20 junho 2011

Manchas brancas sobre as Unhas


    
São as famosas manchas da Mentira! Pelo menos é assim que os mais velhos costumam chamar, dizendo que a cada mentira contada surgirá uma manchinha. Outros dizem que ela aparece porque você vai ganhar um presente, enfim. Não é nada disso, as manchas brancas nas unhas podem se desenvolver, principalmente devido à pequena lesão na base da unha ou infecção. As manchas geralmente desaparecem sozinhas dentro de poucos dias.
    
Punctata Leuconíquia é o termo médico usado para se referir à condição, onde desenvolvem manchas brancas nas unhas. É um dos vários tipos de Leuconíquia, que é o termo usado para descrever a coloração branca das unhas.  Na maioria das vezes surge com mais freqüência em jovens e mulheres.
    
Um grande número de teorias foram desenvolvidas a respeito das causas de manchas brancas nas unhas. Mas, estes pontos são ainda um mistério, e manteve-se rodeada por vários mitos, uma delas é que, a deficiência de cálcio é a causa principal para o desenvolvimento de tais pontos. No entanto, na maioria das vezes, essas manchas realmente se desenvolvem devido a trauma ou ferimento menor com a matriz ou a base da unha. Esta pode ser a razão pela qual é mais comumente encontrada entre as pessoas que têm o hábito de roer as unhas. No entanto, as manchas brancas não aparecem imediatamente após uma lesão. Elas costumam demorar um tempo para se desenvolver e na maioria das vezes, as pessoas esquecem a causa pelo tempo que demorou para aparecer.
    
Muitos também atribuem essas manchas brancas como bolhas de ar presas na lâmina ungueal. Queratinização defeituosa, que é o processo de formação das unhas, pode ser outra razão para colocar as manchas brancas nas unhas. Às vezes, alergia a removedor de esmaltes ou fortalecedor de unhas, assim como unhas mau feitas com manicure ou de forma agressiva pode também causar manchas brancas na unha.

Ocasionalmente pode ocorrer infecção, leve, causada por bactérias ou fungo também pode resultar no aparecimento de manchas brancas nas unhas. Outras causas são, deficiência de zinco (se as manchas persistirem por muito tempo e aparecem em várias unhas) e consumo de certas drogas. Na maioria das vezes, as manchas desaparecem por conta própria em poucos dias. No máximo, esses pontos podem levar oito semanas para desaparecer ou crescer completamente.


Se existirem apenas algumas manchas brancas e de tamanho pequeno, é melhor esperar por algum tempo e deixá-los crescer por conta própria e depois cortar. Entretanto, regularmente hidrate os dedos e as unhas. Você pode usar óleo de vitamina E, para nutrir e hidratar as unhas, assim como a pele ao redor das unhas. Também tente evitar manicures agressivas, e cortar ou empurrar as cutículas em excesso. Ao mesmo tempo, fazer uma dieta saudável, ricos em vitaminas e minerais inclusive, o zinco para se livrar de manchas brancas nas unhas.
     
Encontrar algumas manchas brancas nas unhas ocasionalmente, não é uma grande preocupação. No entanto, se a unha inteira torna-se parcial ou completamente branco, então considere visitar um dermatologista. Isto pode ajudar a descobrir se essas manchas brancas são causados pela infecção, deficiência nutricional ou por uma lesão menor.

18 comentários:

  1. qndo eu era um pouco mais nova eu tinha isso, mas agora sumiu e num tenho mais ..
    adoorei o post miga *-*
    bjs
    se cuida!

    www.makesandcandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É bem que minha mãe sempre me disse... que essas manchinhas brancas é falta de vitaminas...
    Bjus
    =)

    ResponderExcluir
  3. Legal esse post, sempre tive curiosidade pra saber o que causava essa manchinha.
    Minha avó falava que era pq eu ia ganhar um presente!! rs... Fofa!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente apareceu 3 manchinhas nas minhas unhas, duas na mão direita e uma na mão esquerda e eu disse pro meu pessoal que iria ganhar 3 presentes, dois de mulheres e seriam duas mulheres diferentes já que eram uma machinha em cada dedo da mão direita e outro de um homem. Bom, eu ganhei uma sandália da minha mãe e um par de brincos e um chaveirinho muito mimoso da minha irmã, agora so falta o presente do homem, que não acredito que seja do meu namorado porque a manchinha está no dedo indicador e não no anelar. Deve ser do meu pai, ou um irmão. Desde adolescente eu comecei a perceber esse sincronismo. Aparecem umas manchas e conforme a unha cresce elas vão subindo e quando chegam á ponta do dedo eu ganho um presente. Mão direita, de mulher, mão esquerda, de homem. Sempre foi assim.

      Excluir
  4. POis é... assim como a Silvia.. pra mim sempre contaram que quando aparecia essas manchinhas brancas era porque eu iria ganhar um presente hehehe
    Quando eu era pequena eu tinha muito! Hoje em dia já não aparece mais... ainda bem né... já que não é pra ganhar presentes rs

    Beijos
    Dy

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive essas manchinhas ¬¬

    Acho que até agora estou com uma, mas como estou com esmalte vermelhão não dá para ver rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Realmente os mais velhos, me incuo nessa, achavam tanta coisa dessas manchinhas...Muito interessante esse post. Parabéns...Por isso sou sua fã....bjkas
    http://dikasxtrukes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe dizia(e ainda diz!) que quando a manchinha chegasse na ponta a pessoa ganharia um presente! hahahaha Ficava louca pra manchinha sair do lugar!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da matéria, pois estou com uma manchar
    na unha, e estava preocupada.
    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Esporadicamente aparecem essas manchinhas nas minhas também, e eu acho que a minha é falta de vitamina mesmo, já que eu sou muito fresquinha pra comer, só como besteira =/
    Acho que esse foi assunto parelelo lá na Casa do Perfume, não foi? rs eu lembro de a gente ter falado disso, acho que foi até com você que eu falei... Gostei muito do post!

    Bjs

    reviravoltta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Antigamente eu tinha demais essas manchinhas...

    bjs,

    Morena
    http://todamocinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu ja tive isso,mas faz tempo q naum apareçe mais :P

    ResponderExcluir
  12. minha vó costumava dizer que qd chegasse na pontinha um namorado ia aparecer, haeuahea
    eu rezava pra aparecer manchinha branca!!!

    ResponderExcluir
  13. A muito tempo que não observava isso nas minhas unhas.. mas acabei de olhar e vi sim duas manchas pequenas...kk... lembro-me de uma cara que tinha as unhas toda branca.. ninguém sabia o que era aquilo.. mas era muito estranho.. não era bem branco e sim amarelada.. era nojento...kk www.salatielgualter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho em quase todas as unhas, e várias manchinhas. Acho tão feio, todos me perguntam o que é, e me sinto desconfortável :/
    Já fui na dermatologista, e é falta de vitamina, especialmente a 'A'
    Agora estou tendo que tomar por 3 meses um polivitamínico de 70 reais :O não, a faca não vem junto! hahaha
    O nome é Dermavite, pra quem quiser, mas sempre é bom consultar um médico antes de tomar.
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  15. Mas eu sempre ganhava um presente quando elas desapareciam, ok?

    ResponderExcluir
  16. tenho a maior raiva dessa manchinhas, eu tenho em todos os meus dedos!

    ResponderExcluir
  17. eu tenho essas manchas brancas nas unhas desde que nasci. então não foi por batida.
    eu sempre tomei bastante leite, iogurte, queijo, entre outos derivados. então não é falta de cálcio.
    já fui em alguns médicos/especialistas .. eles me madaram tomar algumas vitaminas (especialmente a A) & remédios, mas não fizeram efeito.
    até hoje é um mistério o porquê tenho essas manchas.
    de uns tempos pra cá, também nem procurei saber mais. já que não achei a solução & também elas não me incomodam, nem me atrapalham em nada.
    mas muita gente me pergunta o que são, mas não tenho o que responder.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...