14 março 2011

Jeito Punk de Ser


  
Hoje vou falar do tão famoso Movimento Punk, embora eu não seja adepta do visual do mesmo eu gosto muito do som, grande maioria das bandas que ouvi na vida seguem a ideologia punk. É uma forma muito genuína de expressão, sempre cercada de polêmica e preconceitos. E por isso sua história merece ser conhecida por todos.

Punk rock é um movimento musical e socio-cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra e a violência. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia DIY - Do it yourself "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.



Suas raízes tem origens nos Estados Unidos, com bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Dictators e Ramones. O estilo se popularizou na Europa com inúmeras bandas, tendo como destaque o The Clash e o  Sex Pistols. Mais tarde, o movimento se espalharia pelo mundo todo e até os anos 1980 praticamente todos os países teriam uma cena de punk rock.

  

Desde o seu início, a cultura punk teve ideias apartidárias e a liberdade para acreditar ou não no que quiser. Por se assemelhar em diversos aspectos com o anarquismo (posteriormente, a principio o movimento punk era apolítico), punks e anarquistas passaram a colaborar entre si e muitas vezes participando das ações. Passaram então a existir muitos punks que também eram realmente anarquistas, e posteriormente surgiu o anarcopunk, este ganhou um novo rumo com redirecionamento a uma nova militância política, com discursos e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado, às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas.


O punk rock brasileiro surgiu como crítica à censura e à repressão do regime militar, no final da década de 1970. Atualmente, o que a grande maioria ainda considera o principal problema do Movimento Punk são as gangues, que estiveram presentes no começo deste movimento, principalmente em São Paulo.
   
Devido a grande violência e brigas geradas pelas gangues punks, os jornais, noticiários e a mídia em geral começou a ver o movimento e os punks com maus olhos, criando várias mentiras que desmoralizaram o movimento. Diziam que punks batiam em velhinhas, roubavam e só queriam destruir tudo. Isso fez com que a maior parte da população tivesse uma imagem errada dos punks, e também os policias e militares tiveram atitudes muito radicais com os punks e a repressão entre eles aumentou. Em resposta a imprensa diz que isso é devido ao fato dos punks em geral se posicionarem contra a mídia. Atualmente, devido uma série de ocorridos semelhantes, os punks ainda sofrem uma série de "pequenos preconceitos", por parte da grande parte da população e pelos jovens mais fechados.


O movimento punk no Brasil seguiu firme e forte, mesmo com todas as dificuldades, e foi crescendo, e hoje praticamente todas cidades brasileiras tem uma cena punk e o movimento brasileiro é considerado um dos maiores do mundo, com muitas bandas brasileiras indo tocar na Europa em festivais importantes.
   
Na realidade a verdadeira ideologia punk não pode ser explicada em apenas uma matéria, existem subdivisões e muitos conceitos que só são compreendidos nas ruas com a convivência com outros punks. Punk é um grito de liberdade a tudo de ruim que existe por aí não somente de forma politica, mostrar ao mundo as coisas erradas do cotidiano e gritar  visualmente e musicalmente, protestar e tentar recomeçar com uma postura de choque e contestação.


O visual é, junto à música, o aspecto cultural mais característico e evidente do punk. O termo moda, no entanto, não é aceito pelos punks e influenciados pela cultura punk, é entendido que não é modismo, não existe necessidade de aceitação social, comércio e/ou mera aparência. Costuma-se empregar o termo estilo, com o significado de "roupa como afirmação pessoal", ou mais comumente ainda o termo visual, utilizado em quase toda a cultura alternativa brasileira, não somente no meio punk. 
   
O estilo punk em sua grande maioria pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos (alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, piercings, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano,(colorido ou espetado, etc) ou Spike (espetado dos lados, atrás e em cima) e em alguns casos lápis ou sombra no olho, sendo esta combinação aleatória ou de acordo com combinações comuns à certos sub-gêneros punk, ou ainda o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão ou similaridade com o punk sem necessariamente utilizar os itens tradicionais do estilo. Lembrando sempre que o moicano não é obrigatório, existem várias vertentes do punk em que seus adeptos se vestem de formas diferenciadas e sem estereótipos.


Estilos mais apreciados no movimento punk
  • Hardcore punk: Uma versão mais agressiva, mais rápida e mais crítica do punk rock. Começou nos EUA no final dos anos 1970.
  • Anarco-punk: Punk rock com temáticas anarquistas radicais. As bandas levam a ideologia anaquista com seriedade e não só fazem músicas com esse tema, como também põe as atitudes em ação. É uma versão com mais formação, seriedade, e radicalismo do movimento punk.
  • Crust punk: Também conhecido como Crustcore, se assemelha muito ao grindcore e diminui consideravelmente a influência das estruturas musicais do thrash metal, punk rock e hardcore punk. As letras das bandas de crust punk se assemelham muito com as do anarco-punk.
  • Streetpunk/Oi!: Foi o revivalismo do punk rock dos anos 1970. Tinha temáticas realistas e críticas. Começou no final dos anos 1970 com bandas como o Sham 69 e o Cockney Rejects.
  • Raw punk: Originalmente Råpunk , é um termo usado para bandas suecas do início da década de 80. Uma das características do raw punk é a valorização do punk como cultura. Usam sempre um visual agressivo, com jaquetas de couro rebitadas, cabelos espetados e coloridos. A cena rawpunk é muito grande no estado de São Paulo, e vai se estendendo pelo resto do Brasil.
  • Psychobilly: Mistura entre o punk rock dos anos 1970 e o rockabilly dos anos 1950 e letras com temas inspirados em filmes B, horror, zumbis, sexo, drogas, alucinações, mortos e pervessões.
  • Horror punk: Punk rock com letras tratando sobre temas de horror, surgiu no fim dos anos 70 com a banda Misfits.
  • Ska punk: Mistura entre o ska e o punk rock.


O movimento punk não fica calado, acomodado, como a maioria dos jovens e o povo em geral, fazendo manifestações, panfletagens, boicotes, passeatas: mostrando sua cultura e seu repúdio a todas as formas de facismo, nazismo e racismo, autoritarismo, sexismo e comando; vendo como solução a autogestão, que seria a organização dos povos sem fronteiras nem lideranças autoritárias e partidárias, com plena igualdade, onde todos participariam da resolução dos problemas sociais. Saiba e conscientize-se que Punk não é bagunça, muito pelo contrário é um movimento cultural de luta e ação direta, de liberdade de expressão e de comportamento. O movimento que surgiu a quase duas décadas, como contestação, evoluiu e evolui até hoje...


10 comentários:

  1. Amei seu blog, também tô seguindo!!
    Tata:http://aartedequererescrever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante conhecer um pouco mais sobre o movimento punk... acho muito lindo e criativos esses penteados pra lá de punks... kkkk... amei!!!1
    beijos
    Clarinha

    ResponderExcluir
  3. Pra ser punk tem que ter muita atitude e não ter medo de se expor aos comentários alheios...
    bjs!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, tb não sou adepta ao movimento punk mas gosto de alguns sons (poucos, rs*), seu texto ficou muito bom! Já estou te seguindo!
    Dá uma passadinha lá no meu:
    http://silviabritomakeup.blogspot.com

    Bju!

    ResponderExcluir
  5. gostei da materia, mais pra deixar claro, guangue violenta são essas corporações capitalistas exploradoras de mão de obra barata e recursos naturais fora do seu país, ISSO SIM É VIOLÊNTO!
    Enquanto ve-se sei la 1000 mortes por ano (jogando alto) por causa de guangues punk, procure estatisticas para quem morre de fome...
    (1 pessoa a cada 5 segundos ;x)


    pense nisso

    ResponderExcluir
  6. Punks homens são lindos...

    Mas pra mulher não acho que fique bem.

    adorei o post.

    Bj.

    Misunderstood

    ResponderExcluir
  7. Falar sobre punks sempre gera polêmica!

    Obrigada por comentar galerinha!

    ResponderExcluir
  8. Como punk posso dizer que seu texto ficou muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu tambem como punk,gostei muito da matéria fala bastante do preconceito q sofremos,e o bom de ser punk,é q naum prescisamos seguir modinha de ninguem qm faz o estilo é nos mesmo e sem se preocupar do q pensam e do q falam de nos!!!e o melhor q aki na minha cidade todos os estilos sao respeitados,exessao de uns ou otros,o bom seria todo o mundo aceitar as pessoas idependente do seu proprio estilo XD

    ResponderExcluir
  10. cara adorei seu texto e acho q a sociedade tem uma idea muito errada sobre a anarquia afinal muitos associam, erroneamente, anarquia a caos, bagunças e desordem. Mas, na realidade, o significado etimológico desta palavra nada mais e do que "ausência de governantes. Num sentido mais abragente, é a negação de qualquer forma de autoridade, dominação e coereção. O Anarquista rejeita todas as intituições hierárquicas e tem principais inimigos o capitalismo e o Estado. O ideal do anarquista é uma sociedade justa e solidária onde os indivíduos, ao invés de competirem entre si, unem forças através do apoio mútuo, para que todos passam desenvolver de forma plena, o nível material, intelectual e moral. Mais do que uma teoria política, é um sistena moral ético que defende a igualdade nas relações humanas, para que a liberdade seja alcançada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...