21 setembro 2011

Como Evitar a Alergia a Bijuterias



Esse é um problema muito comum, eu mesma sempre fico com a orelha vermelha e coçando, se invento de usar um brinco muito baratinho. Esse é somente um dos sintomas da alergia conhecida por todos como Dermatite de Contato. É um problema muito comum e é causado pela quantidade de substâncias além do metal , mas o maior vilão da nossa pele é o níquel. O níquel é utilizado para baratear o custo da peça
   
Sendo assim, sempre que a bijuteria entrar em contato com a sua pele, o seu corpo identificará o níquel como um corpo estranho e criará anticorpos para combatê-lo. Dessa forma a pele começa a ficar vermelha, coçar, inchar e casos mais graves surgem inflamações maiores com pus e sangue.
   
A área mais comum são as orelhas, mas você pode manifestá-la em outras partes. Nos pulsos que pode ser causado por pulseiras e relógios, nos dedos por anéis que em sua grande maioria carregam uma grande quantidade de níquel, além de ficar em contato constante com a pele. No pescoço, pelo uso de cordões e na barriga causado pelo botão da calça ou pelo contato da fivela do cinto.

Não há como evitar uma alergia, já que ela é uma reação do organismo a determinado objeto. A única maneira de se livrar do problema é evitar o contato. Daí vocês devem estar pensando, que basta usar peças em prata ou ouro e está resolvido. E está enganado, em muitos casos é vendido em vários lugares peças ditas como puras e é mentira. Nelas além de ouro, eles colocam outras substâncias, dentre elas o níquel para o custo da peça ser menor.
   
Para quem possui uma alergia mais severa o indicado usar as versões antialérgicas e de aço cirúrgico, que podem ser facilmente encontrados em farmácias. E sempre que alergia atacar, ir ao dermatologista que irá lhe receitar uma pomada a base de corticóides para acabar com os sintomas da alergia.
   
Do mesmo jeito que chegou, sem avisos, a alergia pode passar com o tempo. Mas isso depende do organismo de cada um. Da mesma forma que identificou o material como nocivo ao organismo, pode simplesmente deixar de identificá-lo dessa forma.

 Uma receita popular bastante conhecida para evitar essa alergia é pincelar esmalte incolor na bijuteria antes de usá-la. Isso forma uma película protetora que evita o contato com a pele. Na verdade, a reação da pele vai ocorrer de qualquer forma e o isolamento com o esmalte só vai fazer com que a alergia demore um pouco mais a aparecer.
   
Outra dica é optar por tarrachas de borracha nos brincos. E se a alergia for a pulseira, anel ou colar, antes de colocá-los, espalhe hidratante na área de contato. São medidas emergênciais mas já ajudam. 

11 comentários:

  1. boa dica. Não sabia da dica do esmalte no brinco. Bem legal.
    :*

    ResponderExcluir
  2. eu sou alérgica à bijus..por isso não uso nada..só uso em ocasiões especiais e já tiro assim que chego em casa
    pulso, dedos, pescoço, orelhas e costas
    a alça de strass do sutiã tbm me dá alergia...eu tentei passar esmalte no strass, mas não deu certo

    só uma correçãozinha:...vc escreveu ácido cirurgico..o correto é aço cirúrgico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, uma dica pra você que também tem alergia a bijus é passar uma pomada chamada TroKN no pino do brinco, funciona pra mim, quem sabe te ajude também.

      Excluir
  3. Gata, parabéns pelo post! Todo mundo passa por isso com certeza! Essa dica do esmalte é ótima eu sempre faço isso...Muito bom seu post... Bjs e sucesso gata!

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu tbm sofro desse mal.
    Minha barriguinhaficou toda manchada por causa da minha alergia aos botões da calça do colégio.
    Não teve remedio que desse jeito. :(

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem, a orelhinha dela ficou vermelhinha e depois que eu tire o brinco o buraco ficou escuro e nunca mais clareou. Muito chato! Pior é que era um brinco supostamente de prata pura.
    Suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga ,comigo essas dicas nunca adiantaram ,sempre que teimo em por algum brinco ,é so chegar na festa á orelha já está vermelha ,e se teimo em ficar ,já chegou até á medar ingua, agora só com aço cirurgico,de outro modo nem pensar,beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Eu passo esmalte nos ganchos desde criança e acabei descobrindo sozinha mesmo.
    Tem gente que acha que prata não causa alergias mas existem pessoas com sensibilidade há vários tipos de metais, inclusive, prata e ouro.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho alegria de anel bijuteria o meu dedo fica todo avermelhada parece que vai comer o meu dedo.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho alergia a relógios , será que a dica do esmalte funcionará no meu caso????minha pele em contato com a tampa do relógios fica cheia de bolinhas ,não aguento mais isso !!!!!

    ResponderExcluir
  10. eu sofro basnte com o cinto da calça, me causa muita ferida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...