08 maio 2014

Vinagre de Maçã Ajuda a Emagrecer?



Ao fazer essa pergunta, a maioria das pessoas responderiam mais ou menos assim:

- Claro que não! Está louca? Vai acabar arrumando uma úlcera ou uma gastrite.

Realmente a primeira ideia das pessoas é essa, de que a acidez do vinagre vai corroer o seu estômago. 

Mas poucas pessoas conhecem o poder do vinagre.

Nós já falamos aqui no Beauty Rock, sobre o uso do vinagre para selar as cutículas do cabelo após processos químicos.  Ele é excelente nesse quesito [Link]

Mas agora vamos falar de seus efeitos benéficos para a saúde.

Existe um ditado popular entre os médicos que diz que “comer uma maçã por dia mantem o médico longe”. Isso se traduz pelo alto poder nutritivo dessa fruta, que pode ser consumida das mais variadas formas, inclusive como vinagre, que se popularizou entre as pessoas que querem emagrecer um pouco mais rápido.

O vinagre de maçã possui mais substâncias benéficas do que os demais vinagres. O alimento conta com ácido acético, enzimas, catequinas e quercetinas, que são antioxidantes, traços de fibra solúvel, betacaroteno e minerais, especialmente o potássio. Ele também tem vitaminas C, E, A, B1, B2 e B6 e minerais como selênio, manganês, cobre, zinco, sódio, fósforo, magnésio e ferro. O vinagre tem pouquíssimas calorias, não tem sódio e nem conservantes.

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão. 

Pode ser um importante auxiliar em problemas como diabetes, obesidade e hipertensão. Ele diminui a sensibilidade da insulina, reduzindo a taxa de açúcar no sangue e amenizando o efeito do diabetes. É rico em pectina, que tem o poder de diminuir o colesterol e ainda recupera a produção das enzimas digestivas. A alta concentração de potássio, equilibra o sódio e ameniza as causas da hipertensão.

Mas e o Emagrecimento?

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acompanhou 30 voluntários durante 30 dias. Metade do grupo tomava uma colher (sopa) de vinagre antes do almoço e outra antes do jantar, a outra metade do grupo não fez uso da substância. 

Após um mês, os voluntários que ingeriram vinagre emagreceram, em média, 2 quilos, sem mudar nada na alimentação.

Outro estudo recente, publicado no Journal of Food and Chemistry, também dos Estados Unidos, descobriu que tomar duas colheres de vinagre diluído em água antes das principais refeições ajudou a reduzir índices de gordura corporal, os níveis de triglicérides no sangue e até a circunferência abdominal. “O vinagre ajuda a regular os genes que controlam a eliminação de gordura pelo organismo, evitando que ela se acumule”, explica Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).


Este benefício ocorre porque o vinagre de maçã é fermentado e rico em enzimas, assim o alimento fica menos tempo retido no estômago e inclusive pode gerar uma melhora na azia e no refluxo. 

Além que o ácido acético do vinagre é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso.


Como Utilizar? 

Os especialistas recomendam consumir de uma a duas colheres de vinagre de maçã por dia. 

Você pode adicionar o vinagre em sua salada, ou diluir em água ou suco.

A forma mais utilizada é diluir 1 colher de vinagre de maçã em um pouco de água e tomar antes do almoço e do jantar. 

Não deve consumi-lo puro.

Mas tenha cautela! Nada em excesso faz bem. Não ultrapasse três colheres diárias. 

Lembramos que em excesso, o vinagre de maçã pode resultar em alguns efeitos secundários como hipocalemia (níveis baixos de potássio) e osteoporose. O excesso pode agredir a mucosa do estômago, causando irritações, sensação de queimação ou mesmo problemas gástricos. A acidez do tempero pode sim gerar grandes problemas. Porém, eles só ocorrem quando o vinagre é consumido em quantidades imensas, como uma garrafa inteira em poucos dias.

Experiência pessoal:

Descobri esse processo com uma amiga, o marido dela é ortomolecular e ela comentou comigo que já havia adotado o vinagre de maçã na sua alimentação há quase um ano e que os resultados foram excelentes. Que ela fazia exercícios leves duas vezes por semana, com uma alimentação normal sem qualquer dieta e o auxílio do vinagre, e nos primeiros meses ela estava perdendo uma média de três quilos ao mês.

Quando pesquisei sobre o assunto, achei muito material e inúmeras experiências positivas de pessoas que obtiveram muito resultado com o vinagre de maçã. Acabei me interessando já que estava tendo azia e minha digestão não estava das melhores, fora que apresento um quadro positivo para hipertensão. Não tenho interesse em emagrecer, por que não tenho tendência a engordar e meu peso é ideal para meu físico.

Sabendo das promessas para a saúde resolvi testar e utilizei diariamente uma colher de vinagre diluído em meio copo de água antes do jantar. Devido a meus horários, só podia consumir uma vez ao dia. E também, achei que podia acabar emagrecendo, então me preveni.

O que de certa forma é melhor. Por que o sabor do vinagre não é nenhum pouco agradável. Na verdade, sinto como se estivesse bebendo veneno. Apesar, que nunca bebi veneno, mas enfim...

Após uma semana, eu já não estava sentindo azia e em nenhum dia me senti mal. Já faço uso do vinagre de maçã há quatro meses e é perceptível que perdi um pouco de gordura abdominal. Sendo que não era do meu interesse emagrecer, mas digamos que dei uma secada de leve na capinha de gordura. Não senti muita diferença na balança, mas de frente pro espelho percebo que tive uma redução razoável. Meu marido também está consumindo e até o momento também está sendo positivo para ele.

Não chega a ser nada milagroso, mas é uma alternativa natural e que ainda pode ser benéfica para a saúde. Acaba sendo muito mais seguro do que muitos medicamentos e dietas loucas que vemos por aí. Não interessa se você está gordinha ou magrinha, o que importa é ter saúde, se cuidar e viver de forma saudável.

Achei muito interessante esses resultados tão próximos, e até mesmo a minha leve experiência e não poderia deixar de compartilhar com vocês.

3 comentários:

  1. Minha sogra usa vinagre faz tempo, diz que é uma maravilha, ela é diabética e tem presão alta também. Ela viu falando a respeita na Ana Maria Braga e espalha pra mulherada toda que está amando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla,
    Eu cheguei a tomar há uns dois anos atrás, achei mais ou menos o que você disse, ele dá uma secada boa e se você tiver fazendo exercicio melhor ainda.
    Mas o gosto é de matar, como tu disse é um veneno rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Gosto de vinagre na comida, diluído em água não me parece agradável. Mas achei interessante, pois não sabia que vinagre era bom dessa forma

    http://preguicaefome.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...