3 Macross (Guerra das Galáxias)



Olá Pessoas! 

Hoje vou falar de um dos animes que mais marcou o fim da minha infância, The Super Dimension Fortress Macross. 


Aqui no Brasil Macross com o título de Guerra das Galáxias, foi exibido pela primeira vez na Record, depois na Cultura e sua última exibição foi na CNT/Gazeta no programa do Hugo. Vocês lembram daquele programa que era um jogo de videogame que o controle era o seu telefone? Pois é, lá mesmo! 

Mas creio que a maioria deve se recordar da série através da Globo que exibia no Xou da Xuxa um compilado chamado Robotech. Robotech era a junção do seriado Macross com mais dois animes não muito importantes mas que tinham mais ou menos a mesma temática, para quem já assistiu a série original de Macross, era ultrajante ver que os americanos fizeram aquele trabalho. Mas enfim, foi um enorme sucesso! 

Além disso na extinta TV Manchete foi exibido o OVA do seriado “Macross: A Batalha Final”, o canal desmembrou o filme e exibiu em cinco episódios. 

Macross nasceu em 1982 do trabalho em conjunto do Estúdio Nue e da produtora Uizu Corporation no final dos anos 70. 

A série conta com apenas 36 episódios e foi um fenômeno de audiência no Japão, que acabou gerando várias outras versões de Macross, algumas muito boas e outras nem tanto. 


A história de Macross tem início em 1999 quando uma nave alienígena cai na Terra. O governo temendo um possível ataque alienígena, resolveu estudar e aprimorar a sua tecnologia. Colocando aquela enorme nave em funcionamento. 


Em 2009, com a nave totalmente reestruturada, o povo da Terra prepara uma festa em comemoração. É quando aparecem os Zentraedi, que foram atraídos pela nave alienígena e então começam um massivo ataque à Terra, que acaba indo parar nos confins do espaço. 


Em meio a batalha o jovem piloto Hikaru, amigo ou irmão (depende da tradução) do Capitão Roy Foker, o mais importante e habilidoso piloto da Macross tem contato pela primeira vez com a aspirante a cantora Lynn Minmay e a Tenente Misa Hayase, que tem presenças marcantes na história.


Por um acidente, durante um ataque a Macross e uma cidade próxima são transportados para os confins do sistema solar. Enquanto tentam regressar para a Terra, a Macross reestrutura em seu interior, uma cidade bem moderna com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes e vão vivendo suas vidas mesmo com os ataques dos Zentraedi sendo cada vez mais frequentes. 



Os episódios são bem intensos, embora a tecnologia da época e os traços não fossem dos melhores, um roteiro bem estruturado e originalidade do projeto na época superaram isso. 


As batalhas eram bem impressionantes e dinâmicas e apesar de ser um anime, não tem aquela temática infantil e comercial tão comum nos animes que surgiram mais recentemente no Japão. Macross aborda temas como a morte de vários pilotos durante a guerra, relacionamentos amorosos complicados e uma estranha relação entre humanos e alienígenas muitas vezes com uma linguagem com tom curioso e melancólico. 


Guerra das Galáxias, foi sucesso no mundo todo com sua mistura de drama de guerra e romance com ficção científica com direito a naves que viram robôs em uma das histórias mais cativantes que tive oportunidade de assistir. 

Recomendo! 

E você se lembra? 

Fique com a abertura:




3 comentários :

  1. Via esse desenho com meu irmão mais velho, nem lembrava o nome. Muito bom saber, vou baixar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Beauty Rock © - Todos os direitos reservados. Design por Adália Sá . Tecnologia do Blogger