16 junho 2011

Agasalhe seu bichinho no Frio


    
Já vi muita gente que considera isso uma besteira, mas é verdade! Seu cãozinho ou gatinho sente frio, mesmo tendo a pelagem que o protege. É o mesmo que você utilizando um casaco quentinho, se o frio for muito severo, o casaco provavelmente não será o suficiente para lhe proteger.
    
Nesse friozinho, estamos mais suscetíveis à gripe e resfriado, e com os pets não é diferente. Cães e gatos, também precisam de cuidados especiais para que não adoeçam.

Os problemas mais comuns que atingem os pets nessa época são a tosse dos canis, também conhecida como gripe canina, e a rinotraqueíte felina, popularmente chamada de gripe felina. As doenças são transmitidas de animal para animal por meio de secreções nasais que aumentam com a chegada das baixas temperaturas. Os animais apresentam espirros ocasionais, secreção nasal, prostração e febre. Eles podem também apresentar perda do apetite, ocasionando emagrecimento e desidratação. Nesses casos, é de extrema importância que o tratamento seja procurado imediatamente, pois o quadro pode evoluir para uma pneumonia.

O tratamento básico para a gripe é feito a base de xaropes para alívio da tosse, anti-inflamatório e cuidados para que ele não fique exposto ao frio, vento e umidade. Mas, lembre-se: somente um médico veterinário pode receitar medicamentos para o seu animal. 
    
Vale lembrar que, embora as vacinas V4 e V10 protejam cães e gatos quando filhotes contra a tosse dos canis e gripe felina, é importante que os animais sejam vacinados anualmente contra as doenças. Além disso, os pets mais idosos merecem cuidados especiais, já que quando expostos às baixas temperaturas, a dor causada por problemas articulares tende a se intensificar. Em primeiro lugar, nenhum animal deve dormir ao relento, é necessário que eles tenham um abrigo que seja livre de umidade e arejado.

Para os cães, só saia para passear com eles quando a temperatura estiver mais agradável, de preferência com sol, e o chão não estiver úmido. Neste período o ideal é não tosar o pelo dos animais por completo, o ideal é fazer apenas a tosa higiênica que consiste em remover os pêlos da região da barriga, da região perianal e das almofadas plantares. Conforme a raça, também é indicado aparar a cauda, raspar o focinho, como também as pontas das orelhas. Os cães de idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares, artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco, tendem a sentir mais dor nos dias frios.


Se seu pet tem pelo curto, procure abrigá-lo com uma roupinha adequada. Com o mercado pet em ascensão, existem muitas empresas que fabricam roupinhas e acessórios, e é possível encontrar com facilidade peças como camisetas, vestidinhos, capas de chuva, roupas para ocasiões especiais, camas, para cães e gatos de todos os tamanhos. Apesar que os gatos não são muito adeptos a usar roupinhas, eles preferem procurar um cesto de roupas ou até mesmo a cama do dono.

Os banhos podem ser mais curtos, com água morna e menos freqüentes do que no verão. A maioria dos pet shops oferecem água aquecida para os animais, por isso, não é preciso deixar de levá-los para o banho. Porém, se o dono do animal está acostumado a dar banho em casa é importante checar a temperatura da água e utilizar um secador no final. 

Aumentar a oferta de alimentos também está entre as dicas para ajudar o animal a passar pelo inverno sem tanto sofrimento. A médica explica que se o pet não tiver tendência à obesidade ou ainda problemas decorrentes dela, o dono pode aumentar em 15 a 20% a oferta de alimento durante o frio.
     
E não são só os cães gatos que sofrem com as baixas temperaturas, no caso de peixes, regule a temperatura da água e cheque sempre se o termostato está funcionando corretamente. Cubra a gaiola das aves à noite e deixe-as longe de correntes de ar. Os répteis não controlam a temperatura do corpo. Se você deixar sua tartaruga ao relento em dias muito frios, ela pode morrer. Coloque-a em local abrigado.

7 comentários:

  1. oww q fofos!!

    bjss

    http://avidademalu.blogspot.com http://designdesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei, tem que falar q temos q cuidar deles sim, em casa, minha tia tem gatos e cachorros, e tem todo o cuidado com eles. Parabéns pelo post, e como presente vou te mandar um selo do aniversário de meu blog, só que por email, que aki num dá. Bjkas
    http://dikasxtrukes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ownnn que fofooos...
    E tinha uma Pitcher (que ficou com a minha mãe quando vim para o RS) e ela sentiaaa muuuuiiitooo frio, coitadinha... então no inverno ela ficava toda agasalhadinha...
    Bjus
    =)

    ResponderExcluir
  4. Com certeza sentem frio, o meu vive agasalhado, dá uma olhadinha no meu filho.
    http://wilbortlhasaamado.blogspot.com

    bjuuuu

    ResponderExcluir
  5. Meus bebês também estão protegidos do frio hehe...
    Bjusss amiga

    ResponderExcluir
  6. Amo gatos, e esses estão muito fofos *_*
    Raíssa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...