29 março 2012

Como Fazer um Moicano Punk


Fazer Moicano Punk

Um dos mais conhecidos símbolos dos punks. Quem me conhece sabe do meu apreço pelo movimento, recebi algumas perguntas e pedidos para que mostrasse como fazer o tão famoso moicano e mantê-lo erguido. 

* Moicano é um corte de cabelo de origem indígena que era usado pelos povos moicanos. O estilo caracteriza-se por possuir uma "crista" no meio da cabeça geralmente raspada dos lados, embora, historicamente, os indígenas "arrancavam" os cabelos dos lados ao invés de rasparem. 
* Os indíos moicanos preferiam morrer a deixar serem controlados pelos homens brancos que chegaram a seus territórios; por isso, os punks usam este tipo de corte para simbolizar a sua luta contra o sistema de governo que quer impor todo tipo de controle à liberdade do povo, com o lema: "é preferível morrer do que viver como um fantoche".
* Wikipédia


Atualmente o corte foi adaptado para a grande massa através de celebridades e jogadores de futebol que não se importam muito com o significado do moicano e utilizam somente para se destacar na mídia. Mas vamos ao que interessa.

Existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de tentar fazer o seu moicano e que também podem levar ao fracasso. E não será nada legal o seu moicano brochar no meio da roda, não é? 


O primeiro fator que dificulta um pouco é o tipo de cabelo, pessoas com o cabelo muito fino e liso terão bastante faculdade em sustentar o cabelo, primeiro por ter pouco volume e depois porque exigirá o dobro de produto. Para quem faz uso de produtos de alisamento a situação também complica, porque o ativo alisante altera a estrutura capilar para que ela fique fixa e calma. 

Não lave o seu cabelo no dia em que for levantar o seu (não estou dizendo pra deixar o cabelo imundo, ok) o cabelo recém lavado é muito maleável e vai atrasar o seu trabalho, lave de preferência na véspera. 


Chame alguém para ajudar, levantar o moicano sozinho é cansativo e corre o risco de ficar torto. 

Raspe as laterais do cabelo, o ideal é que você compre uma máquina de cortar cabelos porque ele cresce rápido e fica bem estranho. Quanto mais próximo do meio da cabeça você raspar, mais fino será o moicano. 

Escolha os produtos que irá utilizar: Isso é realmente importante, existem várias receitas caseiras, dentre elas clara de ovo, gelatina incolor, cola branca, sabão de coco ou glicerinado.

O processo de aplicação desses produtos caseiros é basicamente o mesmo, pegue a clara, a cola ou a gelatina, vá aplicando em pequenas áreas do cabelo e vá erguendo, com o auxílio do secador de cabelo em potencia baixa, você vai fixando as mechas até o cabelo ficar bem endurecido. Com o sabão o processo é parecido a diferença é que você irá fazer uma espuma com o sabão nas mãos e aplicará nos cabelos devem estar de úmidos para secos, e também vai auxiliando com o secador. Alguns usam a clara de ovo para firmar e fixam com o sabonete para garantir. 

Outras opções são o gel e o spray fixador. O gel de mega fixação pode ser utilizado se o seu moicano for curto assim como o spray. Mas sozinhos não servem de nada se o seu moicano tem mais de 10 cm. 

Na minha opinião a melhor opção é uma cera modeladora de ultra fixação, existem várias no mercado e é a forma mais rápida de erguer o moicano. Você pode encontrá-las na Galeria do Rock se for de São Paulo ou pela internet no Mercado Livre. Eu recomendo a Dax Wax que é muito boa mesmo e dura bastante! Ela custa em média uns R$25,00 e o cabelo fica muito duro.


O processo de aplicação das ceras é o mesmo, esfregue uma quantidade razoável de cera nas mãos, e com a palma das mãos juntas, vá levantando o cabelo, da testa até a nuca, modelando o moicano. Existem algumas ceras que não podem receber aplicação de calor então você vai ter que esperar o cabelo secar antes de sair de casa. 

Seja qual for o processo escolhido eu recomendo que procure em uma farmácia ou perfumaria, e compre um spray fixador de ultra fixação. Aplique no moicano para finalizar uma generosa camada do spray escolhido, vai ser difícil tirar isso tudo do cabelo depois, mas o resultado é ótimo! 

Caso seu cabelo seja cacheado você pode usar o próprio secador e com auxilio de uma escova ir alisando um pouco o cabelo antes de aplicar os fixadores. 


Punk não é só um corte de cabelo ou visual, ser punk é um estilo de vida. Não é cortando um moicano que você se torna um punk e sim conhecendo o movimento!

12 comentários:

  1. A clara de ovo funciona bem e até que não fica um cheiro ruim não mas é complicado de colocar, eu usava uma seringa.
    Mas desde que eu passei a comprar a Dax Wax, melhorou muito. Fixa rápido e é até dificil de tirar depois.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi um dia desses uma matéria em um blog como fazer um "falso moicano". É só pegar o cabelo, por no meio e amarrar com elásticos de silicone hihi Na minha opinião, fica mais bonito em meninas que tem o cabelo curto. Eu já fiz no meu e adorei o resultado.

    Beijos!
    Bia Medeiros - @beh_medeiros
    garotasediamantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post, realmente punk nao´é so um visu, curti muito

    ResponderExcluir
  4. Muito legal,a clara funciona mais de qualquer jeito eu ainda prefira o sabão e o spray

    ResponderExcluir
  5. Eu uso o spray fixing ele é otimo e dificil de tirar do cabelo, meu cabelo tem fios grossos e frizz entao fica mais facil, usei moicano por um bom tempo ele era grande abaixado ele ficava cinco dedos abaixo do ombro, ja levantei sozinha, um dos meus braços nao move bem pois quebrei o cotovelo e tive complicações mas levantava ele muitas vezes sozinha, da trabalho e é cansativo, a clara ja usei nao vi um bom resultado ate porque meu moicano era enorme ja usei cera tambem mas essa dai eu nunca usei vou procurar saber mais, atualmente meu cabelo é um chanel curtissimo com franja curta e raspado atras, só vou esperar crescer outra vez para eu utilizar o moicano, gostei realmente punk nao é só visual, punk é ter atitude nao só em montar um visual legal, mas para lutar por um ideal, infelizmente hj em dia tem muito punkisinho queimando a cena

    ResponderExcluir
  6. muito legal,eu gostava de usar babonete de gliceria fica mega fixo,mas eu naum fazia espumas so deixava o cabelo meio umido pra seco e passava o sabonete e depois modelava com o pente fino,e o exesso do sabonete saía no pente quando modelava fika muito bom,e fika melhor se passar uma base de fixador em splay pra garantir a fixaçao por mais tempo :3

    ResponderExcluir
  7. Show mano, fortalecendo o movimento PUNK .
    Eu sou punk e sempre tive dificuldades para levantar meu moicano por causa do meu cabelo liso , mais vc deu uma boa dica para todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...