03 fevereiro 2011

Menstrual Cup - O Adeus aos absorventes

     
Este é para as meninas que não suportam mais usar absorventes, seja ele interno ou externo, para isto fora inventado o Menstrual Cup, que ao contrário dos absorventes, ao invés de absorver os resíduos menstruais ele os coleta.

Como vocês viram na foto, ele é um copinho feito de um silicone medicinal bastante maleável e dobrável, que no dia do fluxo menstrual deve ser introduzido no fundo da vagina. O coletor pode ficar na vagina por até 12 hs, isto dependendo do fluxo, para fluxos mais fortes a média gira entre 3 e 5 hs. Na hora de descartá-lo você retira o coletor, puxando pela pontinha de silicone e descarta os resíduos, faça a higiene do coletor e introduza novamente. No final do ciclo você faz a limpeza total dele, fervendo em água e lavando-o com água oxigenada por exemplo, para desinfeta-lo. Deixa secar, guarda na bolsinha que acompanha o coletor, e espera até o próximo ciclo para utilizá-lo novamente.

Uma mulher gasta durante toda a sua vida uma média de 12000 absorventes, o Menstrual Cup tem uma vida útil de 10 anos. Algumas marcas recomendam troca anual ou a cada 5 anos, outras o anunciam com validade indeterminada, embora em geral a troca seja definida pela usuária. O custo inicial de um coletor é maior do que o dos absorventes tradicionais, mas este custo é dissolvido ao longo do tempo de uso.
    
Eles normalmente são encontrados em 2 tamanhos, e prometem não incomodar internamente, mas caso ele esteja mal colocado pode causar incômodos, cólicas e vazamentos. No Brasil ainda é novidade, por isso não é muito fácil encontrar à venda, mas se buscar no Google "Coletor Menstrual"  surgem alguns sites que vendem. Eu ainda não experimentei, mas já li as mais diversas opiniões e vocês usariam?

11 comentários:

  1. Adorei a ideia por ser super pratico, além de ambiental, pois não vai nada para o lixão demorar anos para se decompor né!! Mas por outro lado não sei se teria coragem, pois pelo que parece é meio desconfortável, assim como nunca tive coragem de usar absorventes internos, é estranho pensar que diariamente tem uma "coisa" dentro d vc... srrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei, mas já ouvi falarem maravilhas..e dizem que não é desconfortável não...
    E tem a vantagem de poder usar na praia, ou em qualquer lugar, estar menstruada não é mais motivo para deixar de viver né...
    Tô pensando em comprar sim...bem melhor do que aquelas "fraudas" que usamos
    hahhahhaha
    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. A única coisa que consegui pensar na hora foi: "ECA!" hahaha

    Eu prefiro absorvente mesmo, ou Ob... isso parece ser muito desconfortávels.

    :*

    ResponderExcluir
  4. Hum eu não sei o que pensar a respeito deste produto ... estou em duvida ... rss
    O jeito é testar e ver se realmente cumpre o que promete ....

    Agora é esperar chegar em todas as cidades rsss

    Bjokas
    *.*

    ResponderExcluir
  5. Eu uso e recomendo muitíssimo!!! No começo foi chato de me acostumar, mas depois nunca mais usei absorvente! Economizo dinheiro, o lixo do banheiro não fica fedido quando estou menstruada e ainda faço minha parte para proteger nosso planeta.

    ResponderExcluir
  6. é tão legal ler comentário de quem conhece o produto.

    Obrigado por comentar gente!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Misscup e super recomendo.
    Vale cada centavo investido!
    Comprei pela internet www.misscup.com.br
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  8. eu quero ver como lavar isso num banheiro público... por ex, se vc for no shopping e precisar "esvaziar" ele? ai complica neh XD

    ResponderExcluir
  9. Eu uso o Mooncup. É a melhor coisa. Pra se adaptar no comecinho não é tão fácil, mas depois não quero mais outra coisa. Super higiênico. Melhor que absorvente cheio de sangue roçando em vc ou cordinha nojenta de OB ensanguentada. Dá pra ficar com ele até 12h, então bota de manhã e tiro a noite, no banho. Super prático.

    ResponderExcluir
  10. VIVENDO E PRENDENDO.
    ACHO QUE NÃO TERIA CORAGEM DE USAR.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...