30 abril 2013

Joana D'Arc de Luc Besson



Olá Pessoas,

Hoje vou falar de um filme que mostra um pouco da emocionante história da heroína da França, Joana D'Arc.



Elenco:

Milla Jovovich como Joana D'Arc
John Malkovich como Charles VII
Dustin Hoffman como A Consciência
Faye Dunaway como Yolanda D'Aragon
Desmond Harrington como Aulon
Tchéky Karyo como Dunois
Vincent Cassel como Gilles de Rais

Joana era uma menina da cidade de Domrémy na França, ainda muito jovem despertou uma religiosidade impressionante que a obrigava a confessar seus pecados na igreja diariamente.
















Um dia retornando da Igreja, Joana caminhava pelos campos quando teve sua primeira visão e ao seu lado surge uma espada. Ela voltou para casa carregando aquela espada, e viu que sua vila havia sido invadida por ingleses. Ela entrou em casa, encontrou sua irmã que para defendê-la acabou se sacrificando. Joana viu sua irmã sendo morta e estuprada sem poder reagir.

Deste momento em diante, Joana se apegou ainda mais em sua fé e na ideia de que Deus tinha um plano para ela.



A França se encontrava em meio à Guerra dos Cem Anos, e após o Tratado de Troyes ficou declarado que se o Rei da França viesse a morrer, a nação pertenceria aos ingleses. 

Por fim, após a morte de dois Reis a França se encontrava em uma situação muito complicada, porque o único que poderia assumir o trono diretamente ainda era muito jovem. O delfim da França não deseja entregar o trono para uma criança. Vendo a situação, a Inglaterra começa a tomar a França e já tinha em seu poder Compiègne, Reims e Paris.
















Pelas terras francesas, histórias de Joana conhecida como a "Virgem de Lorraine" se alastravam com rapidez e chegaram aos ouvidos do Delfim.



Joana afirmava ser uma mensageira de Deus e que se lhe dessem um exército ela expulsaria os ingleses e daria a coroa ao delfim da França. Após alguns obstáculos já que a jovem sustentava suas afirmações baseadas em visões e mostrava um fanatismo em sua fé que para muitos beirava a loucura.Joana conseguiu o seu exército dado o grau de desespero que a França se encontrava. 








A Virgem de Lorraine contrariando a posição das mulheres da época, abandonou os vestidos, vestiu uma armadura, montou em seu cavalo empunhando um estandarte e seguiu rumo à vitória da França. 


Os franceses passaram a crer que Joana D'Arc era uma santa e a seguiriam cegamente, o que trouxe problemas para o futuro de Joana.


O filme de 1999, foi feito em conjunto entre a França e os EUA, e deu um olhar muito interessante para a fé de Joana D'Arc. A participação Dustin Hoffman falando na mente de Joana é ótima! A produção foi muito boa realmente, Milla Jovovich é muito convincente e envolvente em seu personagem.

Para quem ainda não assistiu, recomendo!


Fique com o trailer:



Um comentário:

  1. Gosto de assistir que contam 'história'. Gostaria de assistir esse.

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...