04 dezembro 2010

Amenize as Olheiras e a Aparência Cansada


Não há como fugir das respostas naturais do nosso corpo, não é? Uma noite mal dormida ou o cansaço excessivo normalmente vêm acompanhados de olheiras. Cremes para os olhos, corretivos ou até rodelinhas de pepino, isso tudo ajuda mas não resolve o problema.
   
As olheiras não surgem apenas como resultado de uma noite mal dormida. Elas podem ser causadas pelo excesso de bebidas alcoólicas, má alimentação, estresse, cigarro, baixa resistência do organismo, TPM ou até por hereditariedade. Como a pele abaixo dos olhos é extremamente fina e sensível, os vasinhos ficam mais aparentes e o acúmulo de melanina deixa manchas escuras na região.
   
A pele localizada em volta dos olhos é extremamente delicada, pois possui uma espessura de apenas 0,4mm, tornando mais fácil o excesso de melanina, formando as temíveis olheiras que nos deixam com uma expressão de cansaço no rosto.

Tipos de olheiras


Roxas: Esta coloração vem do excesso de vasinhos concentrados abaixo dos olhos. Este tipo surge cedo, às vezes na infância  e piora no ciclo menstrual.

Marrons: São mais comuns em pessoas com mais de 35 anos e ocorrem pela concentração de melanina na região.

Tratamentos


Laser: Se você quer acabar definitivamente com as olheiras permanentes, a melhor opção é o laser, que pode atuar no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, e provoca a fragmentação do pigmento, clareando a pele.
   
Durante a aplicação do laser, os olhos devem estar protegidos com protetores oculares (externos ou internos) que impeçam que os raios atinjam o órgão, pois há risco de uma queimadura ocular. Este tipo de tratamento requer de 4 a 5 sessões e pode provocar vermelhidão e inchaço no local de 3 a 4 dias. Durante esse período é importante evitar exposição solar para evitar manchas na pele.

Peeling: Peelings também são bem-vindos! Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento, porém esse tipo de tratamento é restrito, dependendo da avaliação criteriosa de um médico para evitar manchas ou quaisquer complicações. Em uma versão menos abrasiva, você pode recorrer aos produtos despigmentantes, isto é, que removem o pigmento, como o ácido kójico, fítico, hidroquinona ou aqua licorice.

Carboxiterapia: A carboxiterapia tem se mostrado eficaz também para o tratamento das olheiras. Através da infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, além do fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, o que melhora a flacidez da pele. São necessárias de 5 a 8 sessões semanais e normalmente a região fica inchada e com hematomas.

Cosméticos: 
Existem produtos específicos para tratar de olheiras, que atuam especificamente na região dos olhos. Para essa região que tem uma vascularização delicada, os componentes indicados são: Vitamina K-1, bioflavonóides, vitamina C e retinol. Esses princípios ativos aumentam o tônus venoso e com isso diminuem a dilatação, uma vez que atuam na micro-circulação sanguínea.

Receitas Caseiras

   
As receitinhas caseiras sempre ajudam a amenizar o problema, além disso, são mais baratas.
  • Compressas de chá de camomila gelado são eficientes para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. A camomila acalma a região e o fato de o chá ser gelado contrai os vasos. Arnica e bardana podem substituir a camomila.
  • Para atenuar olheiras devido a noites mal dormidas, rale uma batata no ralador de queijo, encharque dois chumaços de algodão com a pasta de batatas e coloque sobre os olhos por dez minutos. A seguir lave a região.
  • Ferva durante 10 minutos um punhado de flores de limeira com aproximadamente 250 ml de água limpa, deixe esfriar e coe as flores de limeira. Depois é só colocar sobre as pálpebras, utilizando um algodão.
  • Coloque 100 g de chá verde em 500 ml de água fervente. Abafe por cinco minutos. Espere esfriar e, depois, guarde na geladeira. Embeba dois algodões e coloque-os sobre os olhos. Deixe agir por 15 minutos.

    Um comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...