17 agosto 2011

Assuma seus Cachos


    
Hoje em dia a maioria das mulheres após atingir uma certa idade, acaba recorrendo à alisamentos ou escovas progressivas. A justificativa é a praticidade de ter os cabelos lisos, sim realmente é mais prático, mas manter um cabelo alisado exige dedicação e tratamentos específicos. Porque é inegavel que os processos químicos por mais leves que sejam de certa forma agridem os fios e não funciona em todas as pessoas. Quase todo mundo conhece aquela pessoa que pagou super caro pra alisar o cabelo no salão e o processo não deu o resultado desejado, ou deu e o cabelo ficou muito ressecado. 
    
E convenhamos que  é muito melhor um cabelo cacheado natural e bem tratado do que um cabelo alisado com uma aparência falsa e espigada.

Os cachos exigem cuidado porque normalmente são muito finos e quebram com uma certa facilidade. Infelizmente os cabelos cacheados e crespos são mais ressecados do que os lisos, porque os cachos impedem que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize sobre o fio tornando-os ainda mais frágeis e quebradiços. 
    
O ideal é lavar os cachos somente duas ou três vezes por semana. Como a oleosidade da raiz demora a atingir o comprimento e as pontas, é melhor ficar um período maior sem lavar para não retirar o óleo.
     
Escolha um xampu para crespos, secos ou danificados, que geralmente carregam uma quantidade maior de ativos emolientes. Despeje o equivalente a uma ou duas moedas de um real na mão, dependendo do comprimento, e aplique com movimentos circulares. Depois enxágue com água e espalhe a mesma quantidade de condicionador só na extensão.

Se a raiz do cabelo for muito oleosa, não tema e lave o cabelo diariamente com produtos adequados. Para isso, use dois tipos diferentes de shampoos: na raiz aplique um produto para corrigir fios oleosos e no comprimento e pontas, outro para fios crespos. Mas essa prática exige cuidados maiores com as pontas, portanto abuse das hidratações.
     
Uma boa dica é você humectar os seus cabelos antes da lavagem, pegue um pouco de óleo vegetal siliconizado e aplique nas pontas do cabelos uma hora antes de lavá-los. Isso deixa o cabelo mais macio e impede que ele fique ressecado após a lavagem, deixando uma oleosidade natural.


O grande vilão daquelas que assumem os cachos é o corte ideal. Em primeiro lugar procurar um cabeleireiro que tenha experiência com cabelos cacheados, porque tem muito cabeleireiro por aí que corta todo tipo de cabelo da mesma forma. Ele tem que saber como definir melhor os cachos e corrigir eventuais problemas como: excesso de volume, pontas quebradiças e ressecadas. Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir bastante o volume. Mechas mais longas na superfície e na franja impedem que os fios armem. O corte reto não é muito recomendado porque deixa o cabelo com a aparência pesada, os cachos perdem a definição e fica um horror.
    
Para o tratamento diário, use linhas completas shampoo, condicionador, creme para pentear e creme para hidratação. Geralmente essas linhas só funcionam se você usa todos os produtos, diferente dos produtos para cabelos normais e lisos em que se usam produtos diferente e a diferença é mínima.

Hidrate sempre! Se o cabelo for muito seco tem que ser duas vezes por semana mas não exagere na dose, não encharque o seu cabelo de creme e aplique a máscara longe da raiz (apenas do comprimento às pontas), respeite o tempo de pausa indicado na embalagem e enxaguar muito bem. O tratamento continua com aplicações semanais para restaurar os fios.

Use sempre um bom creme para pentear e umas gotinhas de silicone pra diminuir o frizz. Uma boa opção para melhorar a aparência dos cachos, são os ativadores de cachos que ajudam a definir e dar brilho. Passe amassando de baixo para cima toda vez que você molhar a cabeleira, mesmo se não lavou. A quantidade indicada é uma moeda de um real em todo o comprimento e pontas. Depois deixe secar naturalmente, só que longe do vento para não desmanchar as ondas.
     
Se não puder esperar para sair de casa, lance mão do difusor, ele ajuda a secar rápido e não detona o cabelo. Contudo, o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca o contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminui-lo.

Jamais penteie ou escove os cabelos depois de secos. Eles são muito finos e podem arrebentar, além de tirar a  definição dos cachos e ele fica aparentemente ressecado. Se os cachos ficaram embolados, vá separando os cachos com cuidado um a um.
    
 O babyliss também é uma opção para aqueles dias em que é preciso uma produção mais caprichada. Para não ficar artificial, faça assim: após lavar e secar, separe mechas aleatórias e enrole no aparelho. Fique atenta ao diâmetro do acessório - ele deve ser igual ao do seu cachinho natural.


Para deixar os cachos muito definidos e para que eles não desmanchem ao longo do dia, você pode usar mousse modeladora ou um spray fixador.
Evite prender os cabelos com eles úmidos pois eles ficarão mais frágeis, mas se for inevitável tente não apertar demais. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e inevitavelmente partir.
     
Se os cabelos mesmo com todos esses cuidados ainda não estão legais, recorra ao salão existem ótimos profissionais. Se o seu problema é volume excessivo existe no mercado uma série de produtos para relaxamento que não são tão agressivos e que não deixam os seus cachos grudados na cabeça. E se ele está ressecado demais, no salão eles tem cremes mais potentes e podem fazer aplicações de queratina e outros óleos pra resolver o seu problema. E para dar um tom mais bonito use os tonalizantes eles dão uma cor mais definida, não tem amônia e não danifica os cabelos.

Cachos bonitos e bem tratados são lindos e dão um ar muito sensual e independente à mulher. Se quiser mudar faça uma escova no salão de vez em quando, mas não caia na moda dos cabelos lisos só porque os outros dizem ser mais bonito.
     

19 comentários:

  1. Acho cabelo cacheado a coisa mais sexy que existe, eu vivo fazendo babyliss, infelizmente eles ficam meio falsos pq meu cabelo é muito liso. Mas adoroooo

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com vc Carla, inventei de alisar meu cabelo que era liso na raiz e cacheado nas pontas, ficou muito ressecado e quebradiço. Agora tô deixando crescer e nada do cabelo voltar ao normal. Assumam seus cacho meninas, ai se arrepndimento matasse

    ResponderExcluir
  3. Confesso pra vc que sou mais uma das adeptas da escova progressiva... e não me arrependo pelo seguinte: meu cabelo era muito seco, e eu não tenho paciência de todos os dias cuidar dos cachos que nem eram definidos... com filho, casa, marido e trabalho para cuidar, precisei de algo que me desse praticidade.
    Mas acho MUITO LINDO cabelos cacheados bem cuidados!!
    Bj*

    ResponderExcluir
  4. Tenho cabelo cacheado e comprido e nunca alisei, com medo que o meu cabelo ficasse com uma aparência pior.

    Uma dica extra que eu tenho é usar algum produto a base de lipídios (oléo de macadâmia, manteiga de karité, etc), seja o creme de hidratação ou o leave-in, justamente prá ajudar a compensar o problema da má distribuição do óleo no cabelo cacheado, pq dá uma carga extra de lipídios e deixa o cabelo menos ressecado. Gosto mto da linha Smooth Down da Redken, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Quanto cabelo lindo.....pena que o meu ainda tá em cima do muro, nem cacheado nem liso...
    Ótimo post

    ResponderExcluir
  6. adorei o post! sou contra escova, chapinha e tudo mais que modifique os cachos...
    tenho o cabelo ondulado e AMO ele assim, é só lavar e já está lindo para sair. Amo quando as vezes ele faz uns cachinhos nas pontas, fica show.Mas quase sempre ele só fica com as ondinhas mesmo.

    ResponderExcluir
  7. gosto de variar... meu cabelo é liso mas algumas ocasiões faço cachinhos! Adoro os 2! bjss

    ResponderExcluir
  8. Post MARA!
    Sou cacheada e tenho muito orgulho disso! Mas nem sempre foi assim...
    Quando era mais nova fazia de tudo pra alisar meu cabelo, porque como não sabia cuidar direito pros cachos ficarem bonitos, ele me dava muito trabalho e não era sempre que ficava bom...
    Nunca fiz escova progressiva e nem nada para alisá-lo definitivamente, mas fiz escova inteligente duas vezes e amei o resultado! A raiz um pouco mais lisa e o cachões nas pontas... Tá me dando menos trabalho em relação aos cachos e tô cuidando bem mais deles... dá pra concentrar melhor os cuidados na cor, que não é fácil de manter rs...
    Mas de qualquer jeito, percam o medo, cacheadas! Se assumam xD!
    E uma palavrinha pra vocês: HIDRATAÇÃO, e só ;)

    Olha o meu antes e depois:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=104467879637971&set=a.104467519638007.9468.100002242772443&type=1&theater

    http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAACDrJWU48pxndZ_Nlar4X_wvmzQmyADxvlQ5RCBiPg-2mjkKCESnMBPG3JHxGP790Li1h4IWLWqKy1Ipl5nlgFsAm1T1UFV2F7jR133uTtxBng2dprXMFsia.jpg

    Beijo beijo! ;***

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o cabelo horrivelmente liso, e sempre tentei cachear, uma vez até fiz um teste para permanente, mas a química derreteu a mecha testada, enfim o jeito é me conformar com essa coisa xoxa!!!

    Cabelo cacheado é para quem pode e não para quem quer!!!

    Quem tem por favor use e abuse aí por mim!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Meu cabelo não é cacheado, é ondulado. Mas sou contra processos químicos para alisar cabelos, que danificam demais os fios. Toda santa vez que vou na cabeleireira, ela fala: "seu cabelo é tão bonito. Se você fizesse uma escova progressiva aí é que ia ficar lindão". Só respondo não e digo que não gosto de cabelo escorrido (o que é verdade).
    :*

    ResponderExcluir
  11. Já tentei forjar isso, acho lindo! Até permanente já fiz. Meu marido vive querendo alisar, se eu tivesse o canelo dele ia usar mega armado, com cachos soltos... ui! Adoro!

    ResponderExcluir
  12. Cabelo naturalmente cacheado é bem lindo,eu adoro
    Meu cabelo é super liso,e já tentei fazer cachos com babyliss minha formatura de 2º grau minha mãe fez no meu cabelo, mas nem ficou antes de receber o diploma desmanchou tudo...
    Mas cabelos cacheados são lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Até dias atrás eu usava escovado, havia cortado curto. Em um dia de extremo stress eu lavei em casa mesmo achando que ia ficar horrível por causa do comprimento, até que não ficou tão ruim. Comprei então a linha completa da Bio Extratus, Bio Gelattinne, e o resultado não podia ser melhor.; Estou muito satisfeita e o mais importante...feliz e me achando a ultima bolacha do pacote kkk. E só de pensar que na época de chuva não vou precisar me preocupar com cabelo arrepiado ou escova desfeita antes da hora já é mara. :***

    ResponderExcluir
  14. Bem que eu queria......as pessoas q acham que cabelo cacheado é lindo são as que não tem, com isso, não sabem o trabalho que dá....

    ResponderExcluir
  15. Tenho o cabelo liso na raiz e cacheado no resto. Santo Deus, eu vivo tentando fazer cachos na raiz, pra ele ficar bem bonitão, isso quando não tá sujo e eu to sem tempo pra lavar, aí fica uma palha, mas eu amo eles, nunca alisaria e nunca alisei

    ResponderExcluir
  16. Até os 15 anos e pouco, odiava meu cabelo chacheado. Prendia, fazia chapinha e vivia querendo alisar, mas nunca tive coragem. Mas aí assumi, cortei e venho cuidando desde então. Vai fazer quatro anos, isso.
    Nunca imaginei que receberia TANTOS elogios.
    Não gasto muito para mantê-los, não tenho trabalho nenhum (não agora, que já aprendi as manhas pra deixá-lo lindo) e amo a sensação de cabelão imponente, aquele que todo mundo vira pra olhar.
    Ele é castanho escuro, até o meio das costas e os cachos são médio-grandes. Amo, amo.
    Deus sabe o que faz.
    Então, meninas cacheadas: assumam aí. Sério.

    ResponderExcluir
  17. Realmente cabelos caheados dão muuuito trabalho!!O meu mesmo ta precisando de mais atenção!
    Mas nada de alisar gente,salão só quer dinheiro da gente quantas já me falaram pra fazer progrssiva!!!Num faço mesmo,prefiro ficar só na escova que não prejudica o cabelo!
    Bjão!

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog! Parabéns!

    Um super Beijo!

    Caroline Marques

    Visite meu blog:

    http://umalindaflordelotus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi! tenho o cabelo crespo com cachos bem pequenos e volume... adoro!! Ele é natural e os cuidados são hidratar, hidratar e hidratar gostei de ver a temática do post - para todos os tipos de cabelos, muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...