17 janeiro 2013

Soap Cap



Olá minhas lindas!

Hoje vou falar pra vocês sobre um modo de descoloração capilar que tem sido muito usado para retirar resíduos de tinta dos cabelos: Soap Cap!
Este processo é uma descoloração mais leve e menos agressiva do que uma descoloração comum, o que não o torna inofensivo à saúde do cabelo.
É apropriado para quando você pinta o cabelo de uma cor e não gostou, ou quer trocar de cor e se livrar dos pigmentos antigos.

Mesmos sendo um pouco mais suave, é um processo químico e não recomendo de maneira alguma que seja feito em cabelos já danificados, ressecados e quebradiços.
Um teste de mecha pode ser importante!
De nada adianta ter uma cor linda e cabelo com textura de palha né gente... Sem contar que, dependendo do estado do cabelo, você pode sofrer até um temido corte químico.
Portanto, mantenha seus cabelos bem tratados. Sempre digo que, se quiser ser colorida, esteja preparada pra incluir vários processos de cuidados com a juba no seu cotidiano. Use bons produtos, hidrate com frequência, pesquise sobre o que é melhor pro seu tipo de cabelo... Ele vai te retribuir estando sempre lindo!

Então, se pretende fazer um soap cap ou qualquer outro tipo de descoloração, esteja atenta à saúde dos seus cabelos. Também não recomendo que seja feito em cabelos com alisamentos, relaxamentos e outros tipos de química de salão, pois nem sempre dá pra saber como químicas tão fortes vão reagir.

O soap cap segue o princípio do Dekap Color, descolorante usado também para tirar pigmentos do cabelo, com a vantagem que ele pode ser usado em cabelos com anilina de madeira, amada e muito utilizada por nós coloridas, que eu já mostrei nesse post AQUI como se aplica anilina no cabelo. Não usem Dekap Color em cabelo com anilina! Mas caso você queira retirar o pigmento de tinturas e não da anilina, nós mostramos os resultados do Dekap Color aqui também. [Link] 
Lembrando que ele não descolore cabelo virgem, apenas retira a tinta que já está ali.

Eu fiz a uns meses atrás e vou contar minha experiência pra vocês!

Soap Cap


A receita é muito simples:

-1 medida de shampoo anti-resíduos;

-1 medida de água oxigenada 20 (ou mais, dependendo do quanto você quer que o cabelo desbote);

-1 medida de pó descolorante (prefira os sem amônia).

Aplique no cabelo seco, como se fosse tinta mesmo, e espere agir.

Dica importante: Antes de passar a mistura do soap no cabelo, use óleo de coco! Eu fiz resenha do óleo nesse post AQUI. Lambuze bem o cabelo com ele em toda região que será descolorida, e deixe agir por aproximadamente 1 hora. Não enxágue! Passe o descolorante por cima mesmo. Isso vai ajudar a proteger seu cabelo do ressecamento do soap cap e nutri-lo também. Portanto, é muito importante que ele seja utilizado também depois do processo.

O tempo no cabelo também depende do quanto você quer descolorir. Eu deixei aproximadamente de 10 a 15 minutos, é bem rápido mesmo. Fique de olho enquanto ele age, para não passar do ponto de descoloração que você quer. Achei um pouco assustador na hora, o cabelo parece "ferver" com a mistura, mas são só as bolhinhas do shampoo estourando rs...

Enfim, enxágue e hidrate logo em seguida com uma boa máscara umectante e óleo de coco (de preferência).

Este foi o resultado:

Soap Cap


Vou falar pra vocês... Meu cabelo sempre foi bem cuidado e estava saudável antes do soap cap, mas mesmo assim ele ressecou absurdos!
Ele é longo, cacheado e fino, fatores que contribuíram pra tanto ressecamento.
Fiquei muito assustada na hora, mas passei as semanas seguintes cuidando muito bem dele que se recuperou em uma rapidez razoável. Algo indispensável foi o Glicopan Pet, produto muito usado para reconstrução capilar (sobre o qual falarei em breve), recomendo muito, aguardem!

Quanto à cor, descoloriu bem, mas manchou horrores! Isso depende de como está a cor do seu cabelo... Se está uniforme (o que não era o meu caso), as chances de manchar são bem menores. Foi estranho ver meu cabelo laranja e odiei na hora, mas foi chegando o final do dia eu já estava começando a gostar rs... Se você tem cabelo colorido e tá querendo mudar pra uma cor pastel, é uma boa opção!
Se com um soap cap você ainda não atingiu a cor desejada, espere no mínimo uma semana ou duas para fazer novamente, com muita hidratação e reconstrução neste intervalo de tempo.

Conclusão: aprovei bem o processo, que me ajudou a tirar resíduos de anilina rosa do cabelo, dos quais queria desesperadamente me livrar. Ressecou? Sim, mas com cuidados e produtos certos o cabelo se recupera tranquilamente!
Pretendo fazer novamente quando for trocar a cor, mas vai demorar um pouco pra eu enjoar do meu vermelhão, acredito...


E ai meninas? Já fizeram soap cap?
Contem suas experiências e mandem possíveis dúvidas nos comentários!

Beijo beijo!
;***


13 comentários:

  1. Eu gostei do seu cabelo assim meio pastel depois do soap cap, bem interessante o processo, não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Tô esperando a sua resenha do glicopan, vi umas pessoas no face falndo que era bom, mas ainda não tive coragem de usar.

    ResponderExcluir
  3. Já fiz uma vez qd queria tirar o vermelho, mas não deu muito resultado. Pelo menos não quebrou demais tb.

    ResponderExcluir
  4. lindo de mais esse vermelhão :3 que cor é ?

    brilhantebranquela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer amanhã... será que pode pintar no mesmo dia? Fazer o Soap Cap, hidratar, secar e pintar?

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer amanhã... será que pode pintar no mesmo dia? Fazer o Soap Cap, hidratar, secar e pintar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for tinta com amônia, sugiro dar um refresco pra ele... Mas caso seja tinta fantasia ou anilina, sem problemas!

      Excluir
  7. Uma dica pro soap cap funcionar melhor é adicionar à mistura um pouco de tinta ou anilina da cor oposta à que está no cabelo (o oposto do roxo é o amarelo, do vermelho é o verde, do laranja/rosa é o azul, e vice-versa). Chamamos isso de neutralização e é a bff das platinadas, e de quem curte mudar zilhões de vezes a cor dos cabelos (oi, eu rs). Ajuda bastante, fica de cinza claro a branco. Pra saber melhor qual é a cor oposta, basta googlar "estrela de Oswald", achar a cor correspondente à que está no seu cabelo e jogar no soap a cor que está do lado oposto.

    ResponderExcluir
  8. Fiz Hj soap Cap meu Cabral esta azul, n estava muito saudável fiz c ox 30 por 20min. Meu cabelo ficou elástico em algumas partes.

    ResponderExcluir
  9. eu fazia umectação com óleo de côco, mas já rodei a cidade toda e não encontro mais, então agora eu faço com o azeite de oliva. eu posso substituir o óleo pelo azeite antes de fazer o soap cap ou só serve mesmo com óleo de côco ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...