08 dezembro 2011

Em Busca do Vermelho Perfeito


Oi, suas lindas!

Este post é especial para a ruivas, aspirantes e curiosas! ;)

Quando resolvi me tornar dona de cabelos vermelhos, revirei a internet e não encontrei muitas informações... Então, com o pouco que tinha, fui arriscando e experimentando formas de deixar meu vermelho do jeito que eu queria.

Tudo fica mais difícil quando você tem um cabelo muito comprido, cacheado ou fino. O meu é isso tudo! Então já aviso a vocês: se você quer ser ruiva, tem que ter paciência e muito amor no coração! Porque pra deixar ele legal dá trabalho sim. Mas vá em frente, vale muito a pena! Ter um cabelo vermelhão e bonito é para poucas ;).

Comecei usando Koleston Vermelho Super Intenso, que era a tinta mais vermelha do mercado... digamos, comum. Eu não gostava muito, porque desbotava pro laranja e eu não sou muito fã de cabelo laranja, sem contar que era bem mais escuro que hoje em dia. Mas recém-pintado ele era assim (atenção às minhas unhas cotoquinhas... Tinha acabado de parar de roê-las e estava numa alegria só ♥):

Foi quando cansei do fundo laranja e comecei a usar Matrix SoRed Vermelho Violeta. Apaixonei, né?! Desbota super rosa e abre bastante o tom do cabelo. Me arrependi de não tê-la usado desde o começo, pois agora meu cabelo está bem mais claro na raiz. Mas não ligo muito, visto que o cacheado disfarça bem.

Hoje em dia, como está muito difícil de encontrar a Matrix pra comprar, me aventurei com a Alfaparf Contrasti Vermelho Rosso. E amei ainda mais! Ela é mais escura e menos rosa que a Matrix, o que é bom, pois deu um tom mais uniforme ao meu cabelo bicolor, rs. Olha como está hoje em dia (desculpem as olheiras, meninas):


Meninas, uma coisa importante: tinta vermelha (principalmente essas duas últimas) resseca sim o cabelo. Para mantê-lo saudável e não quebrar ou emborrachar, cauterizações, hidratações e vitaminas são indispensáveis. Para todo o tipo de cabelo, na verdade. Mas em especial para os com tinturas fortes como estas.

Mas o que estou trazendo mesmo aqui para vocês é um truque ótimo que descobri na busca do vermelho perfeito: banho de brilho com anilina de madeira.
 ATENÇÃO: NÃO utilize de maneira nenhuma anilina comestível (que se coloca em doces e bolos) ou anilina comum de se pintar papel nos cabelos. Esta a ser utilizada é a de madeira, adquirida em lojas de artesanato ou na internet.

Já tinha ouvido falar de meninas que faziam o tal banho de brilho para reavivar a cor ou até mesmo como alternativa mais barata para pintar de cores mais exóticas como verde, azul, roxo e até mesmo vermelho. Mas, para isso, é necessário descolorir o cabelo. Portanto já digo: o que vou ensinar abaixo é uma alternativa barata e ótima para deixar o vermelho brilhante novamente, já que é uma cor que desbota bastante.

Vamo lá comigo?

Primeiro, mostrar pra vocês como ele estava antes do processo. Rosado e super desbotado, e também com as raízes escuras.
Atenção: O banho de brilho não cobre as raízes, apenas deixa a parte já vermelha ainda mais vermelha.
Por favor, ignorem o SUPER arrepiado... Eu tinha acabado de dar banho no meu cachorro e fazia 2 dias que eu não lavava o cabelo:



Ai que vergonha mostrar esse cabelo sujo e feio pra vocês rs... Mas tudo pelo bem da ciência:



Chega de coisa feia né? Vamos melhorar isso aí.
Antes de qualquer coisa, você vai cuidar das suas unhas. Exatamente, das unhas!
A anilina é algo que mancha muito e faz uma certa meleca. Esteja preparada para isso, inclusive com as suas unhas. Passe uma base qualquer antes de todo o processo, porque aí depois é só passar a acetona que sua unha volta branquinha. Eu passei a base mais qualquer que eu tinha aqui, rs:



Isso tudo é o que você vai usar: Potinho e colheres próprios, luvas, creme branco de hidratação de sua preferência (sim, tem de ser branco), anilina (usei um pouquinho de rosa e um pouquinho de vermelha) e álcool. Não se assuste com o álcool, você vai usá-lo em quantidade ridiculamente mínima, não vai estragar seu cabelo:


Primeira coisa: lavar o cabelo com shampoo apenas, sem condicionador.
Depois, luvinhas, proteção e roupinha velha:



Preparar o creme é muito simples. Coloque no potinho a quantidade de creme hidratante que costuma usar nas suas hidratações (isso varia dependendo do tamanho do seu cabelo) e abra um "buraco" com a colher, para colocar a anilina.
Eu costumo colocar mais rosa do que vermelho, mas aí vai de sua preferência. Quanto mais vermelho, cabelo mais avermelhado. Quanto mais rosa, cabelo mais rosado (duuuurrrr).

Uma colherzinha de café rasa no buraquinho do creme é o suficiente. A anilina rende muito! Comprei 4 potinhos no começo do ano e nenhum chegou nem na metade ainda.
Depois, em cima da anilina você vai colocar um pouquinho de álcool. BEM POUQUINHO MESMO! Uma colherzinha de café no máximo, apenas para diluir a anilina.
Mexa até não sobrarem pelotinhas e ficar tudo rosão e lindo, assim:



Depois, passe essa mistura em todo o cabelo, sem economizar no creme. Eu costumo esperar uma média de 30 a 40 minutos para lavar:



Vejam o resultado! As fotos estão sem flash (ignorem a carinha de concha e prestem atenção no cabelo! Rs..):



Notem que as raízes escuras não sumiram, mas a cor está bem mais viva e o cabelo com muito mais brilho.
Tem gente que diz que já sentiu o cabelo ressecar com esse processo, mas eu acho que não faz o mínimo sentido, visto que é feito com bastante creme hidratante e a anilina é apenas um pigmento. É até bom para as mais preguiçosas se forçarem a fazer uma hidratação de vez em quando, rs...

Bem, é isso meninas!
Espero que tenham gostado da minha saga, e que eu possa ter ajudado com as ruivas lindas que leem nosso blog... Fiz pensando em vocês, pois quando me tornei ruiva, daria tudo para ter um tutorial desses! 
Qualquer dúvida, já sabem, só perguntar nos comentários!

Beijo beijo!
;***

Parabéns, Nanda.

58 comentários:

  1. Adorei o tutorial Míris !!!
    Se algum dia eu ainda resolver pintar meu cabelo virgem vou segui-lo !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que cabelo coloridooo! Ficou show! Super dica essa hein?! ;)

    Bjs Frívolo Blog

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo Miris!!! amei!!!!! adorei a cor!!! :D beijoss

    ResponderExcluir
  4. Interresante..
    quanto a Matrix sored ela saiu de linha por isso não acha mais,tbm sofri com isso :s
    mais mesmo sem ela tenho um mega vermelho ^^
    @kleeticia

    ResponderExcluir
  5. Oi Miris, adoro usar anilina, quando eu era ruiva só usava anilina. Mas sem alcool, o alcool parece que altera a estrutura da anilina e não fixa no cabelo.
    Nossa, retoque só na raiz, isso que eu lavo o cabelo todo o dia! haah
    Eu larguei todas as tintas pela anilina :P
    Até o marron pra tapar as mechas que faço as vezes. A hidratação vale a pena. Pena que só sai com decapagem, caso alguem se arrependa :)
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!!! Ano quem vem mais p fim do ano acho que vou ficar ruiva tbm, mas no momento quero pintar de azul :D
    Nunca pintei com anilina, vou testar o azul p ver como vai ficar. Valeu a dica!
    bjoss

    ResponderExcluir
  7. Prefiro o ruivo da primeira foto. É mais "tradicional", mas é lindo.
    :*

    ResponderExcluir
  8. A-D-O-R-E-I
    Flôr sou ruiva e to tentanto um vermelho alaranjado, será q rola usar o vermelho com laranja???
    Amei seu post, mto obrigada por ter compartilhado mais essa arma em busca do ruivo perfeito!!!
    Vê no meu blog como o cabelo ta agora e me responde se vc acha se rola laranja com vermelho....
    Bjusssssss....
    http://almaruiva.blogspot.com/2011/11/adeus-cabelao-cortei.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anilina vermelha e laranja = um vermelhão alaranjado - já fiz isso com o meu... - no sol era um laranja bem vivo, sem sol um vermelho bem forte ...

      Excluir
  9. nao quer vir aqui fazer isso no meu cabelo nao??/hihi

    ResponderExcluir
  10. Nossa, li passo a passo com muita atenção para aprender tudinho... Já pintei o cabelo de ruivo com mercúrio (er..sim!)mas ficou poucos dias...Sem contar com a lambança que ficou o banheiro.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Bonito =D
    Virei ruiva há uns dois meses e tô achando... mas fui mais de Violine mesmo, que é um cor de vinho que pega um tom bordô lindo no sol pq a vida toda fui morena e ia surtar se mudasse rápido demais ahuahua

    O que eu tô usando aqui pra manter a cor (e serve como alternativa pra quem interessar) é a máscara intensificadora de cor da Tec Italy. Parece tinta guache vermelha, faz uma certa meleca no banheiro mas realmente mantém a cor. Quando eu pintei mesmo, o vinho original (passei o Violine) ficou mais bordô. Meu cabelereiro, que foi quem indicou, disse até que mesmo cabelos de outras cores "arruivam" com a máscara, que adquirem uma nuance mais avermelhada. Tô com um mês e meio desde a última vez que retoquei a tintura, uso a máscara mais ou menos a cada 10 dias e nada de desbotar ainda =)
    Paguei 63 reais, rende um monte, meu potinho ainda vai durar pra caramba (e olha que eu tenho cabelo comprido) e recomendo pra quem quiser *_*

    ResponderExcluir
  12. Tbm prefiro o vermelho de antes, esse agora é meio cosplay e não combinou contigo. Mas curti a técnica que vc fez.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  13. Menina que lindaaa adoreiii...
    Ficou lindo teu cabelo *-*

    Beijoo
    Lindonaa...sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Apesar da cor ficar bonita, o custo/benefício da anilina não vale a pena. Pois além de manchar horrores a cor não dura, e com o tempo resseca muito o cabelo. Tingo meu cabelo de vermelho a uns 9 anos, e durante um deles usei anilina, foi a pior época do meu cabelo, rs. Ela "suga" toda a oleosidade do cabelo, e gruda muito, quase impossível de retirar, e se retirar vai estragar ainda mais o cabelo.
    Recomendo meios alternativos, existem várias maneiras baratas de deixar o cabelo em um tom "vermelho divino" e que não fazem mal nenhum ao cabelo e não mancham as fronhas. :*

    ResponderExcluir
  15. eu posso usar essa formulinha pra fazer mechinhas? esse tipo de "tintura" mancha a fronha?

    ResponderExcluir
  16. Olá suas lindas!
    Então, eu imaginei que teria alguém dizendo que a anilina estraga o cabelo, pq já vi gente que não se deu bem cm ela... mas eu não senti esses efeitos, e meu cabelo é fino e cacheado... E visto que uso essa técnica a meses, acho que não estraga mais rs...
    Pras meninas que perguntaram se pode usar para fazer mechas ou pintar o cabelo todo... sim! Eu já vi meninas fazendo isso com cores fantasia (azul, verde, rosa, etc). Porém, tome cuidado se for pintar o cabelo todo. Como dito em alguns comentários, a anilina é super difícil de tirar, então, tem que ter muita certeza, hein?
    Pras meninas que gostaram mais do meu cabelo de antes, obrigada! Mas me desculpem amores, sou apaixonada pelo meu vermelho abertão e rosado atual! Rs...
    E SIM! Macha fronha, coberta, toalha rs... tomar cuidado com isso!
    Obrigada tbm às meninas que deram dicas legais! Vou experimentá-las ;)
    Qualquer dúvida, comente aqui! =)
    Beijos lindonas!
    ;***

    ResponderExcluir
  17. pra a anilina dessa cor nao precisa descolorir? e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso apenas para tonalizar a cor! Não aplico sobre cabelo virgem, apenas no cabelo já pintado (:

      Excluir
  18. Então, para pintar o cabelo definitivamente sim, precisa descolorir... Mas no meu caso uso apenas para banho de brilho = reavivar a cor xD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou ruiva a uns 3 anos e nao tive que descolorir meu cabelo na primeira vez que pintei nao. mas usei colorante ( soft color, granada ou granada intenso ) porque ja tinha pintado o cabelo antes com tinta normal e ele ressecou muito. =/
      Míris, vc era ruiva, agora ta rosa! hasusahuas curti a atitude. é raro ver gente com coragem pra sair do vermelho "acaju", que eu particularmente nao curto.. parabens pelo post!

      Excluir
  19. anilina causa câncer, como algumas pessoas dizem? D:

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada por cabelos super vermelhos. Demorou muito para meu cabelo ficar vermelho. Para ele ficar super vermelho usei Vermelho Intensificador da Amend, na segunda aplicação ficar super lindo!!!

    ResponderExcluir
  21. nossa adorei miris..meu cabelo eh vermelho mas eh bem escuro por causa da cor natural, vou tentar essa sua dica pra ver se fica legal ^^

    ResponderExcluir
  22. amei sua dica, otimo tutorial ,vou usar semana que vem ja

    ResponderExcluir
  23. Super Curti!!!
    de quanto em quanto tempo vc faz esse processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi beibe! Faço aproximadamente de 15 em 15 dias, mas se sentir necessário, faço 1x por semana!

      Excluir
  24. Ameeeeeeeeeei *--*
    amo cabelo vermelho,mas nunca consigo o vermelho que eu quero, ultima vez que pintei usei a tinta da Garnier Nutrisse Colorissimos. o Rouge 66.60 e o Fogo 66.46 ( as duas juntas) mas ainda não ficou do jeito que eu quero, apenas da pra ver a cor no sol e mesmo assim não fica aquele vermelhão,hoje vou pintar de novo mas dessa vez vou usar o Matrix SoRed, sera que vai dar certo ? tenho medo que fique um vermelho puxado pro rosa ou alaranjado :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA MAIS USE GARNIER! Rs...
      A Matrix Vermelho Violeta desbota rosa, e a Vermelho Rosso pro laranja, mas quando aplicadas, ambas ficam um vermelhão lindo!

      Excluir
  25. Uso tonalizante Soft Color 2.0 queria usar o vermelho Rosso da alphaparf preciso descolorir o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vermelho Rosso já clareia bem, pelo menos o meu... Creio que se você descolorir, compensa mais chegar a cor só na anilina ou na tinta fantasia, porque descoloração + tinta com amônia estraga bem o cabelo viu! Seja qual for sua escolha, não se esqueça de mantê-lo bem cuidado =)!

      Excluir
    2. eu queria saber qual a cor vermelha que eu uso

      Excluir
  26. Miris, amei demais o seu post, eu estava precisando muito de um tutorias desse!!!
    Parabéns, sua página é maravilhosa :)
    Bjinhoss

    ResponderExcluir
  27. uma tinta perfeita: Vita Derm.(entre $16 e $20 dependendo da perfumaria)
    pe uma tinta q tem muitas cores (inclusive azul, roxo, grefite e rosa *-*)eu costumava usar o vermelho 6.45 q deixou o vermelho escarlate q eu queria, depois arrisquei o vermelho rubi 6.6 (esqueci a numeração toda mas tinha esses numeros ai)q ficou muito escura quase roxa :X mas depois de 3 semanas ela ficou vermelha perfeita um pouco mais clara q o cereja recem tinjido e eu consigo ver a cor ate hj (8 meses depois rs) e não desbotou, claro q tem o prob da raiz (q deixei crescer por 6 meses) mas a cor continuou perfeita esse tempo todo :) hj tenho um ruivo mais laranja e as pontas continuam vermelhas igual.
    #falei muito mas ok
    então é isso ^^ (e OX 30 volumes da vita derm tb)

    ResponderExcluir
  28. pode substituir a anelina por corante de roupa!

    ResponderExcluir
  29. Quanto que as anilinas?? ameei sua dica (;
    Bjoo '

    ResponderExcluir
  30. Ameiiii seu cabelo, amei vc se eu pudesse virava sua best!!! linda adoro seus posts!

    ResponderExcluir
  31. quak tinta e essa e a agua oxinenada e de qual volume

    ResponderExcluir
  32. e pode misturar a anilina com a tinta???

    ResponderExcluir
  33. Oi, meu cabelo é vemelho e a cor dele saiu um pouco porq sabado passado eu fiz uma definitiva no cabelo, e gostaria de pintar novamente so que terei que esperar no minino 15 dias para fazer isso, dai a cor dele n estar vibrante nem nada. Tbm tenho dificuladade de encontrar uma cor que me agrade, dai gostaria de saber se posso fazer esse processo sem ter que esperar os 15 dias ?

    ResponderExcluir
  34. amei seu cabelo.. sabe me enforma , quanto tempo dura no cabelo!

    ResponderExcluir
  35. oi amei seu cabelo! mas se eu quiser deixa o meu cabelo no tom de vermelho um pouco mas escuro, qual analina eu compro! existe alguma mistura para tipo um tom de cereja ? bjs

    ResponderExcluir
  36. Oii! Bem, eu fiz a primeira aplicação de tinta vermelha no cabelo ontem, bom, eu sabia que ele não ficaria lá aquelas coisas porque eu não descolori hihi. Fico um castanho avermelhado na raiz, mas embaixo continua escuro e só na luz ele fica avermelhado. Mas eu sei que na 2* aplicação vai ficar melhor, e eu vou seguir as suas dicas. Meu cabelo natural é cacheado e castanho escuro, vou usar descolorante embaixo...
    Ah eu usava Anelina no cabelo, pintava de roxo, bom, ele ficava com as pontas ressecadas... Então tem que estar sempre hidratação...
    Rsrs bjs,

    ResponderExcluir
  37. oiii meu cabelo é um vermelho escuro quando esta no sol fica da cor da cantora rita lee o que eu queor saber o q eu faço para ter um vermelho vivo como o seu
    bjokas

    ResponderExcluir
  38. Você é linda e super comunicativa, transmitindo bem as ideias. Bom, eu sou homem e hétero rsrsrs e curto pintar de vermelho. Suas dicas são ótimas. Azul marinho também é uma cor que gosto bastante. Boa sorte na sua jornada e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  39. Oi então meu cabelo é vermelho ja, mais não tão forte, gostaria de saber se eu vou precisar descolorir ele pra ficar vermelhão =/...
    Adorei a dica, sou louca por cabelos vermelhos rs
    Bjoss :*

    ResponderExcluir
  40. precisa mesmo lavar pra passa? n pode ser seco msm? e demora mt pra sair? é que nem tinta?

    ResponderExcluir
  41. meninas, aqui tem a tinta matrix http://store.candycolor.com.br/cabelos/tintas/matrix-sored-vermelho-violeta.html

    ResponderExcluir
  42. ameeei! cabelo lindo ... fersabo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. ok mais fasendo isso ele nao vai desbotar como a tinta normal e o brilho vai continuar ou nao

    ResponderExcluir
  44. Vc acha q se eu misturar anilina com tinta de cabelo, pode da merda ? Pq qria misturar minha tinta vermelha na anilina roxa. Pra ficar ruivo vinho. Desde ja obrigada bjsss

    ResponderExcluir
  45. Amei .... Adoro vermelho estou na saga para deixar meu cabelo bem vermelhão. ...

    ResponderExcluir
  46. Eu amei por que. eu amo vermelho e fico lindo em voce :3

    ResponderExcluir
  47. O meu e descolorir com po vermelho e depois pintei com amed 0.6

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...