24 novembro 2010

Seu cãozinho perde muito pelo? Será que é normal?



Como manter pele e pelo saudáveis 
- Dar banho no cão no máximo a cada 15 dias, para manter a camada de proteção da pele.
- Jamais deixar a pelagem úmida, porque isso favorece o surgimento de fungos e bactérias.
- Escovar diariamente não evita problemas de pele, mas deixa a pelagem bonita e ajuda no crescimento dos novos fios. Os nós, sim, facilitam a presença de parasitas de pele.

É normal perder pelos, especialmente durante a primavera e o outono, quando acontece a troca da pelagem.     Mas apesar de ser normal, você deve sim se preocupar com a queda, mas só quando ela for excessiva, se o bicho estiver com áreas totalmente carequinhas ou se houver coceira, bolinhas ou feridas na pele.
   
As causas podem ser Sarna, infecções de pele e distúrbios hormonais. Pode ser também alergia a picada de pulga, proteínas da ração, xampus humanos, itens de limpeza e perfumes. Produtos químicos em geral, além do risco de reações alérgicas, são uma tortura para o olfato dos bichos. Por fim, as feridas que se formam pela coceira favorecem infecções. 


Como tratar esses problemas?

- Infecções de pele requerem antibióticos, anti-inflamatórios e xampus específicos.
- A sarna tem controle mais difícil, pois fica no ambiente e passa para outros animais. Mas existem medicamentos para combatê-la - peça indicação ao veterinário.
- Se a queda de pelo foi causada por algum tipo de alergia alimentar, você resolve o problema trocando a ração por outro sabor ou por uma versão antialérgica.
- Para sensibilidade a pulgas, aposte no controle dessas praguinhas infernais na casa e no bicho. Só use produtos indicados pelo veterinário, para não correr o risco de intoxicação.

2 comentários:

  1. oi...muito bom o post...o meu cachorro perde bastante pelo mais nao tem falha e ele nem fica se coçando..eu o levei ao veterinario ele disse q por nao ter falha nao tem problema....
    té +

    ResponderExcluir
  2. Tenho um fox paulistinha que nao para de perder pelo e ele nao tem nada de falhas ou feridas nem se coça, mas não aguento mais tanto pelo pela casa o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...