10 julho 2012

O Túmulo dos Vagalumes


Olá pessoas!

A dica de hoje é de um filme que emocionou muito marmanjo por aí, O Túmulo dos Vagalumes ou Cemitério dos Vagalumes, dependendo da tradução.


É uma animação de 1988 de Isao Takahata, que é um primor da animação japonesa. Conta a história de dois irmãos que vivem no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. 


A história dos dois é muito trágica e eles passam por uma série eventos que a maioria das pessoas desistiria de viver facilmente. 


A fotografia, o traço, é tudo muito belo apesar de ser um anime dos anos 80 e não ter os mesmos recursos de hoje em dia. Como todos os filmes do Studio Ghibli, o visual é extremamente bem feito e feito com simplicidade, mas é o conteúdo dessa história que é surpreendente, sua narrativa e enredo transcende qualquer beleza ou ambição estética. 


O Túmulo dos Vagalumes é um filme difícil de descrever sem passar spoilers, o mais importante é que é muito bom. A história é delicada, mostra a inocência de uma criança com uma guerra assustadora de pano de fundo. Lembrando que não é um filme de guerra, é desprovido de qualquer mensagem política, ele se propõe a questionar a própria finalidade de uma guerra ao invés de focalizar as causas ou os vilões e é o que torna o apelo universal e transcendente.


O mais importante é que O Túmulo dos Vagalumes merece ser assistido por diversos motivos. Recomendo!

Pra quem ficou curioso, eu achei a primeira parte pra assistir no Youtube:


6 comentários:

  1. Eu adoro os filmes do Estudio Ghibli...
    Nunca tinha ouvido nada sobre esse filme, mas pela descrição parece ser muito bom.
    Vou esperar o megaupload voltar (*-*) e baixar.
    Depois venho aqui e comento o que achei.

    ResponderExcluir
  2. eu adoro este filme já assisti milhões de vezes e sempre choro em todas kkk ele tem duas versões em desenho e em live action, acho o live action mais triste pq a menininha é tão fofinha XD

    ResponderExcluir
  3. O titulo já é bonito, gostei da dica. Os jaoneses fazem sempre algo delicado e sutil. Deve ser lindo mesmo. Com certeza verei. Vou baixar.

    abraços!
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é realmente maravilhoso. Eu assisti já há alguns anos ~EM VHS~ (!!!) e algum tempo atrás (um ou dois anos) achei todas as partes no youtube e baixei usando um desses programas tipo VDownloader e aTube catcher. Mas ainda não vi de novo, porque sou muito mole e emotiva, e sei que quando fizer isso, vou chorar tanto quanto da primeira vez. Ultra recomendado!

    ResponderExcluir
  5. Eu também assisti esse filme há anos atrás no meu videocassete... putz! Muito bonito, sim.
    Bjs!
    A Face Obscura
    afaceobscura.blogspot.com.br
    e
    Endeavour
    endeavour11.blogspot.com.br
    e ainda
    Esmaltes, Make-up & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa...eu baixei esse filme mas até agora eu não assisti. D: O ponto mais chocante desse filme é que diferentemente das histórias/mangás/doramas dessa época,que retratam sobreviventes,o "Túmulo dos Vagalumes" é uma homenagem as crianças que não sobreviveram.
    Beijos. ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...