01 maio 2012

Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya Omega



Recentemente foi lançado no Japão mais uma Saga dos Cavaleiros de Atena. Algum tempo atrás a TOEI Animation divulgou que estava trabalhando em uma nova Saga para os Cavaleiros do Zodíaco que se chamaria "Omega" e que estreou no Japão no dia 1º de Abril. Como acompanho cavaleiros desde a primeira exibição na Manchete com direito a mangá, OVA e afins, essa não poderia ficar de fora.

Ela estava sendo bastante aguardada porque o último sucesso dos cavaleiros por aqui foi a saga Lost Canvas, muito boa mas infelizmente só fez sucesso por aqui e no Japão não atingiu as metas desejadas e foi cancelada.

A história foi criada exclusivamente para o anime e é influenciada pela obra original mas não é exatamente uma continuidade.


A nova saga começa com Atena (Saori) protegendo um bebê orfão (Kouga) do qual ela passou a cuidar como se fosse sua mãe e acaba sendo atacada por um novo inimigo - Marte (deus da guerra banido por Seiya alguns anos atrás). O ataque é interrompido por nada mais nada menos do que Seiya que agora já não é mais um cavaleiro de bronze e sim o Cavaleiro de Ouro de Sagitário, e que irá se tornar mestre do bebê Kouga que futuramente se tornará o mais novo Cavaleiro de Pégaso.


Kouga

Souma

Yuna
Ryuhou

Marte


Confesso que estranhei demais as primeiras imagens do anime, achei o traço muito simples e infantil, mas isso por que o foco dela é infantil inclusive a personalidade dos protagonistas é bastante imatura e os diálogos são fracos. Quanto ao traço, eles tentaram modernizar o desenho para atrair um novo público mas achei que as armaduras podiam ser um pouco mais elaboradas. Agora as armaduras não mais carregadas dentro de caixas, elas ficam armazenadas em pedras chamadas de Clostones. Quando o cavaleiro queima o cosmo a pedra libera a armadura que em forma de luz o reveste e se solidifica. 


Enquanto na série clássica o cosmo, a energia que vivia dentro de cada cavaleiro, era definida apenas por força e pelo despertar do sétimo sentido, agora cada personagem terá uma característica especifica em seu cosmo, como por exemplo os cavaleiros de bronze: Kouga (Cavaleiro de Pégaso) é a luz e a sombra, Yuna (Mulher Cavaleiro ou Amazona de Águia) é o vento, Souma (Cavaleiro de Leão Menor) é o fogo, Eden (Cavaleiro de Orion) é o trovão, Ryuhou (Cavaleiro de Dragão – filho de Shiryu e Shunrey, isso mesmo!) é a água e Haruto (Cavaleiro de Lobo) é a terra. Eu não gostei muito dos elementos, pensando que fica muito estranho depois de trocentos episódios isso não ter sido citado desta maneira na saga original. E por ser mais infantil, agora tem menos sangue e  embora as lutas sejam bastante dinâmicas, acho que não veremos situações como as do Shiryu por lá.



Ah! Não dá pra deixar de citar que Masami Kurumada não teve nenhuma participação na Saga Omega, ela é de total responsabilidade da TOEI, talvez seja esse o principal motivo das mudanças.

A história ainda está morna até porque temos apenas 5 episódios lançados, mas espero que melhore até porque quem assistiu se lembra que da Guerra Galáctica até a Saga do Santuário, o anime melhorou absurdamente.

Até o momento eu não gostei do que vi, mas vamos aguardar mais pra frente.

Confira a abertura:


11 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Olha, eu acompanhei todas as sagas dos Cavaleiros, viciada mesmo, assisti todos os episódios reprisados na extinta Rede Manchete! E confesso, que essa série ômega nada tem a ver com a estória original dos Cavaleiros do Zodíaco, foi uma decepção total! Pedras, elementos, para fim foi o fim dos tempos!!! Sou uma apaixonada pela série, mas essa nova fase é realmente um fiasco para quem esperava uma sequencia e não modificações como as que foram feitas! Masami Kurumada deve estar com vergonha dessas alterações pois foram muito drásticas e nada tem a ver com o original!
    Bom, essa é minha opinião, sei que deve ter quem goste, mas talvez porque não tenham acompanhado a série original!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando essa nova fase do Cavaleiro dos Zodiacos e achei bem legal, não sabia que tinha uma garota nos grupo deles, é o cavaleiro de cisne *O*
    Se não me engano deve sair um por mês, ai fica chato esperar.
    http://www.meusdezoitoanos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sou uma das que acompanhou pela Rede Manchete, mas diferente do pessoal old-style eu super curti Saint Seiya Omega. Como já tinha visto algumas imagens, já sabia que o traço seria mais estilizado. Mas foi assistindo mesmo pra ver as diferenças... E gostar!

    Se assistirem ao anime sem esse pensamento estúpido de "tudo está mudado", vão ver que não tem tantas mudanças assim. A história simplesmente se repete, só que de uma forma diferente para atrair a nova geração.

    A TOEI sabe o que faz e ela não acabou com o trabalho de Kurumada. Não acho que ele entregaria Saint Seiya na mão de qualquer um. A TOEI é conhecida pelo clássico Precure, que teve sua primeira série em 2004 e agora em 2012 já conta com a nona. Fora outros animes bem conhecidos, como Digimon, que também continua com novas temporadas.

    Eu boto fé que Saint Seiya Omega vai fazer muito sucesso e mudar a cabeça de muita gente ^^

    Recomendo a leitura desta materia no ChuNan!: http://chuvadenanquim.wordpress.com/2012/03/31/primeiras-impressoes-saint-seiya-omega/

    =*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, ao nível do Digimon, como você mesma citou, Bayblade e afins pode ser um bom desenho, para quem gosta. Mas definitivamente não devia se chamar Cavaleiros pois é absolutamente comercial como os desenhos citados anteriormente. A toei é extremamente comercial e busca o lucro como qualquer empresa, pensar que o Kurumada não entregaria a história na mão de qualquer um, eu não sei não. Não sei se você conhece o Tom Clancy, o famoso autor Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos, Rainbow Six também vendeu o nome dele para produtora de games Ubisoft para que pudesse vincular jogos em seu nome como Hawx etc.
      Mas não ligo pra esse papos de lucros ou vendidos e tal, se a história for boa é o que interessa. Mas faltou complexidade, roteiro decente, diálogos construtivos e um bom gráfico. Para mim não basta ser somente divertido.
      Não tenho olhos e nem o pensamento estupido que citou, aprecio animes modernos e julgo a todos da mesma forma. Olhei para a nova série como se estivesse assistindo um anime totalmente novo, e ainda não encontrei um motivo sequer para continuar assistindo, infelizmente.
      Obrigada pelo comentário!
      =*

      Excluir
  4. Irei assistir porque sou fã, mas sei que o foco é dinheiro.

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir
  5. Também sou da turma que assistia Cavaleiros nos anos 90. Bons tempos!

    O que me broxa nessa "nova versão", digamos assim, é que parece que foi feita exclusivamente com a ambição de ganhar a garotada como Pokemon e afins. Pra ganhar dinheiro mesmo. A versão original era mais autentica, mais madura e dramática...imagina só, carregar as armaduras naquelas caixas enormes. Tinha que ser muito macho, tinha que ter a maior moral! AHAUHAUHAUAHUAHUA

    Agora tem "pedrinha mágica transformadora". Pooo! Mas o que é isso?

    E essa amazona nova claramente nas influencias de "shoujo girls". Quase uma Sakura Card Captor! hahahaa

    É legal até, mas não me interessa muito.

    ResponderExcluir
  6. Olha, também comecei já olhando torto e fazendo milhões de comparações com a série antiga. Mas por incrível que pareça, estou gostando.
    Acho que dizer que a série antiga era mais "madura" é um pouco forçar a barra, ainda mais se pensarmos que assistimos isso quando éramos crianças ou entrando na adolescência. Sério, pegue Cavaleiros dos Zodíaco original e assista alguns pedaços hoje em dia e você vai notar a quantidade monstra de furos na história que há. As vezes, a nossa memória nostálgica é mais "bonita" que a realidade.
    Quanto ao Kurumada não fazer parte desta nova "saga", faz falta realmente, pois ele ia dar mais pitacos e fazer a história mais baseada na original, mas aposto que ele deve estar enchendo os bolsos de dindin, já que a história e os direitos ainda são dele.
    Estava até conversando com meu namorado sobre essa série nova. Os "furos" que vi em comparação com a antiga são: essa transformação saindo de cristais que tem uma vibe muito shojo pro meu gosto; estes "elementos" que agora tem a ver com o cosmo que parece que quer pegar carona com Naruto; também o design das armaduras que está muito pobre em relação as antigas, que tinha muitos detalhes e realmente pareciam de metal, diferente destas atuais que parecem de lycra; e a completa falta de sangue.
    Tirando "só" tudo isso, a série está com uma historinha OK e que se repetia desde o antigo: vamos salvar Athena. O design de personagem, se for pensar, está mais de acordo com a idade que eles tem, 13/14 anos, sendo que o antigo eles pareciam muito mais adultos e velhos.
    A série está boa, ainda não me decepcionou por completo e mesmo com todas as mudanças, está cativante.
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, eu não assisti a essa série pensando nas comparações até pq já tinha lido em sites sobre elas e não foi surpresa. Mas achei válido citar aqui, pras pessoas não se assustarem, rs.
      Então, eu assisti cavaleiros no fim da minha adolescencia, não sou tão novinha assim =/, e definitivamente era sim muito mais maduro do que essa nova série. Maduro no sentido de ter excesso de lágrimas, sangue e raríssimos momentos de descontração.
      Quanto aos furos, concordo plenamente, lembro que ficava puta com fatos que eram acrescentados ou retirados da historia sem explicação alguma.
      Mas por mais que eu me esforce a olhar todos os lados da história, sobre o Omega ainda não encontrei motivos pra continuar assistindo.

      Excluir
  7. Porra cancelaram Lost Canvas? Mas como ninguém soube? Já faltavam apenas uns 25 episódios! Você está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim foi cancelado em março desse ano porque não fez o sucesso esperado no japão;

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...