09 agosto 2010

Corset



O corset ou espartilho surgiu primeiramente no século XVI para ajudar a controlar as formas femininas das mulheres, ou seja, manter a silhueta, algumas mulheres os repudiavam , pois achavam que eram símbolo da opressão e submissão a qual as mulheres daquela época viviam . Mas era um artifício usado para enfatizar as formas curvilíneas da mulheres, e assim sobressaltar busto e quadris, assim a mulher ficaria muito mais atraente para os homens.

Apesar de sua criação como peça de vestuário só ter surgido na século XVI, a relatos que mostram que na Antiguidade e na Idade Média outros métodos mais arcaicos eram utilizados para modelar a forma dos corpo feminino como faixas de tecido para dar suporte ao busto e cintura. Já no século XIII e XIV as amarrações passaram para materiais mais rígidos os quais eram incorporados as próprias roupas, você tinha um espartilho junto a cada vestido, tudo para manter a forma esguia do corpo feminino.


Após essa separação pouco tempo se passou para que uma peça única feita exclusivamente para moldar o corpo, tornou-se realidade – era bem mais lógico do que reforçar todas as outras peças do guarda-roupa, além do custo, assim colocando a tensão do suporte nessa peça ajudaria também a estender a vida útil do vestido ou corpete.

No Brasil existem várias corsetmakers, cada uma com seu estilo de costura, modelos e tecidos. Pesquise bem e veja qual se adapta melhor com seu desejo, só não se esqueça de verificar se é corset mesmo porque existem muitas pessoas de má fé que chamam o top corpete de corset.  E este não vai ter nenhum efeito na redução de medidas.

3 comentários:

  1. É super lindo. Eu já tive um, mas faz muuuito tempo. Até queria comprar outro, mas como é meio caro, sempre vou deixando pra lá.
    Adoro os looks da Amy Lee (é esse o nome dela, né?).
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. sou apaixonada por espartilhos... aprendi a gostar por contra das cantores de Gothic metal/rock que eu adoroooooooooooooooooo... Sharon, Liv, Amy, Simone Simons...put´s...adoro rsrsrs

    http://agarotapsicose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. mt lindos!gothic metal perfeito.amei o post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...