16 maio 2011

Salto Alto faz Mal?


     
É inegável que uma mulher em cima de um salto fica mais elegante e sensual. Isso porque para se manter em cima do salto o corpo necessita se adaptar para manter o equilíbrio, ficando com o bumbum empinado, queixo pra cima e peito pra fora.     
   
O salto alto foi inventado pelo rei da França, o Luis XV, devido ao seu problema de altura. Por causa do seu tamanho, ele tinha problemas de auto-estima e assim, ordenou ao sapateiro que colocasse um calço em seus sapatos. Com isso, as mulheres da região copiaram a invenção e o salto alto se proliferou.
    
O que parecia ser somente a solução para as baixinhas, acabou se tornando peça indispensável no closet feminino. A elegância trazida através do salto é exigida em uma série de empregos formais por aí. Mas será que passar mais de 8 horas diárias em cima do salto faz mal?

Sim, ele pode fazer mal a saúde se for usado incorretamente. De acordo com especialistas, o salto alto não pode ser usado diariamente em uma mesma altura, por isso é recomendado que você intercale as alturas dos sapatos se não quiser ter problemas.
     
Ele pode provocar danos à coluna, dores no joelho, joanetes, deformar o pé, atrofiar a musculatura das panturrilhas, criar calosidades, tendinite e até unhas encravadas. Estes problemas são causados por conta da pressão que o salto exerce na sustentação do corpo, que fica concentrada nos dedos dos pés.
     
Para quem já se acostumou com o salto alto, o desconforto vem na hora de calçar um sapato baixo, o que é normal porque a musculatura já se acustumou com o salto.

Obviamente, estes problemas só surgem quando o uso do salto torna-se contínuo, mas infelizmente são difíceis de curar. Se você usa muito salto alto é melhor fazer um teste: desça do salto e pise no chão com os dois pés, se você geralmente sente uma espécie de estiramento nas panturrilhas, coxas ou nas costas é porque você já contraiu algum problema com o uso do salto alto.
    
Os especialistas no assunto sempre divergem quando o assunto é salto. Uns reprovam independente da altura, outros definem que o salto recomendado tem até 5 cm de altura e tem até os que pregam que salto não faz mal à saúde.
      
O salto queridinho dos ortopedistas são as plataformas, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem fazer uma melhor distribuição do peso do corpo. Mas digamos que eles não tem a mesma sensualidade de um peep toe, um scarpin ou uma bota de salto agulha.
    
Mas de acordo com os Cientistas da Unicamp foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.
    
Saiba dosar, você não precisa usar salto todos os dias, principalmente se você fica em pé por muitas horas. Experimente uma sapatilha ou uma rasteirinha, vai que você gosta! Mas o crucial é saber escolher o sapato, ir na loja com calma, experimentar e optar principalmente pelo conforto e não somente pela beleza e tamanho do salto.

9 comentários:

  1. Adorei a matéria ... Sensacional
    Eu uso muito salto (menos para trabalhar - ai não abro mão da sapatilha).
    Mais nada como um belo salto ... Adorooo

    Bjs
    http://vintagefashionbrecho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu já não me vejo mais sem salto???? Parece que não sou eu...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, amo saltos, mas não consigo usar a maioria dos modelos que gosto, acabam com meu pé, (calos bolhas e afins).
    Mas que são lindos são , acho que de vez enquando abusar um pouco da coluna e da panturrilha vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de saltos.. mais só para o find..
    dia de semana prefiro usar sapatilha e rasteirinha!! Rs!!

    Adoreei o post!!

    Beijos
    prisaiter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ammei a materia.Muito legal.Gosto muiiiiiito de um salto!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm não sou muito adepta de saltos, embora eu ache lindo demais.
    Sou muito alta e me incomoda ficar mais alta ou da altura de alguns homens. Daí me acostumei com as sapatilhas e rasteirinhas.

    Obrigado pelos comentários meus amores!
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. O meu caso e igual a da Carla, sou muito alta .
    So uso salto em caso especiais.Mais acho muito lindo

    ResponderExcluir
  8. Ótima postagem, mutio bem detalhada!
    Muito legal seu blog, parabéns!

    Uso de sapatos tipo "salto agulha", prejudica a circulação

    Confiram:

    http://www.yesachei.com/2010/09/uso-de-sapatos-tipo-salto-agulha.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...