17 janeiro 2013

Umectação Capilar com Óleo de Rícino



Acho que de todas as dicas baratinhas que falei aqui no blog, essa foi a mais difícil de tomar coragem para testar. Para quem não conhece óleo de rícino, é o óleo extraído da mamona que no meio farmacêutico é utilizado como laxante, isso mesmo, algo para ajudar o seu intestino a funcionar melhor. 

Convenhamos que para uma simples consumidora de produtos capilares, o uso de laxante na cabeça parece um pouco demais, concorda?

Mas ao pesquisar mais sobre isso vi que isso é bem antigo, vários cremes capilares com a promessa de fortalecimento e crescimento capilar contém óleo de rícino em sua fórmula. As blogueiras gringas utilizam esse óleo faz tempo e juram que faz mesmo o cabelo crescer, basta pesquisar "castor oil challenge" no Google que surgirão vários sites relacionados. Elas aplicam o óleo direto na raiz do cabelo, fazem massagens no couro e vão dormir. Se realmente funciona, eu não sei, mas dizem que sim. Se algum dia me der a louca de testar eu falo por aqui.


Fora o crescimento, o óleo é um famoso umectante para os cabelos, admito que não é muito fácil utilizá-lo, ele é bem grosso, viscoso e tem um cheiro que me lembra engrenagem antiga. Aplicar puro é difícil, as meninas que aplicam na raiz colocam o óleo em vidrinhos como aqueles de tônicos capilares. Eu já apliquei puro nas pontas, mas a maioria dos usuários mistura com algum óleo, eu gostei do resultado misturado com óleo de amendoas. Algumas indicam misturar ao óleo de coco, que já fizemos resenha. [LINK] ou até mesmo azeite, eu acho que não tem necessidade, são dois óleos muito potentes sozinhos e pode comprometer o resultado.

Faço sempre da mesma maneira aplico o óleo puro ou misturado, no comprimento dos fios ainda sujos, deixando por no mínimo duas horas, em seguida lavo com shampoo e finalizo como de costume, algumas vezes aplico uma boa máscara de hidratação para potencializar o resultado.

O resultado é um cabelo bem mais forte, com pontas mais definidas, é bem interessante. mas recomendo somente pra cabelos danificados, já li relatos de pessoas com o cabelo em bom estado que utilizaram no comprimento e o cabelo ficou mais rígido, grosso e tiveram inclusive muita dificuldade com tinturas e progressivas que os produtos não penetraram como de costume.

Eu só uso quando o cabelo está realmente pedindo socorro uma vez por mês, para uso rotineiro prefiro a umectação com o óleo de coco ou azeite de oliva que são ótimas também.

E saindo da cabeleira, o óleo de rícino também é utilizado nos cílios e na sobrancelha para dar volume e força aos pelinhos. Nos cílios não tive interesse em testar pois já estou satisfeita, mas as meninas colocam o óleo em uma embalagem de rímel e aplicam, mas testei nas sobrancelhas porque as minhas são quase inexistentes e num formato horroroso, utilizei todos os dias e vi um leve resultado após mais de um mês de uso, acho que vale o teste. Eu aplicava o óleo com um cotonete na região que queria que surgissem mais pelos.

Para as gurias que adoram um produtinho caseiro, fica mais essa dica!

*Não deve ser utilizado por gestantes e lactantes pois pode ser absorvido pelo couro cabeludo e entrar na corrente sanguínea, causando cólicas e ter risco de aborto espontâneo.

O Óleo de Rícino é vendido em farmácias e custa no máximo R$5,00.


12 comentários:

  1. Nossa bem lembrado, já vi em algumas mascaras que tinha óleo de rícino mas nunca liguei uma coisa a outra, a ponto de comprar o oleo laxante e passar no cabelo, as blogueiras estão se superando a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Baratinho, vou testar com certeza, só não sei se usaria na raiz, meu cabelo é oleoso demais na raiz. mas gostei dessa da sobrancelha

    ResponderExcluir
  3. Meu cabelo também é oleoso, então nem pensar em aplicar esse óleo na raiz!
    Mas gostei de saber sobre isso, não sabia dos efeitos dele no cabelo... =)

    Beijos e boa semana!
    http://pinupinsana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim, sem medo. Óleo combate óleo. Nosso couro cabeludo já produz aquele sebo natural, e se voce aplicar o óleo, ele vai "entender" que não é preciso produzir mais sebo, diminuindo assim, a queda.

      Excluir
  4. Puts, as pessoas falam bem mesmo, mas ainda estou evitando usá-lo xD
    Beijão
    http://www.apenasrhaysnake.com/

    ResponderExcluir
  5. Gente eu estou usando há 2 semana e meu cabelo melhorou 80% e a queda também diminuiu muito vou continuar usando esse óleo!!!

    ResponderExcluir
  6. ola meninas esse óleo realmente é muito bom, quero deixar uma dica bem legal quando utilizar o óleo antes de molhar o cabelo passe o shampoo nele ainda seco e de leve de uma esfregadinha, quando vc molhar o óleo ja saiu quase totalmente e dai é so lavar normalmente. outra dica deixa aquele shampoo que vc nõa gostou muito para esse momento de tirar o óleo do cabelo dá super certo, abraço

    ResponderExcluir
  7. meu Deus o óleo de rícino é sim maravilhoso e o cabelo cresce sim, principalmente pra cabelos crespos, e me arisco em dizer que ele é muito melhor que o manovim A porque além de crescer o cabelo encorpa e fortalece sim vale a pena

    ResponderExcluir
  8. Esse óleo ajuda na caspa, oleosidade e seborreia e deve sim ser aplicado na raiz dos cabelos, tendo em vista que por ser um óleo 100/% natural ou seja sem qualquer adição de parafinas... Pesquisem mais sobre o assunto e verão que é verdade a eficácia deste óleo, digo isso pois fiz a experiência em mim mesma e no cabelo mega oleoso de minha mãe...

    ResponderExcluir
  9. Lactante pode usar o óleo de rícino? ??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...