04 março 2011

Como se vestir para uma Entrevista de Emprego


     
Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista.
     
Obviamente, vestir não é o mais importante em uma entrevista de emprego, mas com certeza faz toda a diferença. Não existem mais regras do tipo: sempre vá de terno escuro, camisa branca e gravata discreta, se for homem, ou terninho ou twin-set, se for mulher. Cada indústria tem um figurino próprio, num banco as pessoas não se vestem da mesma forma que em uma agência de publicidade. Numa fábrica as pessoas não se vestem como em uma loja de luxo. A primeira dica é pensar em como você se vestiria normalmente se trabalhasse naquela empresa.

JAMAIS COMETA OS ERROS ABAIXO:

  • Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Dá um ar de que você não se importa e nem necessita estar lá. 
  • Saltos barulhentos. Algumas entrevistadoras podem te achar "perua" demais.
  • Roupas muito coloridas ou brilhantes. 
  • Roupas apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas e que seja do seu tamanho.
  • Sapato inadequado. Nem pense em tênis e chinelos.
  • Evite piercings e tatuagens visíveis, volte a mostrar quando já estiver contratado, mesmo que a empresa permita para a função que você se candidatou. Normalmente as empresas de telemarketing permitem essa conduta para os atendentes, mas o mesmo não acontece com seus supervisores.
  • Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião. 
  • JAMAIS use regata, roupa decotada, barriga aparecendo, saia curta ou short.
  • Não use acessórios com motivos infantis.
  • Não exagere no perfume. Pode causar alergia em alguém e acabar com a sua entrevista.
  • Não use calça legging.

MULHERES


Se o segmento da empresa for indefinido, você vai para uma agência primeiro ou a vaga é de atendimento ou administrativa, primeiro emprego e afins.  Não existe a necessidade de usar terninhos e pode causar a impressão de que você é boa demais para a vaga (experiência própria), mas dar um ar social SEMPRE é bem visto pelos recrutadores. 
    
Por isso encontre um meio termo, isto é, informal em cima e formal em baixo ou formal em cima e informal em baixo. Quando falo informal em baixo digo uma calça jeans escura e reta, que deve ser usada com uma camisa de botão social clássica. E informal em cima é uma blusinha sem decote à seu gosto com calça social.
    
Eu recomendo que usem calça porque nunca se sabe quando vão inventar uma dinêmica de grupo e você vai ficar de frente para outras pessoas o que pode ser constrangedor ou incomodo dependendo da tarefa que lhe for pedida.
    
No quesito Multinacional ou cargos executivos o traje é terno para os homens e tailler para as mulheres. E ponto final! 
    
Para empresas informais não existe regras, se for uma agência de publicidade, a redação de uma revista, uma loja no shopping, um estúdio gráfico.... Nesses casos, você deve dar uma olhada no perfil dos profissionais da área e se vestir da mesma forma, só que sempre mantendo um ar discreto. 

 Para complementar o look:

Use maquiagem nude! Use o básico: corretivo (para atenuar olheiras, espinhas, manchinhas), blush ou bronzer (para dar aparência saudável na face),  faça uso de base e pó somente se a sua pele estiver manchada, mas utilize uma base líquida de cobertura bem leve e pó só para tirar o brilho, para os olhos vá com máscara de cílios e lápis de olho marrom e finalize com um batom cor de boca! Se for passar sombra, opte pelas cores que apenas dão um “ar” que tem cor, use em tom de pérola e marrom para marcar o olhar. Sobrancelha SEMPRE feita e dentes brilhantes, nada de comer doces ou amendoim para aliviar a tensão, pode sobrar um restinho no canto do dente. 

 Se o local da entrevista for muito formal, os cabelos devem estar preferencialmente presos para dar uma ar mais “clean”. Caso seja para um escritório vá com  os cabelos soltos e caso tenha o cabelo muito picotado ou com franjões que escondam os olhos, prenda-a com um tic-tac. O entrevistador tem que ver claramente os seus olhos, para poder te analisar melhor.
    
Quando for escolher acessórios, dê preferência pelos discretos. Brincos, anéis pequenos e colares sutis. Unhas feitas e com esmaltes de tons claros, melhor não chamar atenção. Apenas para dar um toque no visual. Seja discreta! Isso é muito importante na hora de escolher o visual para a entrevista.

HOMENS


Para homens a regra é basicamente a mesma só que beeem mais simples, repare no ambiente de trabalho da empresa que se candidatou e se vista desta forma, e em casos de dúvida use a duplinha jeans com camisa social de manga e sapato social, sempre funciona. Empresas informais igual a roupas informais. E altos cargos igual a terno e gravata.

Para complementar o look:

Unhas sempre limpas e cortadas, evite os relógios grandões tipo "Faustão", nada de moicanos e cabelos super estilosos e cheios de gel (salvo empregos mais informais). 
   
Minha dica: caso tenha cabelos longos, não vacile, meta a tesoura na cabeleira. Quase todos os entrevistadores dão preferência a entrevistados com cabelos curtos. 

São raras as atividades que não se incomodam com esse aspecto da aparência, algumas agências de publicidade, empresas de informática e mais meia dúzia de organizações "descoladas". E só. Por isso, se deseja conquistar o emprego, corte as madeixas. Meu marido tinha o cabelo no meio das costas e ficou 6 meses procurando emprego, e na semana que ele cortou foi contratado. 
    
Você usa bigode ou cavanhaque? Bonito, bem aparado? Mas, precisa muito do emprego? Hum, pelo menos no período das entrevistas seria melhor tirá-lo da frente. Eu sei que, se você usa, é porque gosta ou é uma exigência da mulher ou da namorada que não se cansa de dizer como ele dá um charme todo especial a você. Entretanto, mais de 90% dos entrevistadores preferem candidatos que não tenham pelos na face, alguns consideram falta de higiene.

O resto vai depender de um bom currículo, da sua dicção e claro a sua qualificação profissional. O mercado de trabalho está bastante disputado hoje em dia então dedique um tempinho para a sua aparência. E Boa Sorte!!!

9 comentários:

  1. adoooorei o post!!!
    super útil.... =)

    kisses!

    Tai
    http://semdesperdicio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. edorei o templede do seu blog!! gostei das dicas tbm mt uteis

    da uma olhadinha no meu blog: http://i1s2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! É sempre bom tomar cuidado nas entrevistas ne? Ainda mais quando se tem um estilo mais alternativo, equilibrar seu estilo próprio com algo mais formal. Gostei dos temas do seu blog!
    Tenho um blog sobre moda alternativa se quizer vizitar: http://indarkside.blogspot.com

    Beeijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla tudo bom?!
    Vim agradecer sua visita ao Rosas e dizer que adorei teu blog! Estou seguindo aqui também!

    Também tenho outro blog e te convido a visita-lo também!É o guerra dos mundos!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    beijão pra ti e tenha um ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  5. Oi, na entrevista de emprego numa agencia de publicidade, pode usar calça jeans escura e blusinha meia manga branca? Se combina ou não?
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Rosenia, claro que pode! Mas nada de calças com detalhes chamativos. Já que a blusa vai ser branca, te permite ousar um pouco mais nos acessórios, use bijoux com base dourada mas nada muito grande. Se tiver coloque um belo relógio, dá a impressão de pontualidade.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. E se for em uma entrevista de Design?
    Pq eu saiba os design nao usam social

    ResponderExcluir
  8. Depende do tipo da empresa anônimo, eu trabalho na área publicitária de um grande portal da internet.

    E lá todos usam social sim, eu sou designer. Trabalho com animações 3D e vou social só que com uma pitada de personalidade.

    Mas é óbvio que toda regra tem excessão, tenho vários amigos designers que vão trabalhar de bermuda. Por isso antes de ir à entrevista você deve sondar a empresa.

    A matéria fala de uma entrevista padrão, em um rh padrão, enfim...

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer a primeira entrevista de emprego da minha vida, tenho 15 anos, e vai ser para um banco a esntrevista. preciso usar o look todo formal ou posso ir com uma roupa normal tendo em mente que nao devo chamar a atençao?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...