10 novembro 2011

Alisou e se Arrependeu?



  
Ultimamente tem surgido muitas perguntas com esse tema no meu e-mail. Claro que cada caso é um caso, mas geralmente é a mesma coisa.

"Fiz progressiva e me arrependi, ressecou meu cabelo e o efeito não passa nunca..."

"Faço escova definitiva há 2 anos mas agora estou sem condições de manter o processo, agora as pontas estão lisas e a raiz cacheada, posso reverter isso?"


Essas são só algumas das mensagens que eu recebo. Em primeiro lugar, lembrem-se sempre:  Todo processo que você for fazer no seu cabelo tem uma consequência, seja um simples corte, que se for mal feito pode aumentar o volume do seu cabelo até o tão sonhado alisamento que tem várias contra-indicações.
  
Eu não quero assustar vocês dizendo pra não fazer , mas aconselho que pesquisem muito bem antes de se aventurar no tão sonhado cabelo liso. Seja em uma escova marroquina, definitiva, progressiva ou qualquer outro processo que você tenha se submetido, é certo que que foi utilizado em seu cabelo um ativo para modificar definitivamente ou temporariamente a estrutura do seu cabelo.  O que complica bastante para as arrependidas!
  
Cada pessoa tem uma reação à química utilizada. Já vi pessoas que fizeram escova progressiva e não funcionou, outras que só durou 3 meses e o cabelo voltou ao normal, reclamações de que o cabelo ressecou demais e até mesmo que os efeitos foram definitivos.
  
Por isso eu digo para todas que me perguntam se devem ou não fazer um alisamento: "Obter um cabelo liso com aparência natural e bem tratado exige tempo e dinheiro". Digo isso por que na maioria das vezes as cacheadas reclamam das mesmas coisas, que o cabelo dá trabalho pra lavar, pentear, gasta muito produto, e o principal motivo que é o volume excessivo. O que muitas mulheres devem pensar é que a condição de ter cabelo alisado é diferente de ter nascido com o cabelo liso portanto também dá trabalho e exige cuidados para que não vire uma vassoura.
    
E não se esqueça, uma vez alisado com tratamentos químicos, o cabelo perde a estrutura do cacho e não enrola tão facilmente quanto antes. E é aí que surge o tal arrependimento, que ocorre principalmente quanto aos processo ditos como definitivos. Para amenizar esse problema existem medidas  caso você se arrependa e resolva reverter o processo de alisamento.


Algumas pessoas conseguem voltar aos cachos após uma progressiva fazendo um permanente afro. Quem fez alisamento a base de tioglicolato de amônia pode pensar em fazer os testes para o permanente afro mas eu não recomendo se o seu cabelo estiver danificado, porque já que é utilizado um outro tipo de química, a cabeleira pode não aguentar o baque e cair. Ou simplesmente não funcionar já que o fio estirado pode não reagir e ficar mais liso e ressecado. 
    
Mas para quem fez alisamentos com hidróxidos seja de cálcio, guanidina ou soda cáustica, será impossível retornar aos cachos naturais, já que a cadeia de enxofre dos fios se partiu e há incompatibilidade com as substâncias químicas que ondulam o cabelo.

Existem algumas medidas que a longo prazo vão auxiliá-los nesse resgate aos cachos: 

  • Procure usar produtos ativadores de cachos, principalmente os cremes finalizadores. Durante esse processo procure ir revezando os produtos e utilize também produtos para cabelos químicamente tratados.
  • Hidrate muito, pelo menos uma vez por semana. A química resseca demais o cabelo por isso você precisa hidratá-lo. Procure no rótulo do cremes as escritas cremes restauradores, reconstrutores ou repositores de massa. Todos esses tipos vão ajudar o seu cabelo nesse tratamento.
  • Faça uma queratinização uma vez por mês, durante esse processo será utilizado um shampoo anti resíduos que vai retirar um pouco do excesso de química em seus cabelos, mas nem adianta seguir isso como regra porque a quantidade retirada é bem pequena e o excesso do shampoo vai deixar seu cabelo um bagaço.
  • Procure um salão, e faça cortes repicados nas pontas e em camadas, que devem ser cortados com tesoura e não com navalha. Isso vai dar um melhor caimento, deixando mais volumoso e maleável, esse comprimento desigual ajudará os cachos a reativarem.   

Mas não adianta, se você alisou e se arrependeu. A melhor solução é mesmo a tesoura. Conforme o cabelo for crescendo, vá cortando até eliminar toda a parte lisa. Mas se a diferença de texturas do cabelo estiverem muito grandes você pode apelar para o "big chop" nós já falamos sobre isso em vídeo por aqui. [Link]

As medidas que eu citei acima irão auxiliar para que você abandone a chapinha com o tempo sem precisar apelar para medidas radicais.
   
Esse processo de cortes e tratamento pode demorar, mas em média 1 ano o cabelo já está quase ao natural. Recomendo que você corte os cabelos na altura dos ombros e vá mantendo esse comprimento enquanto trata.
     
Tenho ouvido rumores por aí, de que está por vir um produto revolucionário nos salões que promete retirar não somente a química do cabelo mas também reverter as consequências do processo, agora é só esperar pra ver se funciona. Mas enquanto esse produto não for testado e aprovado fica valendo as dicas acima.

Depois de atingir a sua meta é só cuidar dos seus caracóis, eu fiz uma matéria dando dicas para assumir os cachos Aqui.


29 comentários:

  1. adoro cabelos cacheadooos, mais o meu nao cacheia mais, mas nao me arrependo nao!! haha

    beijuuus


    larysilvestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz progressiva uma vez, há uns 3 anos... Hoje não tenho a mínima vontade de fazer novamente, depois de muita hidratação meus cabelos estão do jeito que eu queria, bem cacheado e longo.
    E acredite não penso em me render ao "sistema" sendo só mais uma com cabelos lisos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo levou para o seu cabelo voltar ao normal??
      Porque eu me arrependi de ter feito e agora tenho que esperar...

      Excluir
  3. Já alisei e gostei, mas tenho uma amiga, que o cabelo dela ficou horrível... Temos que pensar bem antes de fazer.

    bj

    http://meumundorosa-lucy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem alisei o meu, fiz escova ecologica há 5 meses, mas agora estou procurando retomar ao meu cabelo ondulado novamente pois a manutençao de 6 em 6 meses ira sair muito pesada ainda mais que o commprimento do meu cabelo passa do meio das costas, por esse motivo nao quero cortar e procuro um produto que em poucos ira reverter o processo... ficou lindo demais, parecendo natural, o problema mesmo é quando o cabelo começa a crescer novamente ainda como o meu que cresce rapido !!!! :(

      Excluir
  4. Eu tenho sorte do meu cabelo ser tão difícil de alisar que mesmo depois de um tempo que passar o efeito liso liso da progressiva, ele volta a cachear. Claro que se eu pentear ele vai ficar um liso ondulado, mas só usar um leave-in com ele úmido que recupero os cachinhos =D

    Pretendo fazer progressiva novamente, porque no verão eu não aguento ficar com ele cacheado e armado... E não quero cortar, quero deixar ele crescer mais. Considerando que a progressiva hidrata, já vai melhorar no crescimento e vai facilitar minha vida nesse verão ;D

    =*****

    ResponderExcluir
  5. Cara podes crer faço definitiva no meu cabelo a 2 anos e queria voltar aos meus cachos ate pq eles eram lindos e não precisavam de alisamento não era cheio era liso e cacheado hj ele cresce totalmente ondulado nada ver co q ele era! Q pena agora é esperar p ver esse produto!

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz apenas um relaxamento e perdi todos os meus cachos. Cortei curtinho e estou esperando ele crescer com muita paciência.

    ResponderExcluir
  7. fiz progressiva a dois anos me arrependi posso fazer um permanente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quem poderia dizer é um BOM cabeleireiro, o permanente em teoria é um procedimento simples, mas já vi cabelos lisos derreterem após a aplicação do produto. Mas em dois anos sua progressiva não saiu?

      Excluir
  8. oii,,eu amo essa page,,to aprendendo muita coisa boa nela..bom meu nome é lliane tenho 16 anos,meu cabelo era daqueles cabelos bem cacheado,e cheio ex:thais araujo mais umm pouco maior que o dela,,ele embaraçava de mais e era bem dificil de pentear,,até que um dia eu fui passar um fim de semana na casa do meu e ele decidiu chamar uma cabelereira para relaxar e dar escova em meu cabelo,eu tinha apenas 12 anos e não sabia como dizer que não queria que meu cabelo fosse alisado...bom depois daquele alisamento meu cabelo nunca mais voultou ao mesmo,meu coro cabelo se feriu,meu cabelo começou a cair aos poucos e eu comecei a ficar desesperada pois amava meus cachos e queria ele de volta,,hoje eu to fazendo de tudo para meus cachos voltarem,,corto todas as postas que não quer cachear e etc....mais preciso da ajuda de vcs meninas,,alguém poderia me indicar um bom creme de pentear para cabels cacheadoos,,desde já agradeço beiijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sugestão é oleo de coco natural, já falamos dele por aqui. Faça uma bela umectação no comprimento de vez em quando, terá seu cabelo mais tratado e mais definido, creme de pentear é bem complexo pq cada cabelo reage de uma forma com determinado creme né.

      Excluir
  9. Alisei meu cabelo por 9 anos com a definitiva, mas chegou uma época que estava cansada de ser escrava da escova, de quando a raiz crescia ficava volumosa e o comprimento liso, ou seja não era a mesma coisa que um liso natural e foi aí que resolvi assumir meus cachos. Fiz um mês completo de hidratação, cortei as pontas e no começo de abril fiz a permanente afro! Confesso que no começo estranhei muuuuuito, mas conforme fui procurando saber como cuidar deste tipo de cabelo já que havia esquecido totalmente, me acostumei. Estou muito satisfeita, tenho um volume bonito e controlado, mas tenho usado babyliss direto para dar mais forma aos cachos. Por isso não recomendo a nenhuma menina com cabelo crespo natural a alisar, o efeito não é o mesmo que um liso natural!!!

    ResponderExcluir
  10. adorei os conselhos fiz apenas um relaxamento e me arrependi mas nao perdi os meus cachos totalmente

    ResponderExcluir
  11. Me ajudem, por favor! Fiz ao contrário... tenho cabelo liso poro natureza e resolvi fazer os cachos permanentes... Um desastre!!! Quase não pegou e mega ressecou... pior de vassoura, sem cachos, sem liso e numa vassoura!!! E agora quero meus lisos de volta!!! Posso fazer um progressiva? Em quanto tempo? Aguardo as dicas, obrigadaaa

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou Bruna, tenho 16 anos.
    Bom, tinha cabelos cacheados e bem volumosos, só que um dia decidi fazer um relaxamento, na hora meu cabelo ficou perfeito, lindo e maravilhoso, mais logo depois disso a raiz crescia e tudo voltava a ser como antes... Conversando com a minha cabelereira, me recomendou fazer um alisamento(normal), tá topei, uns 3 meses tudo era lindo, mais depois meu cabelo quebrou e a raiz começou a crescer, a uns 3 meses fiz uma escova progressiva, e foi aí que decidi que não quero mais cabelo liso, quero meus CACHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS de volta :(
    Estava pesquisando na internet esse site M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! E vi que dá pra ter meus cachinhos de volta, com ''permanente'', sei que não vai ser 100% cachinhos, mais não me importa quero pelo menos sentir que meu cabelo tá encaracolado, enfim gostaria de lhe ouvir falar um pouco mais do meu caso, você me recomenda fazer um permanente afro?
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas dicas, pois já dei progressiva algumas vezes e estou começando a sentir falta dos meus cachos. Quero voltar a tê-los.! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Gostei muito das dicas, eu sempre tive cachos definidos mas somente até os meus 9 anos, dai comecei a fazer relaxamentos, tinturas, depois veio as progressivas, tratamento térmico e afins pra alisa-lo! Hoje com 25 anos e já com 5 meses desde que fiz o ultimo tratamento térmico, percebi que a raiz não está tão lisa quanto as pontas e decidi que quero meus cachos de volta, será que eu ainda consigo cachear novamente? E quanto tempo depois de muita hidratação e cortando as pontas pode se dizer que o cabelo está livre de químicas? E será que um permanente ajudaria no processo para ter meus cachos de volta? Obrigada desde já pela atenção, bjs!

    ResponderExcluir
  15. Eu amo cabelos cacheados! mais com 3 filhos fica dificil de cuidar

    ResponderExcluir
  16. oi, seu post já faz um tempo, então, e esse tal produto que você falou, foi lançado, existe, funciona? e manda a resposta via email. nay_caetano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, há certo tempo fiz progressiva, mas odiei o resultado e meu cabelo caiu muito. Daí esperei ele crescer e fui cortando aos poucos, só que como meu cabelo é mais crespo na raiz eu fui fazendo alisamento com Skala (à base de guanidina), como fazia antes da progressiva, misturando o alisante com creme para pentear, porque ouvi dizer que diminui o efeito. Daí meu cabelo cacheia em algumas partes, mas preciso massagear bastante e passar muito creme... Queria saber se tem como ficar mais natural, porque se não fizer todo esse processo ao pentear ele fica liso e com volume, sem cachos. Tem alguma coisa que eu possa usar pra ajudar a voltar os cachos?

    ResponderExcluir
  18. Depois do relaxamento meu cabelo ressecou tipo 100%, a aparência ficou horrível, as pontas ficaram ridiculas, oq faço?
    Obs: Tenho alisamento nos cabelos.

    ResponderExcluir
  19. ola boa tarde , eu fiz progressa no meu cabelo e ja nao estou mais gostando do resultado quero meus cachos . Posso fazer permanente. O QUE FAÇO

    ResponderExcluir
  20. eu faço definitiva a 8 anos no cabelo e ja comecei a fazer algo mais fraco na raiz pra ir começando a deixar ele ondulado e nao sentir tanto!! Não digo que sinto falta dos meus cachos mas nao quero ele mais liso boi lambeu!! hahahaha

    ResponderExcluir
  21. Fiz definitiva sem saber q ñ podia descolorir e quero ficar loira e pra isso preciso descolorir,já fez um ano que eu fiz será q eu já posso?

    ResponderExcluir
  22. oii ja viz progressiva 3 vezes e agora quero meus cachos de volta.
    o que devo fazer me ajudem por favor!!!!

    ResponderExcluir
  23. arrependi da progressiva quero meus cachos de volta o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  24. oiii gente ,,fiz progressiva e como todos ja sabem me arrependiii mas enfiim preciso muiito da ajuda de vcs para voltar meu cachos pois para isso preciso de muiita coragem para corta meu cabelo mas infelizmente não tenho coragem pois ele já é curto e se eu corta mas vaii ficar horrivel preciso da ajuda mandem para meu email rosy.siilva@hotmail.com dicas para hidratar os cabbelos e ajudar no crescimento ..obriiga bjuus meninas

    ResponderExcluir
  25. boa noite meninas, minha namorada tem o cabelo crespo, usa um black lindao, mas resolveu usar o permanente afro da Niely e algumas partes ele alisou, e ela ta super chateada e eu entao, me parte o coração ver ela assim.
    Agora eu pergunto, alguem sabe me ajudar como pode ser resolvido esse problem? tipo reverter o efeito do produto, obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...