01 outubro 2013

Mudança Capilar: Do Vermelho ao Roxo



E aí, queridas?

Recentemente fiz uma mudança radical na cor do meu cabelo e vim contar hoje minha experiência pra vocês!



Como algumas leitoras devem se recordar, mantive madeixas vermelhas por muito tempo, 4 anos para ser exata.

Já contei minha saga vermelha por aqui, clique aqui pra ver!

Passei por todos os tons possíveis de vermelho: claro, escuro, alaranjado, rosado, magenta, acaju, puro, neon...
Usei vários tipos de tinturas também, das com amônia, tonalizantes e a parceira anilina, barata e funcional.
Sempre mantive meus cabelos bem cuidados, mas este monte de mudanças de cores acabaram deixando-o um pouco manchado, e no final, a cor durava bonita por pouco mais de 3 lavagens no cabelo. Vermelho é uma cor que desbota muito!
Era uma rotina árdua de cuidados. Banhos de brilho muito frequentes, hidratações, raiz por fazer em pouco tempo... Sem contar o gasto financeiro, que era bastante considerável.
Como já havia passado por todos os vermelhos desejáveis e realizei todos os meus sonhos "ruivos", com uma certa dor no coração, decidi mudar.



Não contei pra quase ninguém sobre a mudança, e pra quase todo mundo que contei, ouvi como resposta: "Ah, mas seu vermelho é tão bonito..."
Mas já havia pensado muito sobre o assunto e estava realmente cansativo manter o vermelhão.
Parti para pesquisar sobre a minha segunda cor preferida, que é o roxo!

Decidi usar violeta genciana para colorir os fios, pois tudo o que e li indicava que o preço valia os resultados e que tintas tonalizantes sem amônia tinham o mesmo efeito, porém, bem mais caras.

É difícil escrever sobre isso pra vocês, porque todos os meus resultados com roxo foram conseguidos bem na base da tentativa rápida, não pensei muito pra fazer. Porém, hoje me arrependo disso.
Antes de passar a VG, não descolori o vermelho, apenas usei shampoo anti-resíduos por uns dias para que desbotasse bem. 
Hoje penso que deveria ter feito antes um soap cap (processo de descoloração mais leve sobre o qual já falei aqui [Link]), para me livrar melhor dos pigmentos vermelhos. Em breve vou explicar o porquê.

Passei na farmácia e comprei 2 vidros de violeta genciana e fiz da mesma maneira que todo mundo que usa faz, processo igual ao do uso da anilina de madeira: misturei violeta genciana em creme branco e passei por cima do vermelho.

Aliás, ainda uso desta maneira para retocar a cor.
Difícil falar em quantidades, isso varia de acordo com o tamanho do seu cabelo. A quantidade de creme deve ser suficiente para cobrir bem todos os fios. O meu está na cintura, e uso tais quantidades:



Notem que na foto é possível ver "bolhas" na VG. É oléo de amêndoas puro e Bepantol líquido, que adiciono sempre na mistura quando vou pintar o cabelo, ajuda a mantê-lo saudável!
Também dá pra ver que no cantinho há uma "pocinha" azul. É anilina azul-pavão, que uso pra deixar o tom do roxo um pouco mais azulado, pois é assim que eu gosto. Ela não é necessária se você quer um cabelo violeta mais puro.

Misturo bem para que os "ingredientes" incorporem bem e fica assim:


O creme a ser utilizado pode ser qualquer um de sua preferência, desde que seja branco. Eu prefiro estes de pote grande, que duram bastante e rendem bem, já que uso com bastante frequência.

No momento estou usando o Novex Óleo de Ojon, mas não o comprarei de novo, não vi efeito positivo algum no meu cabelo com ele, então uso-o apenas para a mistura com VG.

Já usei outra marca de violeta genciana, mas esta da Bioquímica foi a melhor até hoje:



Da primeira vez que pintei (por cima do vermelho), ficou assim:




Um desastre, né?

Como já dito, na intenção de poupar o cabelo de maiores danos com a descoloração, não fiz soap cap.
O cabelo estava lotado de pigmento vermelho irregularmente, no que resultou um roxo meio fraco e cheio de manchas avermelhadas.
Fiquei bem chateada na hora, quase descolori e voltei para o vermelho. Mas como não gosto de desistir, insisti no roxo.

Isto aconteceu a 4 meses, e com o tempo, fui reforçando quinzenalmente o roxo com a VG, e nisso o vermelho foi saindo naturalmente com as lavagens, bem aos pouquinhos e dando espaço para o um roxo escuro e bonito. A anilina azul (que anula a cor vermelha) também ajudou no processo, e hoje em dia restam pouquíssimas manchas que aparecem quando o cabelo vai desbotando.

O começo foi meio estranho, creio que poderia ter sido feito de outra maneira, mas... Talvez tenha sido melhor assim, pois processos de descoloração sempre prejudicam o cabelo. Da outra vez que fiz o soap cap meu cabelo se recuperou, mas nunca sabemos como ele pode ficar depois disso, né? Bem possível que teria se recuperado novamente, mas na época preferi não arriscar.

Resumindo: gostei muito da mudança e não me arrependo nem um pouco!
Apesar do início conturbado, o roxo me conquistou por completo.
Gostei muito do visual e muita gente também aprovou. Ainda ouço hoje em dia a tão dita frase: "Gostei mais de você de roxo!"
Deu um ar mais "sério" ao meu visual e me deixou ainda mais pálida, acredito. Combinou comigo!

E a maior vantagem de todas foi a manutenção bem mais simples em relação ao vermelho.
A cor desbota bem menos, e diferente do vermelho (que desbotava corzinha de água de salsicha), o roxo escuro vai ficando roxo claro, que também é bastante bonito). Portanto, os banhos de brilho são bem menos frequentes.
Outra vantagem é a raiz. 
Tenho um enorme preconceito com raiz por fazer, tanto que detesto este tal ombré hair que está na moda. Com o vermelho, raiz bem micro já gritava no meu cabelo, que naturalmente é castanho claro. 
Já com o roxo, a raiz demora bem mais para aparecer, e vou contar um segredo pra vocês: Desde quando passei pro roxão, a primeira vez em que fiz a raiz de todo o cabelo foi ontem. Até então, estava batendo descolorante apenas na divisão da cabeça e nas "bordas" do cabelo, onde a raiz aparece mais. 
Para quem estava acostumada a fazer a raiz de todo o cabelo 1 vez por mês, isso é simplesmente como estar de férias!
A descoloração pura do cabelo estraga mais do que tintas com amônia, mas bons cuidados diários, óleos vegetais puros e o milagroso Glicopan dão conta do recado.
Fui numa cabeleireira de confiança para me ajudar na descoloração, pois é difícil enxergar a raiz da parte de trás da cabeça.

Vale a pena relembrar: cuidado ao descolorir o cabelo! Pesquise muito antes de fazê-lo ou procure ajuda de um bom profissional, e esteja preparada para manter os cabelos saudáveis posteriormente. A Laís já mostrou aqui no blog como ela descolore o cabelo em casa [Link]
A única desvantagem que encontrei em relação a vermelho é a meleca que faz. A tal da VG mancha bastante a pele e o banheiro, mas nada que não saia com álcool, sabão e água. 
De qualquer forma, valeu a pena!



E aí meninas, gostaram da minha mudança?

Comentem sobre suas mudanças capilares radicais, se já as tiveram!

Enviem dúvidas também, se estas surgirem.

Beijos!

45 comentários:

  1. ADOREI! DEU ATÉ SAUDADE DO MEU CABELO ROXINHO ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei ao cubo, sempre quis ter cabelo dessa cor!! ):
    Inveja branca de ti, porque sempre passo pretão no cabelo e só de pensar em descoloração ele já quebra todinho uehueeuheh
    Como tenho muito apego ao comprimento do meu cabelo (me acho muito feia de cabelo curto, e pareço mais gorda também), prefiro deixar do jeito que tá. ):

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ficou realmente muito bonito o seu cabelo, como eu estou pensando em pintar o meu cabelo de roxo, com certeza esse post me ajudou bastante, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. tbem amoooo cabelo vermelhão e o seu tava mto lindo *--* *--* faz algum tempo que eu tava pensando em colorir de roxo e uma amiga me indicou a VG, mas eu ainda fico um pouco com medo, porque meu cabelo é bem fininho; fui na cabeleireira uma vez e ela disse que se eu descolorir,o cabelo pode quebrar bastante. Agora fico em dúvida tbem porque me disseram que a VG resseca bastante o cabelo e toda vez que lava o cabelo ela sai um pouco ç.ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VG sai um pouco sim a cada lavagem, mas toda fantasia é assim xD
      Porém demora um bocado pra sair e ele vai desbotando pra lilás, não fica feio!

      Excluir
    2. Bom, toda vez que vc pinta com VG ele vai saindo como qualquer tinta. O meu cabelo não resseca, eu mantenho meu cabelo Pink, porém uso Anilina e o VG no creme de hidratação branco, e sai sempre a cor como o desejado.

      Excluir
    3. não resseca nd até meu kbelo que é cacheado tem que ta hidratando td hr pra fika bonito não resseco... e ela demora umas 2 semanas p sair tu pode ver bastante tinta caindo no chao mas é só o excesso que sai nem se preucupe e é bobagem que tem que descolorir p pinta pq n preto n pega, pega sim o meu é bem preto é só vc passa e deixa quasse 2 hrs e dps passa dnv e deixa 1 hr e meia por ae que pega bem tenta p vc ver bj

      Excluir
  5. Achei que vc ficou bem mais bonita, deu uma bela realçada no seu rosto :)

    ResponderExcluir
  6. Meniiina que susto quando vi a foto meio roxo meio vermelho, pensei a mesma coisa "Que desastre" kkkkkkk. Mas sem dúvida que o resultado final ficou muito bom!! Aprovado!

    Beijão da Pretinha

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Amei a nova cor! Mas o vermelho também era lindo.
    O álcool da violeta não resseca seu cabelo não? Tem um truquezinho, que eu não sei se interfere na cor e fixação, que é colocar no potinho onde você vai fazer a mistura apenas a violeta que você vai usar e ficar fazendo movimentos circulares com o pote até o álcool evaporar, a violeta vai ficar sequinha no fundo e depois é só colocar o creme e o que você usa por cima e misturar. Deve dar certo com o álcool que você usa para dissolver a anilina também. :)
    Que dá certo eu sei, mas não sei se interfere na fixação e como eu disse na cor.
    Se rolar é bom né, qualquer agressão a menos pro cabelo é lucro. =D
    Amei o post!

    Bju bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça!
      Eu já tinha ouvido falar dessa dica, mas nunca testei porque sempre me esqueço D: Mas vou fazer da próxima vez e falo se deu certo!
      Obrigada, beibe, volte sempre! :D

      Excluir
  8. Muito lindo seu cabelo *-* mais acho que eu não teria coragem de pintar de roxo,eu ficaria no vermelho mesmo rs

    Emily Jacky

    ResponderExcluir
  9. Ficou perfeitoo *-----* Meu Deus apaixonei!!!!! kkkk
    Bjss
    http://blog-littleb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a cor, ficou muito boa e realçou bem o rosto :)
    só senti falta de um pouquinho de cor nas sobrancelhas, se vc escurecesse um pouquinho mas bem pouquinho ia ficar mais expressiva e bonita ainda ^^
    curti o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça!
      Eu tenho sobrancelhas beeeeeem fininhas e loirinhas, e nenhuma habilidade com lápis para desenhá-las =( rs...
      Obrigada pela dica!

      Excluir
  11. Oii!
    Eu tbm tinha o cabelo vermelhão, dai decidi jogar o azul (Anelina) por cima... Maas, na primeira vez ele ficou um azul bem escuro, quase preto, e a raiz ficou vermelha ;-; Dps de mais uns tempos jogando a Anelina azul, ela já pega "melhor", mas ainda fica uma mistura de roxo com azul, (o azul fica mais nas pontas onde já foi descolorido um dia) desbota muito rápido, e minha raiz (onde tinha ficado vermelho ainda) fica verde e desbota para o loiro na primeira lavagem ;-;
    Tem alguma dica para me ajudar? Até gosto da mistura de azul com roxo, mas está desbotando rápido demais e a raiz, pior ainda. Outra coisa é que o azul sempre fica muito escuro. Algum Help pra mim? :/
    P.S. meu cabelo não aguenta descolorante, ele fica totalmente destruído (parecendo um elástico) depois de um tempo, como já está nas pontas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi beibe!
      Me desculpe, mas não consigo pensar em outra solução que não seja descoloração, um um grande período de tempo sem pintar para o cabelo "desafogar" de tintura :S...

      Excluir
  12. Míris, ficou lindoooo!! Amei o tom mais puxado pro azul *-*
    Queria tirar uma dúvida... Usei Glicopan e o efeito imediato foi maravilhoso, mas depois de um tempo senti o cabelo meio rígido (acho que tive uma leve vitaminose), como você faz para controlar isso? Também queria experimentar o Bepantol porque ouvi que ele ajuda não só na hidratação mas também na maciez e brilho... Eles dois podem ser usados juntos? Sei que com Monovin A não pode, mas e o Bepantol sozinho com Glicopan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Que bom que gostou da mudança! :D
      Hmm para controlar vitaminose é só diminuir o uso, espaçar mais e ficar um tempo sem o Glicopan =)
      E pode usar o Bepantol sem dó, junto com Glicopan ou com qualquer coisa! Sempre vai te fazer bem ;)!

      Excluir
  13. Quanto tempo vocês deixaram agir no cabelo??? Fiz no meu mais não alterou em nada a cor do cabelo, inclusive continuo com partes mais claras (cor do cabelo, é castanho médio, com parte claras)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu cabelo não mudará nada com anilina se não estiver descolorido!

      Excluir
  14. Em 2008, eu tinha o cabelo vermelho e descolori só as pontas pra pintar de roxo. Ficou lindo. (Ainda fiquei com o vermelho e pontas laranjas por 1 semana, pq também ficou bonito) Quando fui descolorir o vermelho completamente, nao fiz soap cap também. Ele ficou bem laranjão. Dei um banho de brilho de um louro acobreado, acho, e ficou um laranja bem suave. Depois que desbotou, apliquei o roxo com vg e creme de hidratação, apenas e ficou um roxo liiiiiiiiiiindo <3 Eu amava aquele cabelo. :D O seu tá bem bonito também. :)
    :****

    ResponderExcluir
  15. Ficou linda a cor!
    Agora me tire uma duvida, por favor.. Meu cabelo tbm era vermelhão! e eu meti a Anelina azul em cima... na primeira vez ficou quase preto e na raiz continuou vermelho.. agora ele ta uma mistura de varias cores, principalmente quando vai desbotando... A raiz fica verde quando eu pinto e desbota pra um loiro na primeira lavagem! Como eu faço pra cor fixar na raiz?? D: E fazer o azul pegar melhor, sem ficar muito escuro na parte de baixo? Não queria descolorir o cabelo, pois já fiz isso e ele não aguenta... Alguma dica? Vi soap cap ha uns dias, vou fazer... ajudaria, né?

    ResponderExcluir
  16. Help me!! Acabei de passar anilina de madeira roxa no meu cabelo vermelho alaranjado (tava bem clarinho,quase loiro) Enfim... ficou preto! Pqq?? Eu não entendi, aqui em casa eu tenho anilina azul tbm. O que eu faço?? Escureceu demais

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Quando a raiz cresce, você descolore pra pintar com vg?

    ResponderExcluir
  19. Míris Borges, adorei a cor do seu cabelo, tanto o vermelho quanto o roxo! São cores ótimas e eu teria dó de tirar o vermelho que é uma cor maravilhosa e cai mt bem!
    Mas, hoje eu tenho vontade pintar de roxo, nesse mesmo tom que você, eu gostaria de saber se em cabelo sem tinta a coloração pega, porque eu nunca descolori o cabelo e sei que danifica demais. Meu cabelo é castanho natural, nem claro nem escuro e eu tenho medo de manchar também. É um problema! Só que queria mudar radicalmente, já tingi de vermelho, pintei algumas partes e hoje eu queria algo diferente. Pode me ajudar? ^^
    Até,
    Stefanie O.

    ResponderExcluir
  20. adorei seu cabelo roxo sera se colocar em um virgem fica bom?

    ResponderExcluir
  21. MÍRISSSSS Te achei de novo Saudadeeeee
    Vou aroxear também. Hauhauha <3
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  22. Meu cabelo ta vermelho meio rosa
    Queria passar magenta,passo por cima do vermelho ou descoloro primeiro?

    ResponderExcluir
  23. Irei fazer essa mudança em 1 semana sera q consigo ?

    ResponderExcluir
  24. Meu cabelo era vermelho e botei o preto com o roxo nas pontas voce acha que quando desbotar vai ficar laranja ainda ?

    ResponderExcluir
  25. Fiz e deu super certo ... Já tinha o cabelo vermelho pintava de 15 e 15 dias com intencificador.... Esperei desbota e fiz o procedimento fikou mto legal .... Mais opte por um roxo mais escuro ...

    ResponderExcluir
  26. Eu pintei meu cabelo com vermelho 6.0, ja desbotou e minha raiz esta natural, castanho escuro, será que pega?

    ResponderExcluir
  27. Amei seu cabelo..........Meu cabelo é vermelhão e eu queria passar roxo .
    Mais vi na tabela de colorimetria que eu tenho que passar o azul em cima do vermelho pra dar roxo.
    mais tenho medo de manchar ... Será que se eu passar tonalizante azul pega ?

    ResponderExcluir
  28. Menina, passei VG no meu cabelo ruivo e o bichinho ficou castanho!! ��
    To lavando todo dia pra desbotar logo é não precisar decapar... Será que foi a marca da VG que não é boa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também ficou assim. Mas fiz apenas em uma mecha pra ver como ficar. É realmente ficou castanho. Porém como uso cabelo fogo 🔥, que é vermelho, laranja e Amarelo, percebi que a violeta pegou mais onde a cor estava mais clara, já em cima onde estava vermelho escuro, ficou marrom! Talvez seja o tom do vermelho que muda o resultado.

      Excluir
  29. meu cabelo era vermelho usei vg e nao ficou roxo do jeito que eu quero como eu faço..

    ResponderExcluir
  30. Confesso que gostei quando estava manchado. Ficou duas cores, acho lindo quando o cabelo tem mais de uma cor. Estou dando um tempo no meu, mas já estou pensando na cor que futuramente vou pintar. �� Depois que comecei, viciei!

    ResponderExcluir
  31. Pessoalmente amei a mistura do vermelho com o roxo da primeira foto. Queria conseguir esse resultado *o*

    ResponderExcluir
  32. Encontrei seu blog através de pesquisas no google de como passar do vermelho para o roxo. Adorei suas dicas,postarei o resultado em breve, obrigada por compartilhar!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. vc acertou em cheio nesse roxo!Ficou massa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...