efeito sanfona não afeta a taxa metabólica da pessoa, a taxa na qual o corpo queima combustível (comida) para obter energia. Baseando-se nessas descobertas, o efeito sanfona não deve afetar o sucesso dos esforços futuros para emagrecimento.

O metabolismo, porém, diminui à medida que a pessoa envelhece. Além disso, pessoas mais velhas geralmente são fisicamente menos ativas do que quando eram mais jovens. Independentemente da sua idade, realizar atividades físicas regularmente e manter hábitos saudáveis de alimentação, como parte integrante de sua vida, irá ajudá-lo a emagrecer e melhorar a sua saúde geral.
    
Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar. Para adultos que não estão obesos e nem têm problemas relacionados ao excesso de peso, especialistas recomendam manter um peso saudável para evitar riscos potenciais associados ao efeito sanfona.
    
Perder e recuperar o peso pode ter efeitos psicológicos negativos se você deixar-se ficar desencorajado ou deprimido. O efeito sanfona não deve ser o motivo para você "sentir-se como um fracasso". Ao contrário, é razão para você colocar em foco novamente as mudanças a longa prazo na sua dieta e nível de atividade física para ajudá-lo e manter-se livre dos quilos perdidos. 


Evite fazer regimes muito restritos ou monótonos. A principal causa do efeito sanfona é a adoção de dietas restritivas e radicais. Por isso, faça uma alimentação saudável e balanceada e se alimente de três em três horas. Depois que o peso ideal é atingido, geralmente a pessoa volta a comer, sem controle, tudo o que não comeu durante a dieta. Quanto mais radicais, tanto em termos quantitativos (número de calorias), como qualitativos (uso de gordura, proteína e carboidrato de forma balanceada ou não), maior é a chance de ocorrer o efeito sanfona.
     
É essencial transformar o regime em uma reeducação alimentar integrada com atividade física. Assim, depois que ele acabar, a pessoa terá aprendido a comer, sem pular refeições e ainda terá prazer em praticar exercícios.
    
Mas não pare de se exercitar, mesmo estando magrinha. Pense que se você parar de correr atrás da forma ideal, a gordura te alcança e te vence na corrida. Academia pode ser chato mas garante o biquíni no verão e o caimento perfeito em um vestido florido.
    
Tome remédios para emagrecer somente se for indicado por um profissional. O medicamento serve para diminuir a fome do paciente e, se ele não faz a dieta conforme orientação, quando pára de tomar o remédio volta a ter fome normal e engorda tudo de novo.

2 comentários:

  1. Ai ai... as fotos chegam a chocar... Eu já fui obesa , emagreci, engordei novamente... hoje estou magra. Porém, eu me questiono: o que aconteceu comigo durante esse engorda-emagrece-engorda? Parece que a mente parou de perceber o corpo... um lapso...

    ResponderExcluir
  2. Todos falam a mesma coisa, mas o que eu gostaria de saber é: Seria melhor ficar gordo o tempo todo, então?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...