12 setembro 2010

Alergia a esmaltes: É possível driblar o problema

 
Bom, sinceramente acho que não conheço alguém que tenha tal problema. Mas também não parece ser tão incomum assim, portanto vamos falar dele, até mesmo para nos prevenirmos!


 
A dermatite de contato (como é chamada a alergia causada pelo esmalte) é devido aos componentes Formadeíldo e Tolueno, que são os grandes "vilões" químicos escondidos nos vidrinhos. Segundo dermatologistas, geralmente a alergia ocorre por sensibilização, ou seja, após muitos anos de uso do esmalte. Cada contato com a substância vai 'sensibilizando' o organismo, e ele produz anticorpos que podem gerar a alergia depois de algum tempo.
 
Reações alérgicas nas pálpebras e no pescoço podem ser mais graves e inconvenientes do que se imagina. nesses locais, a intolerância à substâncias existentes nos esmaltes se manifestam com maior frequência.

Não tem cura, mas pode ser controlada com visitas frequentes ao dermatologista e pomadas e cremes prescritos. porém se voltar a usar esmaltes com essas substâncias, o quadro pode se repetir.


 
Marcas com preços acessíveis e encontradas facilmente no mercado brasileiro oferecem produtos para as alérgicas, como Colorama, Artdeco, Revlon, Risqué e Impala. As marcas francesas não podem mais [por lei] colocar em seus esmaltes as substâncias que dão alergia, e as americanas seguiram a mesma tendência; então para quem pode gastar um pouco mais com beleza, fórmulas importadas não faltam.
 
Ao primeiro sinal de alergia nos locais citados, procure logo um médico, pois as lesões crônicas podem evoluir para infecções graves. uma vez diagnosticada a dermatite, é importante lembrar: o uso de esmaltes comuns deve ser suspenso para sempre.
 
Na hora de comprar esmaltes especiais, fique de olho no rótulo e fuja dos componentes alérgicos, o dermatologista poderá orientar individualmente e apontar quais são os agentes inadequados para cada pessoa.

11 comentários:

  1. Ainda bem que não tenho esse problema, pois aqui no Brasil demoraremos um pouco a tirar essas substâncias dos esmaltes.
    Beijos.

    http://viciose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu jah tive alergia de esmalte, fiquei mto tempo sem usar, mas agora se eu passar nao da problema nao. Prefiro nao arriscar, ai sempre uso esses da Colorama ou anti-alergicos (:

    To seguindo seu blog aki viu?
    Beeijos!!
    http://thefelinas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já estou te seguiindo .. muito obrigada por seguiir o meu ee seu blog está fantástico.

    http://lizsupernatural.blogspot.com

    Beijos Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou tmbem com alergia...coça muito e fica cheio de bolinas fica inchado logo a baixo da cuticula.....fiz o teste para ver se era do esmalte mesmo...fiquei 1 mês sem usar e melhorou depois usei aff voltou tudo denovo...agora vou procurar um dermatologista....estou muito triste pois adorava pintar as unhas...Bjs

    ResponderExcluir
  5. Meninas, a Allergic Center fabrica produtos hipoalergênicos (esmaltes, maquiagens, etc).. tem cores lindas e os produtos são ótimos! www.alergico.com.r

    ResponderExcluir
  6. Eu infelizmente tenho este problema. Se usar certas marcas meu rosto fica todo manchado de vermelho, que vai ficando roxo depois e coça muito (se coçar piora). Usava antialérgicos Risqué, mas tem pouquissimas cores e o preço é bem salgado. Quando descobri que a linha Colorama era toda sem as substâncias (tolueno e formol) e com preço bem acessível achei ótimo.
    Tenho alergia a bijuterias também... brincos, pulseiras, gargantilhas e até anéis (mesmo de aço cirúrgico) me causam reações, é mesma coisa, inchaço, vermelhidão e coceira, muuuita coceira. Diz a dematologista que é por causa do níquel. Mais recentemente fui usar uma aliança de aço inox que felizmente não me causou reação \o/. Alguém aí conhece lojas de bijuterias antialérgicas? (pode ser online) Ouro pra mim é fora de cogitação, pesa no bolso rsrs...

    ResponderExcluir
  7. Tenho alergia a esmalte também. Apareceu em 2005. Se usar certas marcas o rosto fica com manchas vermelhas e inchadas que coçam, e se coçar vão ficando roxas e demoram pra clarear depois mesmo tirando o esmalte. Usava antialérgicos Risqué, mas tem poucas opções de cores e são bem mais caros que os outros. Quando descobri que a linha da Colorama toda não tem formol e tolueno achei ótimo.
    Tenho alergia a bijuteiras também. Brincos, anéis, pulseiras, gargantilhas me dão reações (as mesmas do esmalte só que no local onde foram usadas). Diz a demartologista que é por causa do níquel e que só posso usar ouro. Aço cirúrgico também não resolve, mas recentemente uso uma aliança de aço inox que felizmente não me deu reação \o/. Alguém conhece lojas (mesmo online) de bijuterias aintialérgicas? Ouro pra mim é fora de cogitação, pesa no bolso rsrs...

    ResponderExcluir
  8. eu tenho esse tipo de alergia é e muito ruim arde coça e fica tudo inchado sou manicure já tive nos olhos nos cantos da boca e agora esta nas mãos e nos dedos ñ sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  9. eh uma pena que os esmaltes da colorama que dizem que e hipoalergênicos, mas eu tenho alergia dele mesmo assim, uso risque ou qualquer outra marca e nunca me deram alergia, só os da colorama que acabam com a minha mão, fico com a mão em carne viva.e uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho alergia de Colorama, e dizem que ele é hipoalergenico, posso usar qualquer outra marca de esmalte que nao da nada. e justo da Colorama me da alergia, minha mao fica em carne viva, de tanto que coça.e uma pena mesmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...