10 abril 2014

Castelo de Bran - O Castelo do Drácula



O lendário Bran Castle está localizado na Romênia, mais especificamente na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia. 

Conhecido por todos como o "Castelo do Drácula", ele foi promovido como a residência da personagem que dá título ao romance Drácula do irlandês Bram Stoker, obra que conduziu à persistência do mito de que este castelo era a casa do Príncipe Vlad Tepes, príncipe da Romênia.

O mito é que o príncipe Vlad, teria morado no castelo por uma única noite e utilizou este castelo com fins militares durante o seu reinado no século XV. A associação a este governante, aliada às suas torres pontiagudas e à sua localização remota, tem rendido fama ao castelo.

Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros, mas nunca esteve em Bram Castle. Vlad III foi a maior inspiração de Stoker para seu personagem Drácula pois o pai de Vlad III, Vlad II, era membro de uma sociedade cristã romana chamada Ordem do Dragão. Por isso Vlad II era chamado de Dracul (dragão), e, por conseqüência, seu filho passou a ser chamado Draculea (filho do dragão). A palavra “dracul”, entretanto, possuía um segundo significado demoníaco que foi aplicado aos membros da família Draculea por seus inimigos. Vlad III era conhecido por sua perversidade e crueldade. Certa vez, dois súditos se esqueceram de tirar o chapéu para reverenciar sua chegada e, por causa disso, Vlad mandou pregar o chapéu em suas cabeças. 



Atualmente, o castelo funciona como um museu de artes medievais, que 450 mil pessoas visitam todos os anos. Construído sobre uma pedra de 60 m de altura, o castelo tem 57 quartos, um pátio e diversas passagens subterrâneas. 

Os turistas podem ver o interior em visitas livres ou guiadas. Ao fundo da colina situa-se um pequeno parque museu ao ar livre, o qual exibe estruturas camponesas tradicionais da Romênia, como cabanas e celeiros, representando todo o país. É uma estrutura realmente impressionante!









4 comentários:

  1. O cenário é realmente interessante e bonito. Me lembra quando li Drácula e o cenário que envolvia a história.Achei o primeiro capitulo incrível . Acredito que se eu for ai um dia ,minha imaginação vai a mil.

    ResponderExcluir
  2. Que cenário lindo! É o tipo de lugar que eu moraria com facilidade (ok, não precisa ser tão grande assim) Adoro esse "clima" misterioso e sombrio. E imagina só, que lugar perfeito pra sessões de fotos com essa temática, não? :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoraria conhecer este lugar maravilhoso e sem dúvida seria inesquecível!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...