13 setembro 2013

A Outra História Americana



Olá Pessoas,

Hoje vou falar de um filme bastante polêmico que chamou muita atenção na época que foi lançado.



Elenco:


Edward Norton como Derek Vinyard
Edward Furlong como Danny Vinyard

Elliott Gould como Murray
Stacy Keach como Cameron Alexander

Fairuza Balk como Stacey

Avery Brooks como Doctor Bob Sweeney

Beverly D'Angelo como Doris Vinyard

Ethan Suplee como Seth Ryan

O filme conta a história de Derek, um jovem rapaz de um bairro pobre. Derek cresceu abalado com a morte de seu pai, um bombeiro que acabou sendo baleado em um bairro negro quando tentava cumprir seu trabalho.


Nesse momento, Derek começa a fertilizar um ódio pelos negros e minorias, e por suas ações na sociedade. Ele busca preencher seu vazio interno tornando-se um influente skinhead neo-nazista, disseminando os discursos racistas de Hitler contra negros e imigrantes. Ele se torna referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento.



Derek foi levado pelo ódio no limite da intolerância ao extremismo.

Uma noite Derek é acordado pelo irmão, avisando que um negro estava roubando o seu carro. Derek sai de casa armado e sem pensar duas vezes mata os dois rapazes com requintes de crueldade.


Ele foi preso em flagrante e condenado a apenas três anos de prisão. Logo assim que chegou na cadeia se aliou a seus irmãos brancos, mas com o passar dos meses se viu sozinho. 



Passou por situações deveras violentas e humilhantes na prisão. O único que o ajudou foi seu colega de serviços, um negro que foi condenado ao dobro do tempo de detenção de Derek, apenas por ter roubado uma televisão. 


A estadia na cadeia o muda por completo e ao sair ele se vê na missão de mudar a cabeça do irmão, que está seguindo o mesmo caminho do seu passado e agora o grupo que Derek um dia pertenceu está muito maior e mais perigoso.


Os diálogos do filme são muito bem construídos, a atuação de Edward Norton é impecável, assim como de todo o elenco. Contamos com uma fotografia muito bem feita e aplicada, uma direção cronológica corretíssima e um roteiro coerente. 


O tema do filme é forte, temos cenas fortes, mas realmente coloca para pensar no racismo que está enraizado em nossa sociedade de uma forma nua e crua.

Perfeito! Para quem ainda não assistiu, recomendo!

Fique com o trailer:



Um comentário:

  1. Cara, quando assisti esse filme pela primeira vez fui simplesmente arrebatada. Fui até obrigada a resenhá-lo no meu blog (http://apenasoutrocaminho.blogspot.com.br/2011/12/american-history-x.html), e olha que meu forte não é cinema.
    Mas realmente foi uma experiência altamente marcante, sou tiete do Ed desde Primal Fear e sempre me surpreendo com ele. Táí um filme sem erro de recomendar, nota 10!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...