08 novembro 2013

Jovens Bruxas (The Craft)



Olá pessoas,

Hoje vou falar de um filme que fez muito sucesso e foi referência para muitas jovens nos anos 90.


Elenco:


Fairuza Balk como Nancy Downs
Robin Tunney como Sarah Bailey
Neve Campbell como Bonnie
Rachel True como Rochelle
Skeet Ulrich como Chris Hooker


A história tem início quando a jovem Sarah se muda de São Francisco para Los Angeles. Lá ela faz o possível para se adaptar o mais rápido possível em seu novo colégio, e de imediato sente uma forte atração por Chris o mais popular da turma.





Nesse meio tempo, Bonnie ao observá-la percebe que Sarah tem estranhas habilidades e que ela poderia ser a tão procurada quarta integrante do círculo. A identificação foi imediata, Sarah se uniu ao grupo das amigas de Bonnie, que eram hostilizadas por toda escola e conhecidas como bruxas. 




E assim, Sarah se aproximou de vez das meninas e começaram a descobrir juntas os segredos da magia. No começo o intuito era resolver seus problemas. Rochelle era maltratada por várias meninas de sua turma por ser negra, Bonnie sofria com graves queimaduras e se escondia de todos, Nancy era muito pobre e tinha problemas com seu padrasto e Sarah queria apenas que Chris gostasse dela. 


Com a prática da magia, ao longo dos dias seus problemas foram sendo resolvidos e elas ficando cada vez mais poderosas. Só que tanto poder nas mãos de pessoas tão inconsequentes, gerou muitos problemas e muitos sairão machucados nessa história.


Até alguns anos atrás eu ainda tinha a VHS desse filme. Pois é, VHS.

O filme segue um formato de direção um pouco diferente do que vemos nos filmes atuais. A atuação das meninas apesar de exagerada para alguns é bem envolvente. Fairuza Balk merece palmas por suas expressões faciais e seu estilo sem igual.

Jovens Bruxas ganhou o público pela simplicidade e originalidade com que abordou o tema. Temos pequenas falhas de roteiro, mas discretas até se observarmos como um todo. Os efeitos são padrão da época, assim como a trilha sonora, que por sinal é muito boa. Interessante também a abordagem do diretor para o bullying e o racismo que o grupo sofre ao decorrer da história.


O filme é de 1996, eu estava no início da adolescência e o estilo das personagens foram uma grande inspiração para as meninas mais alternativas da época. Posso até dizer que, Jovens Bruxas estava para as rockeiras como Patricinhas de Beverly Hills estava para as mais "populares".

Apesar de tantas citações, o filme é uma obra de ficção que não declara especificamente nenhuma religião e procura oferecer apenas um bom entretenimento. O que não impediu as influências do filme, até por que ouve uma busca muito mais intensa das jovens por assuntos do ocultismo após assistirem ao longa.

Foi um filme que marcou época e até hoje ainda vejo comentários positivos de meninas que eram crianças ou nem sequer haviam nascido quando foi lançado.

Acho que a maioria de vocês já assistiu, não é?

Fique com o trailer:


3 comentários:

  1. Nossa eu amo esse filme e tenho até ele no pc.
    Realmente ele foi um marco e muitaaaa influência no começo da minha adolescência.
    Minhas vestes eram com inspiração na Nancy (do começo do filme, pois no final ela muda alguns detalhes em seu visual). E de verdade até hoje quando assisto, me sinto da mesma forma.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, como nunca ouvi falar desse filme? Que legal! Vou ver com ctz ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...