05 maio 2011

Cuidados com a Pele Negra


    
Algumas pessoas acreditam que a pele negra é uma pele resistente à tudo, que não necessita de cuidados e não precisa se preocupar com problemas dermatológicos, porque a pele não queima no sol e não mancha, quem pensa desta forma está enganado.
    
Na realidade a pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, possui maior quantidade de melanina, que significa um bloqueador solar natural (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros). 

As peles branca e negra não têm diferenças estruturais, mas de funcionamento. A pele negra tem uma grande capacidade de produzir pigmentos. Com mais melanina, a pele negra também fica sujeita a uma incidência maior de manchas. Por esse motivo, é importantíssimo não mexer em cravos e espinhas. Isso deixa marcas escuras que são difíceis de serem clareadas.
    
Por ser mais oleosa do que a pele branca, a pele negra é propensa à foliculite (pele inflamada com pelo encravado). O fato dos pelos serem encaracolados facilita o processo de pelos encravados e aparecimento de cravos e espinhas.
    
Outro problema encarado pelos negros é o suor excessivo pois possuem mais glândulas sudoríparas. E também é sujeita ao melasma que são manchas que aparecem, geralmente no rosto, em conseqüência do uso de pílulas anticoncepcionais e radiação solar.
    
Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides. 

Apesar desses problemas, se antes o tom de pele era um problema e sinônimo de exclusão social, hoje se pode garantir que elas têm muito do que se orgulhar. A pele negra, pela história evolutiva das sociedades africanas, está equipada para as intempéries da natureza e preparada para a luta, para sobreviver em ambientes adversos (o calor africano durante o dia, mais o vento e o frio durante a noite). Além disso, o corpo tem uma musculatura mais forte. Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens.
    
Como possui muita melanina, a pele está mais protegida do sol e, por conseqüência, do envelhecimento das células da epiderme. Soma-se a isso um alto teor de colágeno, o que significa um grau de elasticidade superior a outras cores de pele, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas, marcas de expressões e até à danada da celulite! Pois é, as negras podem esnobar as demais mulheres por terem essa vantagem, como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor nelas. E normalmente se você colocar uma mulher negra de 60 anos ao lado de uma mulher branca da mesma idade, a pele negra mostrará bem menos marcas de expressão e rugas.
      
Mesmo com essas qualidades a pele negra como qualquer outra precisa de cuidados diários, com produtos não oleosos e pouco irritantes. Apesar de normalmente mais oleosa, esse tipo de pele pode também se apresentar como normal e seca. É importante determinar a característica de cada pele e mantê-la sempre limpa. 
     
Pessoas com a pele negra devem fazer uma limpeza profunda diariamente logo pela manhã com sabonete adequado para o seu tipo de pele, após a limpeza aplique um adstringente, tome muito cuidado para não manchar a pele devido ao alto nível de pigmentação, não saia de casa sem usar um bom protetor solar de preferência em gel para evitar a oleosidade na pele. 
    
Antes de dormir é importante que repita o procedimento acima, após terminar passe um hidratante que contenha em sua formula hidroxiados e vitamina C. 


Para manter uma pele bonita e hidratada não deixe de usar loção hidratante em todo o corpo, use creme hidratante a base de uva, amêndoas e macadamia, aplique em todo o corpo, não se esqueça de passar nas áreas mais secas como cotovelos, pés e joelhos. No mercado de cosméticos atual existem vários produtos específicos para a pele negra, e não se esqueça apesar da pele negra ter muitas vantagens sobre a pele branca, ela também necessita de cuidados.

2 comentários:

  1. TENHO PROBLEMAS COM ESPINHAS NAO TENHO MUITAS MAIS QUANDO EU TENHO FICA MANCHAS PRETAS E´HORRIVEL

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana este artigo, trás ótimas dicas.

    Sou loiro e minha namorada é mulata/morena/negra...sei lah..srrsrrs

    Adoro lindas mulheres negras, mas infelizmente a maioria é muito descuidada e acabam ficando feias. espero que todas leiam este artigo e começem a se cuidar melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...