02 agosto 2011

Você já pensou em ter um Hamster?


Bichinhos mansos, curiosos, brincalhões e bem fofinhos. Precisam de pouco espaço e dão pouco de trabalho. Não transmitem doenças, não precisa de vacinas e custam bem baratinho. Já pensou em ter um? Os hamsters são pequenos roedores e a maioria das espécies são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia, quando a temperatura está mais elevada, e iniciando seu período de atividade ao entardecer, quando a temperatura diminui. Se você é uma pessoa da manhã, e não gosta de muita atividade durante a noite, um hamster provavelmente não será o animal para você. O barulho da rodinha na gaiola girando a noite pode incomodar a quem costuma dormir cedo.

O Hamster em ambiente doméstico deve estar abrigado do frio, calor excessivo e correntes de ar. Os acessórios necessários para os hamsters são: uma gaiola, um bebedouro, um comedouro preferencialmente para ser preso à gaiola, uma casinha e uma roda para se exercitar.
    
Os hamsters gostam de escalar, então muitos criadores recomendam a gaiola de metal porque os hamsters podem usar as barras para escalar e se exercitarem. Outra opção de gaiola é a de plástico que normalmente vêm com túneis e tubos por onde o bichinho pode se arrastar, para entretenimento e exercícios. No entanto, a desvantagem é que os hamsters podem mastigar o plástico, o que significa que eles poderiam escapar bem facilmente.

O tipo mais comum de cama para colocar no chão da casinha de seu hamster é serragem. Isso é ótimo, mas é muito importante evitar cedro e pinho. Há óleos tóxicos, em ambos, que poderiam prejudicar o seu hamster. Boas opções incluem serragem de faia ou outra madeira de lei. Folhas de jornal não são recomendadas pela toxidade da tinta. Seja qual for a cama que você escolher, renove-a semanalmente, já que seu hamster estará utilizando o banheiro nesta área também.
    
Troque frenqüentemente a água do bebedouro e  sempre limpe o comedouro antes de colocar a comida nova. Os Hamsters necessitam queimar energia e para isso a gaiola deve ser equipada com rodas, argolas, escadas e pontes para que os animais possam exercitar-se, controlando assim o peso. Tais equipamentos devem ser resistentes e atóxicos.
     
Limpe a gaiola pelo menos quinzenalmente. Não use detergente ou sabão em pó. Se um pano molhado não conseguir limpar bem, passe sabão neutro, mas enxágüe muito bem. Não esqueça de limpar sua casinha, pois eles gostam de levar restos de alimento para lá.

Não dê banho. Se ele estiver sujo, passe um pano úmido e seque logo em seguida com um pano seco. Nunca passe talco ou outras coisas para deixá-lo cheiroso. Isso pode causar alergia ou intoxicação.
    
Hamsters têm o potencial para contrair vários problemas de saúde, que poderiam se transformar em problemas mais sérios, se não forem detectados logo. O tempo de vida comum de um hamster bem tratado é de 2 a 4 anos, embora eles possam viver mais tempo se forem mantidos saudáveis.
    
Você sabia que alguns hamsters hibernam? Embora a hibernação não seja muito comum, se o seu hamster está em uma zona fria, ele pode entrar em uma espécie de hibernação. Quando isso acontecer, seu hamster ficará silencioso e vai respirar devagar. Não entre em pânico, se for este o caso. Ele não está morrendo. O hamster só está com frio e precisa ser aquecido. Depois que estiver quente, você verá que ele voltará ao sempre foi.

O hamster vai comer praticamente qualquer coisa que você o deixar ter entre as patas. No entanto, a sua principal dieta deve consistir de uma base ração comercial ou sementes vendidos no petshop. Tenha em mente que os hamsters podem escolher através dos pedacinhos da ração e comer o que lhes agrada, então esta será a sua escolha preferida. Você pode acrescentar frutas frescas e legumes em pequenas quantidades à dieta do hamster. Há algumas coisas que você não deve usar para alimentar o seu hamster, entretanto. Alimentos que não são bons para seu bichinho incluem feijão, tomate, alho, cebola, chocolate, e naturalmente, qualquer alimento industrializado.

Antes de comprar um casal de hamsters lembre-se que ele têm altíssima capacidade de reprodução. Com apenas 43 dias de já se reproduz. Uma fêmea gerar por ano de 30 a 70 filhotes. As ninhadas variam em média de 4 a 18 filhotes.

20 comentários:

  1. Eu amoooooooooooooo!!! Sou loucaaaaaaaaaaaaa!!! Eu tive 2....chinês!!! É a coisa mais linda do mundo! O primeiro se achava cachorro virando a barriga para coçar.....a segunda era fêmea que tinha TPM e mordia seu dedo nessa época!!! Infelizmente os dois morreram pois duram pouquinho e corta o coração!
    Tô louca pra comprar o terceiro!
    ahahahahahahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie amiga!
    Que lindooooooo, eu ja tive hamster, mas ele morreu de câncer =/
    quero ter agora porquinho da india, mas não sei se vai dar certo com 3 gatas em casa huahuahua
    adorei o post!
    Bjks
    www.makeup4girlslikeyou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu tive um e era minha paixão! ele era preguiçoso demais e adorava comer e assistir televisão rs! é uma pena que vivem tão pouco porque o amor que pegamos por esses roedores é mto forte!!!

    Bjinhos
    Marisia
    http://missvaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho Um! Já tive 1 que morreu a comer cortinados =( Tive outro que era a coisa mais maravilhosa do mundo, era mesmo uma boa companhia. Agora tenho 1 de não podemos ter na mão porque tá sempre a morder!
    Até os bichos têm personalidade =P

    ResponderExcluir
  5. eu era doida p ter um, mas depois que vi 2 fofinhos desses (de 2 amigas minhas) morrem de depressão (pq ficavam sozinhos) fiquei com medo de ter um e acabar morrendo tbm :(

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre quis ter um, mas minha mãe nunca deixou :/

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha uma hamster =/
    Ela morreu por infecção uterina =/
    Infelizmente tudo que o veterinário fez só foi suficiente pra aliviar ela da dor =~~~~~~~~


    Mas to pensando em comprar outro, adoro hamsters xD



    makeuprocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu já tive 2 hamsteres chinesinhos....eles são mto lindinhos...eles viviam dentro de um aquário com serragem e um paninho para caminha
    aí eles escaparam do aquário..um nós conseguimos resgatar, mas o outro a cachorra matou...minha sogra me deu um outro hamster pra compensar, mas era de outra raça, maior que o chinesinho...esse hamster maior comeu o chinesinho.....eu entrei em pânico em ver o bichinho todo comido
    o dono da casa agropecuária disse que não pode misturar 2 raças de hamster...que é comum as raças se estranharem e se matarem
    e peguei pavor desse outro hamster....depois ele acabou morrendo
    nunca + eu tive hamster...acho eles mto fofinhos

    ResponderExcluir
  9. Ahn, eu ainda prefiro ter cachorros, rs....Bjsss.

    ResponderExcluir
  10. Já tive vários! o duro é que em uma ninhada a mãe ficou estressada com a falta de espaço e comeu uns filhotes, aí tive que separar...=/

    Mas a morte também é parte de vida afinal né?

    Adoro Hamsters!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. Own sempre quis ter um *-* Eu só tenho um gatinho e um peixe :)
    Flor, deixei uma TAG pra você lá no blog, espero que goste :)
    Bjão!
    http://apenasrhaysnake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. acho foufooo mas nunca teria, acho q vive mt pouco e eu me apego demais!! bjss

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu me lembro quando era criança sempre quis ter 1 hamster mas pena que vive pouco,quem sabe ano que vem não compro 1 eu adoro animais....Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ahh eu sou apaixonada por hamsters *-* Já tive 5 hamsters e 2 esquilos... não dão trabalho, são fofíííssimos, carinhosos, dificilmente agressivos... eu adorava todos os meus, penas que se foram :'(...
    Eu só não compro outro agora pra curtir o restinho de vida do meu cão, que tá muito bem mas tem 16 anos :S com essa idade, pode se esperar tudo né '-'? Rs...
    Lindo post, me deu nostalgia! Kkkkkkkkk...
    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho dois: Pinkinho e cérebro. Eles gostam de subir na cortina e brincar a noite inteira. Tenho que ter cuidado em não pendurar roupa perto do chão que eles escalam a roupa e sobem na bancada, na cama, me acordam.. Mas são muito fofos!

    Eu super me apeguei!

    http://possofalarumacoisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olha eu gosto muito de animais, principalmente gatos e cachorros. Por causa dos meus problemas respiratórios, tive que me desfazer do meu 9 gatos. E minha cachorrinha faleceu vítima de uma virose.

    Eu tive um hamster...o batizei de Totó (olha a criatividade da criança...rs) mas ai Carlaaaa.............um belo dia ele me mordeu tão forte, mas tãoooo forte..o dente dele atravessou o meu dedo.....q eu resolvi me desfazer dele de tanta raiva....soltei ele no quintal.....eu só não contava que o gato do vizinho ia entrar na minha casa e pegar ele....... =/ triste!

    ResponderExcluir
  17. Adoro hamsters, muito bom seu post, são bichinhos que precisam muita atenção e cuidados, não são tão fáceis de cuidar assim, mas são muito fofos. Antes de adquiri hamsters é preciso dar uma pesquisada e prepara o bolso. Todo bichinho precisa muitos cuidados.

    http://hamsteredonos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. eu tenho... a minha femea da cria de 15 em 15 dias!!!! tive que separar o rato... ela adora comer frutas e cm sou do sul, ja percebi a ibernacao!!!! deixo ela sempre pertinho da lareira... adoro ela!!!!

    ResponderExcluir
  19. ounti, amo hamsters eu tinha um casal, mais dai a fêmea teve 13 filhotinhos e comeu quase todos sobraram apenas 4 mimi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...