25 outubro 2012

Umectação Capilar - Óleo de Coco


Eu sempre pesquiso muito sobre cuidados com o cabelo, e já tinha lido em muitos blogs e sites pela net sobre um processo muito importante para manter os cabelos bonitos: umectação!

A umectação capilar é fundamental para cabelos secos e cacheados, deixando-os macios, maleáveis e com menos volume, devolvendo umidade aos fios. Também é um ótimo processo para recuperar e evitar pontas duplas! E como meu cabelo é bem seco e cacheado, não deixei de experimentar!

A umectação é feita com o uso de óleos naturais, e é muito importante mesmo que estes sejam puros, sem adição de silicone, conservantes e processos químicos, ou o efeito no cabelo será contrário.

Existem muitas opções de óleos naturais que podem ser usadas: óleo de amêndoas doces, de rícino (que já falamos dele por aqui [Link], de coco, de abacate, de argan, de oliva, de linhaça... Eu escolhi o de coco, da marca Copra! Ele custa em torno de R$30,00 e vale cada centavo:

Umectação com óleo de coco Copra, onde comprar


Comprei o meu pela internet, na loja Sabão e Glicerina (que vende todos os tipos de óleos vegetais puros, é só escolher), mas este tipo de óleo de coco também pode ser encontrado em farmácias (cuidado para não comprar algum finalizador "que tenha óleo de coco na composição", deve ser o óleo de coco puro, prensado à frio). 

O óleo de coco solidifica em temperaturas abaixo de 25º, e como quando comprei o meu estava friozinho, ele veio em forma de pasta. Não se preocupe se acontecer com você, pois o óleo não perde suas propriedades. Você pode usá-lo desta maneira ou colocar o pote em banho-maria, para derretê-lo, e foi o que eu fiz depois.

Atenção: reforço que óleos compostos não servem para este tipo de umectação! 


Existem algumas maneiras de fazer a umectação. 

Eu preferi lavar o cabelo com shampoo e passar o óleo em todo o cabelo ainda úmido, enluvando bastante, prendendo e abafando com touca laminada durante aproximadamente 1h. O cabelo absorve muito bem o óleo, e ele é leve e tem um cheiro forte e delicioso de coco que infelizmente sai na lavagem... Depois, lavei o cabelo com shampoo até tirar todo resquício de óleo, e depois utilizei normalmente o condicionador e finalizadores. Já fiz umectação e em seguida hidratação com máscara, mas não gostei muito do resultado, meu cabelo ficou um pouco pesado.

Há quem passe o óleo antes de dormir, usando touca e lavando no dia seguinte. Mas como eu não suportaria usar touca para dormir, não testei essa técnica!

Também é possível misturar um pouco de óleo no creme de hidratação, o que já é ótimo!

Fiz esse ritual já 3 vezes, dando espaços de tempo de 15 dias, mas você pode fazer até uma vez por semana. Recomendo muito, muito mesmo! Meu cabelo ficou mais macio, cachos mais disciplinados, nutrido, fácil de cuidar...

Lembrando que umectação com óleos é indicada para cabelos secos! Cabelos oleosos podem não se dar tão bem com o processo por motivos óbvios.
Imagino que para cabelos crespos e afro seja algo muito bom também!

Muitas utilizam também como finalizador depois da lavagem, usando em pequena quantidade em todo o comprimento dos fios, mas para isso eu prefiro o óleo puro de argan.

Quanto aos óleos compostos, continuem usando-os como finalizadores também! Estes só não são bons em excesso, como utilizado no processo de umectação. Óleos finalizadores de argan, macadâmia e outros são muito bons e importantíssimos para todo o tipo de cabelo. Se bem usados, fazem verdadeiros milagres. Não abra mão deles independente de como forem seus fios! (Favor ignorar a cara estranha e sem maquiagem e olhar pro cabelo!)

Espero que tenham gostado da dica!
Dúvidas e sugestões, é só comentar!

Beijo beijo!
;***

10 comentários:

  1. boa dica, não conhecia esta marca.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI COM VONTADE DE TESTAR!! E NOSS, SEU CABELO É TÃÃO LIINDO!!

    ^^

    BEEEIJOS

    http://brincandodesemaquiar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica!
    Tenho um óleo de coco aqui em casa e não sabia o que fazer com ele! Você arrumou uma salvação pra ele haha

    XOXO
    Patty Boebe
    http://garagemglam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica. Meu cabelo é igual o teu, cacheado e com química, estou a tempos pra testar isso... uma pergunta que pode ser besta: quem tem cabelos com progressiva como eu, não tem interferência se usar esses óleos né? D;

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá linda! Como está tudo? Espero que bem!

    Adoro o seu blog! Já não vivo sem! Comprei o Macadamia Oil através da web e estou doida para que chegue! Não vejo a hora de testar este produto milagroso. Sou de Portugal e aqui não vende esta marca, só mandando vir de fora! Adoro ler o seu blog. Simplesmente sigo todas as suas dicas à risca. Parabéns pelo seu trabalho e continue postando boas resenhas. Fique com Deus!

    www.europeanemaildatabases.com

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, nossa que lindão seu cabelo!
    Eu estou fazendo o cronograma capilar e queria muito fazer a umectação junto!
    Mas minha nossa, como é caro esse óleo. Eu ando procurado aqui na minha cidade, mas não acho em parte nenhuma, só acho azeite de oliva.
    Estou pensando em comprar e usar junto com uma mascara.
    Beijinhos
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Descobri essa técnica ontem rs (Vergonha) Estou louca para fazer!

    Seu cabelo tá lindão, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oiie amei seu blog muito interessando ficarei muito grata se vc desse pra fazer uma visitinha ao meu Blog http://belezaemodaniss.blogspot.com.br/
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Teu cabelo é muito bonito, cor vibrante, lindo mesmo. A umectação é ótima mesmo, com óleo de coco então, nem se fala, eu faço também com óleo de rícino e azeite de oliva, fica muito bom porém com o de coco é bem melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...